0 Potosí a Tarija - Blog da Ana - 1000 dias

Bolívia, Tarija

Cactus, planta comum na paisagem  entre Potosí e Tarija - Boívia

Cactus, planta comum na paisagem entre Potosí e Tarija - Boívia

Ontem a noite vimos uma apresentação de música folclórica boliviana no bar La Casona. Um grupo de potesinos animados começou a dançar e o mais empolgado deles até me ensinou uns passos. Assim nos despedimos de Potosí, pois hoje começamos a nossa jornada rumo à fronteira com a Argentina. Seguimos ao sul, em direção à cidade de Tarija.

Paisagem magnífica na viagem entre Potosí e Tarija - Boívia

As rodovias na Bolívia não são uma obra fácil, elas cortam um relevo escarpado, subindo cadeias de montanhas e descendo a vales de rios, praticamente todos secos. Assim, embora curvilíneas e demoradas, as estradas nos proporcionam paisagens incríveis!

Rebanho de lhamas wm meio à montanhas na viagem entre Potosí e Tarija - Boívia

Campos com llamas pastando, montanhas douradas, avermelhadas, cactos de todos os tipos e tamanhos. Cruzamos uma cidade maluca bem na hora da feira livre. Centenas de campesinos, cholas, “cholos” e “cholinhos” comprando, vendendo, trocando, negociando. Dezenas de caminhões e ônibus lotados até a caçamba levando e trazendo a população.

Transporte por caminhão, muito comum na Bolívia (na viagem entre Potosí e Tarija)

Não havia como passar, com muita paciência, aproveitamos e fomos viajando na vida desse povo. Quais serão as suas preocupações, como e por que estão todos aglomerados ali? A impressão que fiquei foi que passamos por uma grande Feira de Santana do início do século, onde cada fazendeiro e proprietário rural aproveita para levar a família toda e fazer as compras dos próximos meses.

Feira movimentada em pequena cidade na viagem entre Potosí e Tarija - Boívia

As estradas estão sendo asfaltadas, mas grande parte dela ainda é rípio, puro pó e muita pedra. Toda a obra de pavimentação e pontes desta estrada estão sendo feitas pela OAS, empreiteira brasileira. Em um grupo de trabalhadores chegamos a encontrar um brasileiro, que estava fechando a pista e quanto viu nosso carro gritou: “Se é brasileiro pode passar!”.

Descemos e subimos o tempo todo, Tarija está a 1800m de altitude. Saímos dos 4000 pesando que teríamos uma leve descida até alcançá-la. Doce engano. A última serra que subimos estávamos novamente a 3800m de altitude e descemos ziguezagueando a encosta muito íngreme, por uma estrada ripiada de precipícios absurdos, dignos das muitas cruzes pregadas em suas piores curvas.

Paisagem tipo 'Grand Canyon' na viagem entre Potosí e Tarija - Boívia

Paisagem tipo "Grand Canyon" na viagem entre Potosí e Tarija - Boívia

Lááá embaixo víamos a cidade de Tarija, e pensar que “lááááa embaixo” nós chegaremos a altitude do Morro da Igreja em SC, um dos pontos mais altos do sul do Brasil. A cidade fica em um vale e é muito conhecida pela sua produção de vinhos. Vamos beirando uma cadeia de montanhas impressionante, que nos lembra o Grande Cânion Americano, com terra vermelhas e riscadas na horizontal. Desde a cidade de Camargo, os vales da região já possuem um terreno mais fértil, encontramos uma vegetação mais verde e muitas áreas de cultivo.

Atravessando região produtora de vinhos na viagem entre Potosí e Tarija - Boívia

Chegamos à Tarija no final da tarde a tempo de dar uma voltinha rápida na cidade e almoçar tardiamente o prato predileto do boliviano, pollo com papas. Com ares argentinos, a capital dos vinhos bolivianos possui ruas planas, cafés e restaurantes charmosos e uma infra-estrutura mais moderna. Em frente à Plaza de Armas fica o restaurante Gato Pardo, onde beliscamos um foundue de queijo e provamos um vinho boliviano. Brindamos à Bolívia que não conhecíamos, saúde!

Vinho e fondue em Tarija - Bolívia

Bolívia, Tarija,

Veja mais posts sobre

Post anterior Lhamas caminham ao lado da estrada, em Potosí - Bolívia

El ojo del Inca

Post seguinte A Plaza de Armas, em Tarija - Bolívia

Quebrando Regras

Blog do Rodrigo Fiona enfrenta estradas de rípio e lindas paisagens na viagem entre Potosí e Tarija - Boívia