0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Cactus, planta comum na paisagem entre Potosí e Tarija - Boívia
Ontem a noite vimos uma apresentação de música folclórica boliviana no bar La Casona. Um grupo de potesinos animados começou a dançar e o mais empolgado deles até me ensinou uns passos. Assim nos despedimos de Potosí, pois hoje começamos a nossa jornada rumo à fronteira com a Argentina. Seguimos ao sul, em direção à cidade de Tarija.
Paisagem magnífica na viagem entre Potosí e Tarija - Boívia
As rodovias na Bolívia não são uma obra fácil, elas cortam um relevo escarpado, subindo cadeias de montanhas e descendo a vales de rios, praticamente todos secos. Assim, embora curvilíneas e demoradas, as estradas nos proporcionam paisagens incríveis!
Rebanho de lhamas wm meio à montanhas na viagem entre Potosí e Tarija - Boívia
Campos com llamas pastando, montanhas douradas, avermelhadas, cactos de todos os tipos e tamanhos. Cruzamos uma cidade maluca bem na hora da feira livre. Centenas de campesinos, cholas, “cholos” e “cholinhos” comprando, vendendo, trocando, negociando. Dezenas de caminhões e ônibus lotados até a caçamba levando e trazendo a população.
Transporte por caminhão, muito comum na Bolívia (na viagem entre Potosí e Tarija)
Não havia como passar, com muita paciência, aproveitamos e fomos viajando na vida desse povo. Quais serão as suas preocupações, como e por que estão todos aglomerados ali? A impressão que fiquei foi que passamos por uma grande Feira de Santana do início do século, onde cada fazendeiro e proprietário rural aproveita para levar a família toda e fazer as compras dos próximos meses.
Feira movimentada em pequena cidade na viagem entre Potosí e Tarija - Boívia
As estradas estão sendo asfaltadas, mas grande parte dela ainda é rípio, puro pó e muita pedra. Toda a obra de pavimentação e pontes desta estrada estão sendo feitas pela OAS, empreiteira brasileira. Em um grupo de trabalhadores chegamos a encontrar um brasileiro, que estava fechando a pista e quanto viu nosso carro gritou: “Se é brasileiro pode passar!”.
Fiona enfrenta estradas de rípio e lindas paisagens na viagem entre Potosí e Tarija - Boívia
Descemos e subimos o tempo todo, Tarija está a 1800m de altitude. Saímos dos 4000 pesando que teríamos uma leve descida até alcançá-la. Doce engano. A última serra que subimos estávamos novamente a 3800m de altitude e descemos ziguezagueando a encosta muito íngreme, por uma estrada ripiada de precipícios absurdos, dignos das muitas cruzes pregadas em suas piores curvas.
Paisagem tipo "Grand Canyon" na viagem entre Potosí e Tarija - Boívia
Lááá embaixo víamos a cidade de Tarija, e pensar que “lááááa embaixo” nós chegaremos a altitude do Morro da Igreja em SC, um dos pontos mais altos do sul do Brasil. A cidade fica em um vale e é muito conhecida pela sua produção de vinhos. Vamos beirando uma cadeia de montanhas impressionante, que nos lembra o Grande Cânion Americano, com terra vermelhas e riscadas na horizontal. Desde a cidade de Camargo, os vales da região já possuem um terreno mais fértil, encontramos uma vegetação mais verde e muitas áreas de cultivo.
Atravessando região produtora de vinhos na viagem entre Potosí e Tarija - Boívia
Chegamos à Tarija no final da tarde a tempo de dar uma voltinha rápida na cidade e almoçar tardiamente o prato predileto do boliviano, pollo com papas. Com ares argentinos, a capital dos vinhos bolivianos possui ruas planas, cafés e restaurantes charmosos e uma infra-estrutura mais moderna. Em frente à Plaza de Armas fica o restaurante Gato Pardo, onde beliscamos um foundue de queijo e provamos um vinho boliviano. Brindamos à Bolívia que não conhecíamos, saúde!
Vinho e fondue em Tarija - Bolívia
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet