0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Fogos de artifício marcam o início do Rally de Guanajuato, no México
Teoricamente, hoje seria o dia que viajaríamos para Guadalajara, no nosso rumo para a Baja California. Mas quis o destino que chegássemos à Guanajuato bem nos dias de realização de uma das etapas do Campeonato Mundial de Rally. O evento de abertura dessa etapa seria hoje de noite, aqui no centro da cidade. Não dava para perder essa festa! Então, que chato!, teríamos de ficar enrolando um dia inteiro nessa cidade tão monótona... Hehehe!
O Teatro Juarez, no centro de Guanajuato, no México
Uma das muitas pracinhas no centro de Guanajuato, no México
E assim foi. Dessa vez, fomos caminhando ladeiras e escadarias acima, num verdadeiro labirinto de ruelas e becos, muitas vezes passando por uns restaurantes charmosos que adoraríamos explorar, um a um! Subimos até uma rua mais larga, chamada de “Panorâmica”, que circunda a cidade lá pelo lado de cima, oferecendo belas vistas de Guanajuato e região. Fizemos um arco por ela e, muito mais interessante, “mergulhamos” novamente nas ruelas, dessa vez descendo em direção ao centro.
O pomposo prédio da Universidade de Guanajuato, no México
Caminhando pelas ruelas de Guanajuato, no México
Por esses caminhos de subida e de descida, passamos por algumas das mais importantes landmarks dessa bela cidade: o teatro Juarez, a Catedral, a Universidade, as pracinhas charmosas, o casario colonial. Tanta coisa interessante que o tempo vai passando e a gente nem percebe. AO mesmo tempo, vai dando uma certa tristeza de sabermos eu nunca vamos poder realmente aproveitar tudo aquilo, todos os restaurantes e bistrôs, os museus, as ruazinhas que parecem nos dizer: “Venham nos explorar!”
A principal rua peatonal de Guanajuato, no México
Refeição mexicana em Guanajuato, no México
Já no meio da tarde, era um problema muito mais mundano que nos afligia: a fome! Isso, resolvemos rapidamente com uma boa refeição típica. Estômagos cheios, mudamos o nosso foco de atenção! Àquela hora, a cidade já estava completamente tomada pelo clima do rally. Ruas sendo fechadas pela polícia, palcos sendo montados, restaurantes localizados ao redor do circuito ficando cheios, pessoas se movimentando para os melhores pontos de observação, ambulantes vendendo o programa oficial do campeonato.
Venda do programa oficial do Rally de Guanajuato, no México
Nós voltamos ao nosso hotel para encontrar o Ricardo mais uma vez. Ele tinha nos prometido que nos colocaria na área VIP, para assistirmos de camarote a largada do rally. Juntos fomos atravessando a cidade em festa, com mais vida do que nunca, gente do México inteiro, amantes do automobilismo, todos confluindo para a pequena Guanajuato.
Com o Ricardo, esperando o início do Rally de Guanajuato, no México
Promessa feita, promessa cumprida! Bastou uma conversa com um figurão da organização e o Ricardo realmente nos colocou na arquibancada VIP. Só nos restava esperar as pouco mais de duas horas até o horário da largada oficial do evento. E eu que achei que seria um tédio, que engano!
Como todo evento automobilístico no mundo, lá estão as mulheres bonitas posando para fotos (Rally de Guanajuato, no México)
Para começar, um verdadeiro desfile de modeletes. Como todo evento ligado à carros, lá está o batalhão de mulheres querendo tirar sua casquinha. Ou, na verdade, sendo pagas para isso pelos diversos patrocinadores. Fazem a alegria do público e dos fotógrafos! Passam um tempo fazendo pose para um lado e, quando terminam, já tem outros tantos fotógrafos do outro lado, esperando para sacar as suas fotos. E o público se deliciando com a sessão de caras e bocas...
Como todo evento automobilístico no mundo, lá estão as mulheres bonitas posando para fotos (Rally de Guanajuato, no México)
Ao mesmo tempo, e sem o mesmo sucesso, várias apresentações artísticas no palco do evento, músicas e danças típicas, crianças e adultos se esforçando para ter seus minutos de fama. O tempo vai passando e o público se agitando. Finalmente, poucos minutos antes das 20:00, a explosão de fogos no céu mostra que estamos quase na hora.
Público aguarda com festa o início do Rally de Guanajuato, no México
Para alegria geral, ouve-se o ronco dos motores. O primeiro carro aparece e o público vai ao delírio. No rally, sai um carro de cada vez, com alguns minutos de diferença entre cada um deles. O segundo carro a partir é brasileiro! Nosso representante é palmeirense fanático e na entrevista que dá ao apresentador fala do país e do time de coração, num portunhol mal ajambrado. Depois dele seguem carros de várias nacionalidades, principalmente europeias, os reis do rally.
Os carro começam a chegar no início do Rally de Guanajuato, no México
A cada partida, uma festa. Todos acompanham pelo telão os carros percorrerem um circuito pelas ruas de pedra da cidade, por entre túneis e esquinas apertadas, terminando numa rotatória onde os pilotos mostram a habilidade do cavalo de pau. O público vai ao delírio!
Representante brasileiro no Rally de Guanajuato, no México
Depois de pouco mais de vinte partidas, começam a aparecer os pilotos locais, que participam só pela festa. É a deixa que precisávamos para sair de lá também. Voltamos para o centro para iniciarmos nossa própria festa, uma peregrinação por diversos bares, pubs e clubes da cidade.
Representante brasileiro e palmeirense no Rally de Guanajuato, no México
As opções são tantas que nos impressionam. Como uma cidade desse porte tem tantos bares assim? Tudo bem que hoje era uma noite especial, mas o fato é que os bares existem e funcionam o ano inteiro. Ou seja, existe uma demanda que os sustentam. O fato é que o povo mexicano adora uma festa. São alegres, socializam, gostam de música. Se parecem muito com os brasileiros.
Nosso amigo Ricardo nos acompanha na night de Guanajuato, no México
E hoje, entramos nesse clima. Não tinha bar que entrássemos que não fazíamos amigos. Eles vinham até nós e, quando descobriam que éramos brasileiros, aí ganhávamos cerveja e até uma camisa do patrocinador do rally. Queriam saber se gostávamos do México, diziam que essa questão da violência é exagerada pela imprensa, que o país é seguro e maravilhoso de se viver. E nós, genuinamente, concordávamos! Afinal, depois desse tempo todo por aqui, só temos elogios a fazer. País maravilhoso, gente amiga e hospitaleira, como gritaria Zapata: “Viva México!”
Vestido a carater na agitada noite do rally em Guanajuato, no México
Oi, Rodrigo! Vou a Guanajuato em abril, durante um tour pelo México. Onde encontrou guias? Tem algum contato do Ricardo? Quanto pagaram a ele?
Parabéns pelos relatos! Forte abraço"
Resposta:
Oi Gustavo
Que legal que vc vai à Guanajuato. É uma das cidades mais legais do México. Tenho certeza que vai gostar, cheio de vida e história.
Encontramos guias em todas as ruas e praças do centro. Não tenho contato do Ricardo, mas se perguntar para qualquer guia, irão te levar até ele. esses serviços aqui no México são bem baratos. Para te guiar apenas pela cidade, ele não vai te cobrar mais de 150 pesos...
Um grande abraço e feliz viagem!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet