0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
1400 dias de estrada e muita história para contar! Por mais que tentemos...
New Orleans, ou NOLA para os Ãntimos, é a cidade dos sonhos para qualqu...
O melhor brownie do mundo! Um presente de natal um tanto quanto estranho,...
MaurÃcio Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Viajando nas pinturas rupestres na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI
De onde somos? Para onde vamos? De onde viemos? As perguntas existenciais que não querem calar, tem várias formas de serem respondidas. Alguns buscam explicações religiosas, outros preferem a ciência, são diversas teorias que procuram responder a estas perguntas. Uma delas é a arqueologia, que procura provas da existência do homem na terra, assim como a descoberta de informações que expliquem a sua evolução até os tempos atuais.
Paredes com muitas pinturas rupestres na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI
Algumas questões nunca serão respondidas, sobre os seus costumes, os rituais, por que pintavam? Como pintavam? Nunca teremos certeza, mas estas pinturas são hoje a conexão mais próxima que temos com a história de nossos antepassados. A Serra da Capivara está repleta de evidências da existência de tribos que ali viveram há 10, 12 mil anos.
Pintura Rupestre na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI
A principal corrente hoje afirma que o homo sapiens sapiens chegou à América através do Estreito de Bering e teria levado mais 2 mil anos para alcançar o sul do continente. Antes de iniciar as suas pesquisas no PiauÃ, Niède compartilhava desta teoria com seus colegas, porém algumas descobertas aqui realizadas mudaram o rumo desta história.
Setas indicativas na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI
Niède defende uma teoria revolucionária sobre a chegada do homem na América do Sul, alegando em suas descobertas vestÃgios de atividades humanas há mais de 50 mil anos. Uma fogueira estruturada foi descoberta em um sÃtio arqueológico na Serra da Capivara. Esta fogueira foi datada de 50mil BP (before present) através da técnica de decaimento do Carbono 14. É uma teoria muito controversa, pois para os outros arqueólogos apenas poderá ser totalmente comprovada quando se encontrar fóssil com a mesma datação. O solo da região semi-árida é muito ácido, não permitindo a conservação dos elementos orgânicos que poderiam ser datados através do C14. Nesta teoria o homem teria alcançado a América do Sul através do Oceano Atlântico, que na época possuÃa um nÃvel muito mais baixo, encurtando, portanto as distâncias entre o continente africano e americano.
Um "calendário"? (na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI)
Se Niede está correta, estes homens tinham feições negróides, africanas, como as de Luzia, fóssil de 11 mil anos encontrado na década de 70 em Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte. São centenas de sÃtios pesquisados, milhares de pinturas rupestres e dezenas de fósseis humanos e de animais da mega-fauna já catalogados. A exposição permanente no Museu do Homem Americano com fósseis, pinturas e textos sobre a teoria da chegada do ser humano no continente sul americano é imperdÃvel. Assim como a exposição da mega fauna que expõe fósseis de preguiças gigantes, tigre de dente de sabre, uma espécie de tatu que chegava ao tamanho de um fusca, entre outros.
Paisagem da Toca do Catitu II, na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI
O exercÃcio que fazemos durante as caminhada pelas trilhas do parque e suas centenas de tocas, é de imaginar esta caatinga secam uma floresta tropical. Nesta Floresta Amazônica ou Atlântica corriam rios caudalosos, cheios de vida. Os desenhos nos dão uma pista sobre os animais que aqui viviam, emas, peixes, siris, veados, pássaros, onças, entre outros. A caça era atividade constante na vida destes homens pré-históricos, assim como os rituais.
Observando um dos inúmeros paredões na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI
Eles se retratam nestas pinturas rupestres com vestes e cocares, em atividades grupais como rituais, caças, situações do cotidiano. O vigor dos homens está presente praticamente em todas as paredes, homens de falos eretos um ao lado do outro, desde o ato sexual, até o registro do nascimento de uma criança. A fertilidade já parecia ser um conceito conhecido e trabalhado por eles, mas algumas respostas estes arqueólogos nunca poderão encontrar.
Museu do Homem Americano em São Raimundo Nonato - PI
Falta um elo de ligação nesta teoria. Que ligação terão estes homens pré-históricos com os nossos Ãndios? Como teria desaparecido este povo? Por quanto tempo viveram aqui na América antes do aparecimento dos nossos antepassados? Enfim, as perguntas são infinitas e é esta sede que move o trabalho incansável desta equipe aqui na Serra da Capivara. Um lindo e incansável trabalho. Tudo isso acessÃvel à visitação turÃstica de forma super organizada. Além de cenários naturais magnÃficos é um maravilhoso museu a céu aberto.
Fim de tarde na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI
Oi Ana, como ja te disse semana passada to lendo sua viagem desde o começo. Amei a passagem de voces pelo litoral da Baia. Lembrei das minhas viagens por esta região, algumas ha mais de 30 anos. Agora voces vão para uma região que está na minha lista ha muito tempo. Deve ter algum probleminha no site, não estou conseguindo acessar o post anterior a este, Niede e a Serra da Capivara. Abs
Resposta:
Obrigada por avisar Flora! Já corrigi o link - http://www.1000dias.com/ana/niede-e-a-serra-da-capivara.
Obrigada pela compahia, beijos e boa viagem!
Muito obrigado por nos visitar e levar essa boa imagem e informação de nossa terra. Sou natural de São Raimundo Nonato e você sempre será bem vinda, pois o calor aqui não é só térmico, mas também humano.
Resposta:
Olá Bismark! Sua terra foi uma das responsáveis pela minha nova e imensa paixão no Brasil, o sertão nordestino. Obrigada pelo carinho! Ainda voltaremos, beijos!
lindo o lugar ea mulher mais aida
Resposta:
Wohooo o/ , obrigada!
Mto bom este post!
E que lugar lindo!
Resposta:
Uma viagem guria, 10mil BP! Beijos!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet