0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Cachoeira da Velha, no Rio Novo, no Jalapão - TO
Adoooro acampar, mas eita coisa difícil de convencer o Rodrigo a fazer. Para a minha surpresa, desta vez quem surgiu com a proposta foi ele! Uma praia deserta às margens do Rio Novo no Jalapão, cenário perfeito para um acampamento. Lá fomos nós, já no final da tarde de ontem, torcendo para conseguir chegar ainda com um pouco de luz.
Noite de acampamento na Prainha do Rio Novo, no Jalapão - TO
Além de ser um lugar mágico a Prainha do Rio Novo também está em uma localização estratégica, ao lado da Cachoeira da Velha. Este trecho entre Mateiros e Ponte Alta que começamos ontem tem muitas atrações e tínhamos duas opções, ou rodamos 40 km até as Dunas e voltamos dormir em Mateiros, ou seguimos mais 65 km adiante e dormimos na Prainha, já curtimos os arredores, conhecemos a Cachoeira da Velha cedo e continuamos viagem para Palmas. Esta foi mais uma das super dicas do Luis, leitor e aventureiro que esteve no Jalapão alguns meses antes de nós.
Flores no cerrado, no Jalapão - TO
Estava anoitecendo quando montamos o acampamento e não tivemos um segundo para explorar o rio e ver qual era a sua natureza: pedras, pura areia, galhos? Teremos que descobrir. O Luis comentou que ficou tomando banho até tarde da noite por lá, quer dizer, perigoso não devia ser. Nós estávamos completamente sozinhos e numa escuridão total. Acampamento montado, inclusive com uma varandinha gostosa, fui logo preparar o nosso jantar.
Cozinhando na Prainha do Rio Novo, no Jalapão - TO
Não tínhamos muita opção nos mercados de Mateiros, nos restou um macarrão ao molho tomate, sem queijo ralado. Sobremesa, uvas e chocolate, mas estava tão gostoso! Só o fato de estarmos ali, longe de tudo e todos, com uma comida quentinha, às margens do rio, céu estrelado, esperando a lua nascer, já deixava tudo muito mágico.
Acampamento em noite de lua cheia, na Prainha do Rio Novo, no Jalapão - TO
A lua cheia só nasceu as perto das onze horas. Depois de um breve cochilo, o casal teve que se encorajar para sair da barraca e tomar banho de rio. Como eu já disse aqui no blog, to ficando velha e medrosa. Sei que na região tem alguns macacos, mas os barulhos que eu ouvia eram de bichos pisando nas folhagens. Sei também que um cerradão desses tem muita onça, vai que ela resolve ir ali para beber água? E as cobras com seus hábitos noturnos? Teria alguma sucuri à espreita no rio? Sabe lá, como dizem, é aí que a onça bebe água! É claro que nada aconteceu, tomamos um delicioso banho de rio à luz da lua! Será que alguém pode apagar a luz?
Noite clara de lua cheia, na Prainha do Rio Novo, no Jalapão - TO
Vocês sabem aquele momento mais frio da noite? Minutos antes do sol nascer, aquele frio gelado inexplicável nos fez entrar dentro dos sacos de dormir. Este é um dos momentos do dia e do mundo que só sabemos que existe se viramos uma noite a céu aberto ou se acampamos, pois nota-se a diferença claramente! Minutos antes do sol nascer, o ar gela. Quando você acorda cedo em casa, mesmo madrugando, não sabe exatamente qual era a temperatura antes. Enfim, amanhecemos e começamos o dia com aquele solzinho gostoso entrando na barraca.
De manhã bem cedo, em acampamento na Prainha do Rio Novo, no Jalapão - TO
Fomos acordar e tirar a preguiça no rio, sem nem pestanejar! Rio Novo maravilhoso, que ainda guardava duas outras praias lindas rio abaixo. Após nadarmos e explorarmos bem cada praia, levantamos acampamento e seguimos viagem para a nossa vizinha, a Cachoeira da Velha.
Nadando na prainha do Rio Novo, no Jalapão - TO
Saímos na hora certa, quando vinha chegando um pessoal de excursão para lotar a nossa prainha particular. Menos de um quilômetro depois está a entrada para a Cachoeira da Velha.
No mirante da Cachoeira da Velha, no Rio Novo, no Jalapão - TO
Uma grande queda d´água, belíssima, com o Espírito Santo ao fundo. Foi construída uma passarela suspensa sobre o capim dourado e as sempre vivas, estrutura que certamente facilitou o acesso. O mirante para a ainda tem uma escada que nos leva a outros pontos de vista, mais próximos ao rio. A cachoeira é tão forte que não se pode banhar, para quem quer caminhar, dali mesmo parte uma trilha para a Prainha, beirando o leito do rio.
Árvore cresce no meio da Cachoeira da Velha, no Rio Novo, no Jalapão - TO
E essa foi a nossa despedida do Jalapão, com direito a camping selvagem às margens do rio, praias e até uma cachoeira velha no Rio Novo. Momentos especiais para a coleção do nossos 1000dias.
Rio Novo, um pouco acima da Cachoeira da Velha, no Jalapão - TO
Oi Ana! Adorei o seu relato! Fiquei morreeendo de vontade de acampar aí tb!
Me diz uma coisa, vc fez a trip sem guia, né? Como foi, vc achou dificil? Queria uma ajuda, pois estou querendo ir sem guia também...
Obrigada :)
jalapao um lugar unico so vivendo esse lugar pra saber como ele e magico nas aguas e fervedouros maguinifico
Olá curti muito a viagem de vocês. Dia dez próximo saio para o Jalapão, passando antes pela Chapada dos Veadeiros. Pretendo acampar por uns dias na praia onde vcs ficaram uma noite, só não entendi bem a localização da mesma. Essa praia fica a quantos quilômetros da cachoeira em si? Muito obrigado e parabéns pela super aventura de vcs, grande abraço.
Olá curti muito a viagem de vocês. Dia dez próximo saio para o Jalapão, passando antes pela Chapada dos Veadeiros. Pretendo acampar por uns dias na praia onde vcs ficaram uma noite, só não entendi bem a localização da mesma. Essa praia fica a quantos quilômetros da cachoeira em si? Muito obrigado e parabéns pela super aventura de vcs, grande abraço.
Olá amigos
Vou pro Jalapao na prox semana e a idéia é acampar. Gostaria de aproveitar a experiência de vcs pra perguntar se é possível acampar na região, se não teremos problemas com fazendeiros ou polícia.
Muito obrigado
Abco
Olá, voce acha que é possivel andar por la com carro comum, sem tracao 4x4???
Resposta:
Oi Terla, não sei o estado atual da estrada, mas a cachoeira da Velha é um atrativo turístico mais acessível. Detalhe é que todo o Jalapão tem lugares lindos, mas o 4x4 é quase obrigatório para quase todos eles. Para uma info mais atualizada quem sabe vale ligar na secretaria de turismo de Mateiros. Beijos e boa viagem!
Parabéns pela viagem!
Na Páscoa eu e meu marido estamos indo para o Jalapão.
Tenho uma dúvida a respeito da Praia próximo à Cachoeira da Velha: dá para chegar de carro ou tem que levar as coisas pela trilha?
Resposta:
Oi Fernanda! Você chega bem perto da cachoeira de carro, mas se quiser acampar na praia como fizemos tem que carregar as coisas escadaria abaixo, ainda assim é perto e bem tranquilo... detalhe, não tem infra de banheiro, chuveiro nem nada (pelo menos não tinha quando estivemos lá). Mas vale a pena, é lindo!
Realmente, um convite ao camping! Tirei muitas ideias do seu post! Bjss, ;)
Resposta:
Olha Marina, que saudades desse Jalapão, lugar lindo demais! Aproveite!!! Beijos
que romântico!
Resposta:
Aventureiros românticos! Bjos!
Oi, Ana. Eu que não sou fã de acampar, fiquei com vontade. Que lugar lindo!Bjs
Resposta:
Lindíssimo, um convite ao camping, ainda mais se as areias estiverem secas e fofinhas! rsrsrs! Beijos!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet