0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
1400 dias de estrada e muita história para contar! Por mais que tentemos...
New Orleans, ou NOLA para os Ãntimos, é a cidade dos sonhos para qualqu...
O melhor brownie do mundo! Um presente de natal um tanto quanto estranho,...
MaurÃcio Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Preparação para a Folia do Divino, em Pirenópolis - GO
Fundado em 1727 o arraial de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte, nasceu em torno da exploração de pedras preciosas e cristais de quartzo. Hoje, Pirenópolis, cidade dos Pireneus, é um dos principais acervos do Patrimônio Histórico e ArtÃstico Nacional, preservado pelo IPHAN, no estado de Goiás.
Igreja matriz em Pirenópolis - GO
O charmoso centro histórico possui um conjunto arquitetônico colonial, orientada ao turismo a maioria das casas coloniais hoje se transformou em pousadas, restaurantes e lojas de artesanato e jóias em prata, ouro e pedras brasileiras. A infra-estrutura até parece superdimensionada em um final de semana normal, mas nós tivemos a sorte de chegar em um mês em que as folias começaram.
A concorrida Rua do Lazer, em Pirenópolis - GO
No mês de junho a cidade está se preparando para a Festa do Divino EspÃrito Santo e praticamente todos os dias recebe as Folias, dezenas, as vezes centenas, de cavalheiros que peregrinam com suas bandeiras e são recebidos na igreja matriz para uma missa especial. Eles passam por festas oferecidas em fazendas próximas, chamadas Pousos, e quando chegam à cidade são aplaudidos pela população, que os acolhe com muita festa, fogos de artifÃcio e muitos comes e bebes.
Festa do Divino em Pirenópolis - GO
Todas estas folias chegam ao seu ápice na Festa do Divino, trazida ao Brasil pelos jesuÃtas brasileiros para atrair negros ao catolicismo. Hoje já assimilou diversos costumes brasileiros e é mesclada de festejos profanos e religiosos tais como as novenas, folias, missas, procissões, cavalhadas e pastorinhas.
Cavalgadas em época de folia em Pirenópolis - GO
As Cavalhadas são jogos medievais de origem portuguesa trazidos à região em 1826. Os jogos duram 3 dias e encenam a luta entre o cristão Carlos Magno e os mouros muçulmanos, que invadiram a PenÃnsula Ibérica. Nestas festividades os cavalheiros usam vestes medievais e máscaras coloridas lindÃssimas. Essa rica cultura ainda está vivÃssima entre os mais tradicionais e envolve anciões, jovens e crianças, que participam das folias, cavalgadas e das cerimônias religiosas.
Ana, muito bem acompanhada, em épca de folia em Pirenópolis - GO
Nós chegamos um pouco adiantados para os Mascarados e as Cavalhadas, mas tivemos a sorte de acompanhar uma das maiores Folias de Cavalheiros, com direito há centenas de cavalos desfilando pela cidade, shows de fogos de artifÃcio e missa especial na igreja. À frente da tropa estava o Governador do Estado, Marcondes Perilo. A Igreja Matriz badalou seus sinos com toques festivos e um tanto quanto ecléticos.
Governador lidera folia em Pirenópolis - GO
Além de todas as festividades, aproveitamos para conhecer uma das propriedades com cachoeira, a 35 km da cidade. A região é cercada por cachoeiras, todas em propriedades particulares e bem estruturadas. Cobram entradas que variam de 10 a 25 reais e oferecem almoço rancheiro, feito no fogão a lenha.
Comida no fogão à lenha, na Cachoeira do Rosário, próxima à Pirenópolis - GO
A Cachoeira do Rosário possui uma bela estrutura e é uma das menos lotadas. Achamos que seria por possuir um acesso mais difÃcil, mas só descobrimos lá que a seleção é feita pelo preço mesmo, 25 reais de entrada e mais 25 para o almoço, que dispensamos. Salgado.
Reverência à bela Cachoeira do Rosário, próxima à Pirenópolis - GO
Durante a tarde caminhamos pela cidade, passamos pela ponte que passa sobre o Rio das Almas, construÃda em 1903, Theatro de Pyrelópolis, Museu das Cavalhadas e Cine Pireneus. Todos com uma linda fachada e infelizmente fechados para visitação. Dia de domingo, tarde de folia e noite de festa. As tropas foram recebidas com muita festa e um belo bailão sertanejo que se estendeu até a madrugada.
Cavalgadas em época de folia em Pirenópolis - GO
Lindo demais as fotos.
Me ajudou muito , obrigada <3
gotei mutu
Resposta:
obrigada!
oi Ana novamente eu aqui olha o globo reporte de hoje foi sobre o jalapão ,
Resposta:
Minha mãe me avisou tb mas não conseguimos assistir, foi bom!? O Jalapão é demais e tem muito a ser explorado ainda! Beijos!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet