0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Troncos petrificados há mais de 200 milhões de anos no Petrified Forest National Park, no Arizona - Estados Unidos
Nossa próxima parada foi o
Madeira petrificada há mais de 200 milhões de anos, no Petrified Forest National Park, no Arizona - Estados Unidos
Olhamos por fora fica difícil de acreditar, mas todos estes troncos perfeitos hoje são rochas, pedras, minerais! E não são quaisquer calhaus, são pedras multicoloridas com verde, vermelho, amarelo, negro, azul e até branco, além do próprio tom da madeira mais escura ou mesmo clara.
Madeira petrificada há mais de 200 milhões de anos, no Petrified Forest National Park, no Arizona - Estados Unidos
Toda esta região foi, 225 milhões de anos atrás, uma floresta de imensas coníferas parecidas com as nossas araucárias. Viviam aqui os antecessores dos dinossauros, répteis carnívoros de grande estatura e estrutura, bípedes e quadrúpedes, alguns com carapaças, outros com imensas mandíbulas e ainda assim mais próximos aos crocodilos que aos dinossauros.
Observando troncos petrificados no Petrified Forest National Park, no Arizona - Estados Unidos
As árvores foram caindo e sendo arrastadas pela água neste grande pântano lodoso, onde nem bactéria poderia sobreviver. Durante milhões de anos foram sendo enterradas por cinzas vulcânicas ricas em minerais. A água serviu como meio de transporte destes minerais que começaram a substituir sua estrutura original (celulose), por estruturas minerais, iniciando o processo de petrificação.
Gigantesco tronco petrificado, picotado por caçadores de cristais no Petrified Forest National Park, no Arizona - Estados Unidos
Vários destes minerais que foram se entranhando na estrutura de madeira formaram cristais e pedras semipreciosas. Assim, homens que pensaram que teriam descoberto um imenso depósito de madeira, logo se depararam com uma fonte de renda ainda maior, explorando extensivamente este tesouro da história natural.
Cristais coloridos no interior de árvores petrificadas no Petrified Forest National Park, no Arizona - Estados Unidos
Anéis, colares, enfeites, mesas, cadeiras, baquetas e tudo mais o que você imaginar que pode ser feitos com pedra, são vendidos nesta região. “Um tampo de mesa que há 60 anos eu compraria por 30 dólares hoje pode custar mais de 3.000!”, me conta um senhor que vive na região e viu o Parque Nacional ser formado, dificultando a ação dos extrativistas de madeira petrificada e ao mesmo tempo valorizando o produto. Mesmo com toda a infra-estrutura e rígida legistação que protege este fósseis, atualmente são roubados do parque em torno de 12 toneladas de madeira petrificada por ano! Isso sem contar com as outra toneladas que estão fora dos limites do parque. Surreal!
Enorme árvore petrificada no Petrified Forest National Park, no Arizona - Estados Unidos
A trilha do Rainbow Forest Museum e Crystal Forest são lindas e em menos de 30 minutos podem ser feitas. A estrada que cruza o parque é belíssima e passa por paisagens lunares, esculpidas pelo vento, pelas águas e pelo tempo.
Caminhando no surpreendente Petrified Forest National Park, no Arizona - Estados Unidos
Um dos monumentos mais impressionantes é a Agata Bridge. Uma árvore petrificada ficou sobre um solo mais débil e que aos poucos foi lavado pela erosão, formando a ponte. Ela foi uma das principais responsáveis pela criação do parque nacional.
Tronco petrificado forma ponte natural no Petrified Forest National Park, no Arizona - Estados Unidos
Adiante visitamos os petroglifos com idade estimada entre 650 a 2.000 anos, creditados aos primeiros grupos humanos que habitaram esta região. As ruínas do Puerco Pueblo dão algumas pistas sobre como viveu esta população a base de milho e caça, em casas construídas de pedra. Sem portas nem janelas e com entrada pelo teto, as casas foram projetadas para proteger seus moradores do intenso vento que sopra no deserto.
A mais famosa pintura rupestre americana, no Petrified Forest National Park, no Arizona - Estados Unidos
O Petrified Forest National Park é belíssimo e vale muito a visita, que começando cedo pode ser combinada com a Cratera do Meteoro. Agora, se você tem tempo e quer curtir as paisagens sem pressa, ter mais tempo para ver os museus e ainda dar uma parada no restaurante próximo a entrada norte do parque, programe-se para um dia inteiro de passeio.
Fiona nos leva através do magnífico Petrified Forest National Park, no Arizona - Estados Unidos
Nós já havíamos passado por outra floresta petrificada em Teresina, Piauí, mas infelizmente além de contar com poucas unidades de fósseis, ela está abandonada e não possui a infraestrutura de suporte como a que encontramos aqui. Espero que um dia o Brasil valorize e consiga cuidar de seus tesouros naturais.
Admirando a belíssima paisagem do Petrified Forest National Park, no Arizona - Estados Unidos
Floresta petrificada em Teresina, Piauí, Brasil
27 de fevereiro de 2020
Iniciada a obra do Parque Floresta Fóssil e Museu de Paleontologia
https://pmt.pi.gov.br/lsvr-slide/iniciada-a-obra-do-parque-floresta-fossil-e-museu-de-paleontologia/
Excelentes as descrições deste maravilhoso local. Estive lá na semana passada e é o lugar mais impressionante que já vi!
muito interessante, continuem postando essas aventuras naturais adorei o blog obrigado!
Resposta:
Ótima descrição "aventuras naturais", são as nossas preferidas! Obrigada! Beijos
Ana
Este é um lugar que tenho bastante curiosidade em conhecer.. É uma pena que o pessoal continua a extrair ilegalmente este material.. Tive a chance de conhecer uma floresta petrificada na Califórnia (http://mauoscar.com/2010/10/25/visitando-uma-floresta-de-sequoias-petrificadas/) e alguma coisa no Yellowstone.. Thx for sharing :D
Resposta:
Verdade Oscar, o pessoal não ter a mínima consciência naquela época ainda dá para tentar entender, mas continuar extraindo é que pega. Enfim, temos que seguir divulgando e ver se o turismo ajudar a conscientizar e manter este patriômio histórico. Bjs!
Nosso maravilhoso e surpreendente Planeta Terra! Difícil de acreditar que uma matéria inicialmente pertencente ao reino vegetal se transmude para o reino mineral!
Belíssimas imagens! O texto tb está excelente, com muitas informações! A única coisa triste deste post é a descrição da ação exploratória e transgressora do homem...
Abç a vcs!!
Resposta:
Obrigada Katia! Eh uma pena mesmo, mas imagine os colonizadores quando chegaram? Sem cultura de preservação, acham uma pilha de pedras lindas!? Vão mais eh usar mesmo, chá isso continuar ainda hoje... Enfim, o ser humano tem muito a evoluir ainda. Beijos!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet