0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
1400 dias de estrada e muita história para contar! Por mais que tentemos...
New Orleans, ou NOLA para os Ãntimos, é a cidade dos sonhos para qualqu...
O melhor brownie do mundo! Um presente de natal um tanto quanto estranho,...
MaurÃcio Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Pequena cachoeira no rio da Cachoeira da Fumacinha, região de Ibicoara, na Chapada Diamantina - BA
A Cachoeira da Fumacinha começou a ser explorada turisticamente há poucos anos e é considerada por muitos uma das mais bonitas da Chapada Diamantina. Fica no limite sul do Parque Nacional, próximo à cidade de Ibicoara, em direção ao povoado de Brejão.
Confesso que eu estava preguiçosa para a caminhada, 8h andando cânion adentro, equilibrando sobre pedras escorregadias e com uma grande chance de chuva. Eu quase não fui, mas deixei o voto de minerva para o meu maridão e ele, como sempre, me incentivou e acabei topando a empreitada!
Cachoeira do Encontro, no rio da Cachoeira da Fumacinha, região de Ibicoara, na Chapada Diamantina - BA
Caminhamos entre trilhas e pelas pedras, escorregava demais, portanto parte da caminhada fizemos descalços para garantir mais agilidade. Foram 4 horas subindo o rio. O inÃcio mais rápido pelas trilhas laterais e depois com as pedras ainda muito úmidas e o rio muito cheio o ritmo ficou muito mais lento. Descalços aceleramos bastante e aos poucos as pedras foram secando. Começamos a caminhar perto das 7am, mas mesmo assim, quando chegamos à Cachoeira do Encontro, 4 horas rio acima, o Janú, nosso guia, nos recomendou pararmos por ali.
Nadando na Cachoeira do Encontro, no rio da Cachoeira da Fumacinha, região de Ibicoara, na Chapada Diamantina - BA
Desistir sabendo que uma das melhores cachoeiras da Chapada está há uma ou duas horas de você é uma dor imensa, mas não podÃamos arriscar. As nuvens estavam carregadas e o rio muito cheio, Janú disse nunca ter completado esta trilha com o rio tão cheio, seria muito arriscado. Ok, mesmo nós aventureiros temos que saber a hora de parar e voltar. E vocês sabem o que isso significa? Que nós voltaremos!
Caminhando ao longo do rio da Cachoeira da Fumacinha, região de Ibicoara, na Chapada Diamantina - BA
No caminho de volta paramos almoçar no Seu Luiz, provamos a pinga de Brejões e o almoço delicioso da Tereza. Assuntamos um pouco mais sobre as histórias da região, desde a época em que seu trisavô comprou as terras e seu avô perseguiu a Coluna Prestes na região. Seguimos viagem por Ibicoara até Igatu e encontramos a chuva no meio do caminho, ufa, são e salvos!
Refrescando-se num dos poços do rio da Cachoeira da Fumacinha, região de Ibicoara, na Chapada Diamantina - BA
Como é bom chegar em uma pousada quentinha e gostosa. Jantamos e tivemos algumas discussões calorosas, tomando um vinhozinho na nossa Pousada Pedras de Igatú, que fica próxima à cidade antiga e abandonada. Fomos até a igrejinha, mas ela fica ladeada por cemitérios, o que me fez voltar correndo para os braços de Morpheu. Cidade e cemitérios mal assombrados durante à noite, to fora!
Oi Ana!
Estou com passagens compradas pra conhecer a Chapada no final de agosto. Tô pilhando muito fazer a trilha da fumacinha (!), mas tenho um pouco de receio de não dar conta do recado pq a galera categoriza a trilha como difÃcil. Você que já fez a trilha (ou parte dela rs), o que achou? É difÃcil por ser cansativa ou existe alguma parte perigosa?
Beijos!
Resposta:
Olá Isabel!
A fumacinha é mesmo uma trilha difÃcil, por ser longa e a maior parte dela segue pelo leito do rio com pedras muito escorregadias, o que a torna mais cansativa. É importante estar atenda ao tempo, se estiver chovendo nas montanhas acima pode dar tromba d´agua e aà sim é que se torna perigoso, só faça se o tempo estiver seco. De qualquer forma se você tem preparo fÃsico e começa-la cedo tenho certeza que pode fazer. Nós não chegamos até o final pq começou a chover e nosso guia achou melhor voltar... então me mande fotos se chegar até lá!
Beijos e boa viagem!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet