0 Pirenópolis e Cavalhadas - Blog da Ana - 1000 dias

Pirenópolis e Cavalhadas - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Pirenópolis e Cavalhadas

Brasil, Goiás, Pirenópolis

Preparação para a Folia do Divino, em Pirenópolis - GO

Preparação para a Folia do Divino, em Pirenópolis - GO


Fundado em 1727 o arraial de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte, nasceu em torno da exploração de pedras preciosas e cristais de quartzo. Hoje, Pirenópolis, cidade dos Pireneus, é um dos principais acervos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, preservado pelo IPHAN, no estado de Goiás.

Igreja matriz em Pirenópolis - GO

Igreja matriz em Pirenópolis - GO


O charmoso centro histórico possui um conjunto arquitetônico colonial, orientada ao turismo a maioria das casas coloniais hoje se transformou em pousadas, restaurantes e lojas de artesanato e jóias em prata, ouro e pedras brasileiras. A infra-estrutura até parece superdimensionada em um final de semana normal, mas nós tivemos a sorte de chegar em um mês em que as folias começaram.

A concorrida Rua do Lazer, em Pirenópolis - GO

A concorrida Rua do Lazer, em Pirenópolis - GO


No mês de junho a cidade está se preparando para a Festa do Divino Espírito Santo e praticamente todos os dias recebe as Folias, dezenas, as vezes centenas, de cavalheiros que peregrinam com suas bandeiras e são recebidos na igreja matriz para uma missa especial. Eles passam por festas oferecidas em fazendas próximas, chamadas Pousos, e quando chegam à cidade são aplaudidos pela população, que os acolhe com muita festa, fogos de artifício e muitos comes e bebes.

Festa do Divino em Pirenópolis - GO

Festa do Divino em Pirenópolis - GO


Todas estas folias chegam ao seu ápice na Festa do Divino, trazida ao Brasil pelos jesuítas brasileiros para atrair negros ao catolicismo. Hoje já assimilou diversos costumes brasileiros e é mesclada de festejos profanos e religiosos tais como as novenas, folias, missas, procissões, cavalhadas e pastorinhas.

Cavalgadas em época de folia em Pirenópolis - GO

Cavalgadas em época de folia em Pirenópolis - GO


As Cavalhadas são jogos medievais de origem portuguesa trazidos à região em 1826. Os jogos duram 3 dias e encenam a luta entre o cristão Carlos Magno e os mouros muçulmanos, que invadiram a Península Ibérica. Nestas festividades os cavalheiros usam vestes medievais e máscaras coloridas lindíssimas. Essa rica cultura ainda está vivíssima entre os mais tradicionais e envolve anciões, jovens e crianças, que participam das folias, cavalgadas e das cerimônias religiosas.

Ana, muito bem acompanhada, em épca de folia em Pirenópolis - GO

Ana, muito bem acompanhada, em épca de folia em Pirenópolis - GO


Nós chegamos um pouco adiantados para os Mascarados e as Cavalhadas, mas tivemos a sorte de acompanhar uma das maiores Folias de Cavalheiros, com direito há centenas de cavalos desfilando pela cidade, shows de fogos de artifício e missa especial na igreja. À frente da tropa estava o Governador do Estado, Marcondes Perilo. A Igreja Matriz badalou seus sinos com toques festivos e um tanto quanto ecléticos.

Governador lidera folia em Pirenópolis - GO

Governador lidera folia em Pirenópolis - GO


Além de todas as festividades, aproveitamos para conhecer uma das propriedades com cachoeira, a 35 km da cidade. A região é cercada por cachoeiras, todas em propriedades particulares e bem estruturadas. Cobram entradas que variam de 10 a 25 reais e oferecem almoço rancheiro, feito no fogão a lenha.

Comida no fogão à lenha, na Cachoeira do Rosário, próxima à Pirenópolis - GO

Comida no fogão à lenha, na Cachoeira do Rosário, próxima à Pirenópolis - GO


A Cachoeira do Rosário possui uma bela estrutura e é uma das menos lotadas. Achamos que seria por possuir um acesso mais difícil, mas só descobrimos lá que a seleção é feita pelo preço mesmo, 25 reais de entrada e mais 25 para o almoço, que dispensamos. Salgado.

Reverência à bela Cachoeira do Rosário, próxima à Pirenópolis - GO

Reverência à bela Cachoeira do Rosário, próxima à Pirenópolis - GO


Durante a tarde caminhamos pela cidade, passamos pela ponte que passa sobre o Rio das Almas, construída em 1903, Theatro de Pyrelópolis, Museu das Cavalhadas e Cine Pireneus. Todos com uma linda fachada e infelizmente fechados para visitação. Dia de domingo, tarde de folia e noite de festa. As tropas foram recebidas com muita festa e um belo bailão sertanejo que se estendeu até a madrugada.

Cavalgadas em época de folia em Pirenópolis - GO

Cavalgadas em época de folia em Pirenópolis - GO

Brasil, Goiás, Pirenópolis, cachoeira, Montanha, cavalhadas, festa do divino espírito santo, rosário

Veja todas as fotos do dia!

Não nos deixe falando sozinhos, comente!

Post anterior O 'Filho' e o 'Espírito Santo', no Parque dos Pirineus, em Pirenópolis - GO

Os Pireneus

Post seguinte Igreja em Goiás Velho - GO

Goiás Velho à Rio Verde

Blog do Rodrigo Cavaleiros na Igreja Matriz em Pirenópolis - GO

Piri

Comentários (4)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 07/08/2014 | 09:41 por Carlos Máximo

    Lindo demais as fotos.

  • 20/05/2013 | 10:17 por Caca

    Me ajudou muito , obrigada <3

  • 06/05/2013 | 20:58 por zezaebarateiro

    gotei mutu

    Resposta:
    obrigada!

  • 10/06/2011 | 23:30 por clenilça alves da silva(cleo)

    oi Ana novamente eu aqui olha o globo reporte de hoje foi sobre o jalapão ,

    Resposta:
    Minha mãe me avisou tb mas não conseguimos assistir, foi bom!? O Jalapão é demais e tem muito a ser explorado ainda! Beijos!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet