0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Museu Nacional dos Direitos Civis, em Memphis, no Tennessee - EUA
Saímos cedo de Fort Smith em direção à Memphis, nas margens do Rio Mississipi. A cidade foi fundada em 1819 e batizada em homenagem à Mênfis egípcia, que se localizava as margens do Rio Nilo. Cidade que estava no centro da comercial dos Estados Unidos, devido à sua localização estratégica entre o sul agrícola, sendo um dos maiores mercados de algodão, madeira e escravos dos Estados Unidos, fornecendo escravos para quase todos os estados do sul do país.
Chegando ao estado do Tennessee, perto de Memphis, nos Estados Unidos
Toda essa riqueza trouxe consigo um grande investimento em cultura e educação entre 1910 e 1950 e não por acaso a cidade se tornou o berço para manifestações dos direitos civis dos negros e trabalhadores. Incrível relembrar que na década de 60, há apenas 50 anos atrás, existia uma imensa parte dos Estados Unidos que lutava pela segregação racial, da forma hipócrita, racista e preconceituosa que se pode imaginar.
Museu Nacional dos Direitos Civis, em Memphis, no Tennessee - EUA
Bancos dos ônibus e balcões de bares que não podiam ser divididos entre brancos e negros, se houvesse apenas um branco querendo se sentar, todos os negros deveriam levantar-se. O episódio de Rosa Parks em 1955 ficou conhecido, pois ela se negou a liberar uma fileira inteira no ônibus para apenas um homem branco. “Estou cansada de ser tratada como um ser inferior”, teria dito Rosa, que foi presa por desobediência. A partir daí Memphis, Atlanta e outras cidades americanas se tornaram palco para diversas manifestações pacíficas lideradas pelo Pastor e o mais jovem ganhador do Nobel da Paz, Martin Luther King.
Luther King em um de seus memoráveis discursos
King era seguidor das ideias de desobediência civil não violentas, iniciadas por Mahatma Gandhi. A organização da Conferência de Liderança Cristã do Sul (CLCS, ou em inglês, SCLC, Southern Christian Leadership Conference) da qual ele foi presidente, ganhou força e grande cobertura da mídia e obteve êxito na maioria de suas reivindicações.
Fomos prestar nossas homenagens a Martin Luther King em Memphis, no Tennessee - EUA
King tinha apenas 38 anos quando foi assassinado com um tiro na cabeça, quando se preparava para um jantar na noite anterior à mais uma manifestação. O local foi o Motel Lorraine, que hoje se tornou o Museu Nacional de Direitos Civis, com uma bela explanação sobre a luta dos afro-americanos contra o racismo, discriminação e a favor da liberdade e igualdade de direitos.
Motel Lorraine, onde Martin Luther King foi assassinado, em Memphis, no Tennessee - EUA
O direito ao voto, o fim da segregação racial e das discriminações no trabalho foram algumas das vitórias obtidas. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei americana com a aprovação da Lei de Direitos Civis (1964), logo após a morte de King.
O famoso motel onde Luther King fo iassassinado. Hoje virou museu, em Memphis, no Tennessee - EUA
A visita ao museu vale muito à pena, desde do vídeo “A testemunha”, documentário gravado com os companheiros de King que estavam com ele no momento do seu assassinato, até as diversas salas recheadas de informações, vídeos e relatos das histórias vividas na época. O quarto onde King estava, assim como a sacada ainda estão lá, como homenagem póstuma e para que a sua vida não tenha sido levada em vão.
O espetacular pôr-do-sol em Memphis, no Tennessee - EUA
Encontramos um hotel no centro de Memphis e ainda com todas as histórias e discursos de Martin Luther King na cabeça saímos andando pela cidade. Vimos o sol se pôr no famoso Rio Mississipi e chegamos à Beale Street, local onde nasceu um dos mais aclamados gêneros musicais no mundo, o Blues.
Bonde passa pela charmosa Main Street, em Memphis, no Tennessee - EUA
O ritmo afro-americano surgiu dos cânticos religiosos cantados por escravos libertos que incluíam em suas letras palavras de protesto e contra a escravidão. O ritmo e teor melancólico do blues trazem consigo essa tristeza, sofrimento e as angústias desse povo. O blues não só influenciou outros estilos musicais como o Jazz e o R&B como foi base para a criação de novos estilos como o Rock and Roll.
Guitarras expostas em loja da Beale Street, em Memphis, no Tennessee - EUA
Um dos jovens que andou aqui pela Beale Street e também recebeu esta influência foi ninguém menos que Elvis Presley! Percorrendo a cidade até a Main Street passamos pela estátua do Rei e a loja do alfaiate que fez seu primeiro figurino. Elvis dizia, “Hoje não posso te pagar, mas quando ficar rico comprarei todos os seus ternos!”, a parceria deu certo e os dois juntos lançaram e tendências da moda mundial.
A famosa estátua de Elvis Presley em Memphis, no Tennessee - EUA
Envolvidos neste clima vamos ao que interessa! Provamos as famosas Southern Pork Ribs no Irish Pub e saímos em busca do som que está sendo produzido hoje, aqui e agora pelos artistas e músicos em Memphis. Esses caras têm a grande oportunidade de beber na fonte onde nasceu o blues!
banda de blues em bar da Beale Street, em Memphis, no Tennessee - EUA
Ah, se as paredes falassem. Quantas histórias, quantos encontros, quanta música poderíamos escutar! Fechamos os olhos com uma Guiness na mão e deixamos nos levar em uma viagem musical no túnel do tempo, enquanto o blues rola solto aqui, na Beale Street.
Caminhando na noite agitada da Beale Street, em Memphis, no Tennessee - EUA
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet