0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
1400 dias de estrada e muita história para contar! Por mais que tentemos...
New Orleans, ou NOLA para os Ãntimos, é a cidade dos sonhos para qualqu...
O melhor brownie do mundo! Um presente de natal um tanto quanto estranho,...
MaurÃcio Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
As ruÃnas de Tahai, a 15 minutos de caminhada de Hanga Roa, a única cidade de Rapa Nui (ou Ilha de Páscoa), no Oceano PacÃfico
A Ilha de Rapa Nui, mais conhecida como Ilha de Páscoa, é uma ilha polinésia isolada no Oceano PacÃfico a 3.526 km da costa chilena, 2.075 km das Ilhas Britânicas de Pitcairn e 4.251 km de Papeete, capital da Polinésia Francesa. Sua origem vulcânica está ligada à cadeia submarina de vulcões que se levanta desde os 2 mil metros de profundidade entre a Placa de Nazca e a pequena Placa de Páscoa.
Hanga Roa, a única cidade de Rapa Nui ou Ilha de Páscoa, no Oceano PacÃfico
Sua história, sua cultura e suas belezas naturais a faz um dos principais atrativos turÃsticos do Chile, seu isolamento, um lugar de muitos mistérios. Poucos conhecem a sua cultura, mas acredito que muitos já devem ter escutado sobre a ilha no meio do PacÃfico que destruiu toda a floresta para a construção de imensas estátuas de pedras. Em tempos de aquecimento global e esgotamento de recursos naturais, a Ilha de Rapa Nui vem emprestar a sua história como exemplo de colapso natural e social em uma escala ainda mensurável.
Surfista aproveita as ondas no mar de Hanga Roa, a única cidade de Rapa Nui ou Ilha de Páscoa, no Oceano PacÃfico
Taratruga descansa em praia de Hanga Roa, a única cidade da Ilha de Páscoa
As florestas se foram, mas a cultura polinésia está mais viva do que nunca e é nela que iremos mergulhar nestes próximos dias de viagem. Ahus, moais, tangata manu e uma infinidade de lugares, paisagens e histórias que fazem desde pequeno pedaço de terra no meio do oceano um dos lugares mais especiais na nossa América do Sul.
Escultura no litoral de Hanga Roa, a única cidade de Rapa Nui ou Ilha de Páscoa, no Oceano PacÃfico
Chegamos ao aeroporto de Hanga Roa depois de um vôo de quase 5 horas vindo de Santiago e fomos recebidos por Joana com colares de flores de boas-vindas, um costume comum às ilhas polinésias. Por um momento me senti chegando novamente ao Hawaii.
Chegando ao aeroporto da Ilha de Páscoa.
Joana é uma rapa nui de origem tahitiana, dona do Residencial Vaianny onde ficamos hospedados na cidade de Hanga Roa. Todos os rapa nuis tem alguma mistura, seja chilena, tahitiana, francesa, sueca, americana ou neo zelandesa.
Recepção calorosa do nosso hotel, ainda no aeroporto da Ilha de Páscoa
As famÃlias rapa nuis veem com bons olhos a entrada de estrangeiros nas suas famÃlias. Isso por que a chegada dos europeus, com doenças e a captura de nativos para escravização nas minas de prata e ouro do Peru, quase fez desaparecer a população nativa da ilha. Pouco mais de uma centena restaram e desde então trataram de se multiplicar, mesclando sangues com diferentes marinheiros, viajantes e turistas que passam por aqui. O novo membro da famÃlia nunca será considerado um rapa nui e terá que ralar para entender a lÃngua, a cultura e as histórias que passam na forte cultura oral da ilha. Seus filhos, porém, loiros, ruivos, negros ou mestiços serão orgulhoso rapa nuis desde sempre!
Criança se diverte com bola na praia de Anakena, em Rapa Nui (ou Ilha de Páscoa), ilha chilena no meio do Oceano PacÃfico
A paisagem não deixa dúvida: a Ilha de Páscoa, no Oceano PacÃfico, tem origem vulcânica!
A ilha possui quase 6 mil habitantes e 3 mil cavalos selvagens. Os primeiros vivem, na sua maioria, na única cidade da ilha, Hanga Roa. Já os cavalos estão espalhados pela ilha, livres, leves e soltos!
Ao longo de toda a trilha que contorna o Maunga Terevaka, são comuns os encontros com cavalos selvagens (Ilha de Páscoa, no sul do Oceano PacÃfico)
Hanga Roa é uma cidadezinha simpática com uma rua principal cheia de restaurantinhos, lojas de artesanatos, mercadinhos e o governo municipal. A economia da ilha gira em torno do turismo e da pesca. A maioria dos insumos vêm do continente, inclusive grande parte dos vegetais, verduras e legumes, que são consumidos por aqui. Pelo clima semiárido da ilha a produção que mais se adapta à este ambiente é o abacaxi, rodando pelo interior vemos muitas plantações. Existe um movimento entre os locais para o plantio de pequenas hortas, a Joana mesmo tem no quintal da pousada pés de alfaces, temperos, mamão, limão, abacaxi e outros. Empanadas fazem parte das especialidades chilenas que foram adotadas e adaptadas ao sabor polinésio, com recheio de atum ou outros pescados. Ceviches e outros pratos de frutos do mar, com toques afrancesados são as especiarias que combinam a influência tahitiana e da polinésia moderna à Ilha de Páscoa.
Nosso apetitoso jantar em Hanga Roa, em Rapa Nui (ou Ilha de Páscoa), ilha chilena no meio do Oceano PacÃfico
Nossa primeira tarde na ilha foi de reconhecimento da área de Hanga Roa. SaÃmos a pé zanzando pelas ruas da cidade e a caminho dos nossos primeiros moais, as famosas estátuas funerárias esculpidas em homenagem aos ancestrais rapa nuis. Os moais estão espalhados por toda a ilha, geralmente próximos ao mar.
O primeiro Moai, a gente nunca esquece! (em Hanga Roa, a única cidade de Rapa Nui ou Ilha de Páscoa, no Oceano PacÃfico)
Já no porto da cidade de Hanga Roa encontramos as primeiras estátuas, mas é a 10 minutos dali que está o centro polÃtico mais importante da tribo Marama e um lugar perfeito para ver o pôr do sol, o Ahu Tahai. Ele se constitui de três altares, o Ahu Vai Uri com cinco Moais, o Ahu Tahai com o Moai mais antigo do grupo e o Ahu com o Moai Ko Te Riku, este com o Pukao, tocado vermelho que é um sÃmbolo de status social e polÃtico e 5 metros de altura.
Fim de tarde em Tahai, ao lado de Hanga Roa, a única cidade de Rapa Nui (ou Ilha de Páscoa), no Oceano PacÃfico
Como em um ritual, turistas, locais e dezenas de cachorros se reúnem nos gramados ao redor do Ahu Tahai, sob a mirada de seus ancestrais, para despedir-se do dia que passou. Alguns corredores passam no seu exercÃcio diário como se fosse normal ter este lugar como pista de treino.
Um belÃssimo pôr-do-sol em Tahai, ruÃna ao lado de Hanga Roa, a única cidade da Ilha de Páscoa, no Oceano PacÃfico
Olhe ao seu redor, localize-se no mapa mundi, estamos em uma ilha no meio do PacÃfico contemplando o pôr-do-sol à sombra de estátuas esculpidas por uma antiga cultura polinésia há mais de 500 anos! É, acredito que começamos bem a nossa temporada rapa nui, que nossos ancestrais nos acompanhem.
Admirando os incrÃveis Moais de Tahai, ao lado de Hanga Roa, a única cidade de Rapa Nui ou Ilha de Páscoa, no Oceano PacÃfico
Eu acho bem bonito as imagens desta ilha legal.
Voces lembrar de min quando estiverao em minha cidade lembra que deixarao um vinho para uma pessoa querida? agora ele ve nos de lá do Ceu, eu vim ate o seu veiculo buscar o vinho. Abraços a voces
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet