0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
1400 dias de estrada e muita história para contar! Por mais que tentemos...
New Orleans, ou NOLA para os Ãntimos, é a cidade dos sonhos para qualqu...
O melhor brownie do mundo! Um presente de natal um tanto quanto estranho,...
MaurÃcio Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Atravessando a Ponte das Américas, sobre o Canal do Panamá, na chegada à Cidade do Panamá, a capital do paÃs
Chegamos novamente à Cidade do Panamá! Um momento chave da viagem e que nos exige tempo, paciência e um certo planejamento para que as coisas funcionem bem. Daqui vamos enviar a Fiona para Cartagena, na Colômbia e finalmente retornar à nossa querida América do Sul. Mas antes disso temos uma pendência importantÃssima para resolver no nosso roteiro, a nossa visita aos dois últimos paÃses que faltam para completarmos todo o Caribe: República Dominicana e Haiti!
Vista da Cidade do Panamá, a capital do paÃs, do alto do nosso hotel na cidade
A Ilha de Hispaniola é um destino que nos escapou várias vezes durante a viagem, seja por cronograma ou por budget ou ainda detalhes como surtos de cólera no Haiti pós terremoto. Este foi um dos poucos momentos no planejamento da viagem em pensávamos em pegar pacotes CVC desde o Brasil, para baratear custo de passagem e hotéis, mas aà terÃamos que voar do Brasil. Então pensamos em voar desde o Suriname, México, Miami, Nova Iorque e até do Canadá! Sim, as vezes é mais barato comprar um pacotão em um destes lugares do que organizar a sua própria viagem, mas está no nosso sangue e foi difÃcil se render. Assim decidimos voar da Cidade do Panamá, um ótimo hub para o Caribe, próximo, fácil e barato. Passagens compradas, teremos 20 dias para explorar a ilha, passando pelos dois paÃses! Estou ansiosÃssima como se estivéssemos saindo de férias, muito curiosa com o que iremos encontrar no Haiti!
Vista da Cidade do Panamá, a capital do paÃs, do alto do nosso hotel na cidade
Paralelo a isso seguimos com os trâmites da travessia do carro a Cartagena. Há mais de um mês estamos em contato com Tea, a agente aduaneira panamenha que tem orientado viajantes nestes trâmites há anos. E você sabe como é, um indica para outro, que indica para outro e no buzz a Tea acaba tendo quase um monopólio deste interessante mercado. Estamos agendando o envio para o dia 12 de Maio e até lá temos que encontrar alguém para dividir o container conosco, cruzem os dedos!
Preparando a bagagem para deixar a Fiona na Cidade do Panamá, a capital do paÃs
Tudo lindo e resolvido para viajarmos, deixando a Fiona em algum estacionamento barato da cidade e eis que recebemos um e-mail da Tea. Ela nos alertava das leis panamenhas que proÃbem que você saia do paÃs sem o seu veÃculo, isso por que se o carro fica no Panamá terÃamos que pagar impostos sobre ele. Mas nós vamos sair e voltar, não devemos pagar impostos e não queremos correr o risco de sermos barrados na aduana de saÃda, como fazemos?
Vista da Cidade do Panamá, a capital do paÃs, do alto do nosso hotel na cidade
Quando entramos vindos da Costa Rica o passaporte do Rodrigo foi carimbado pela aduana. Segundo eles nós não poderÃamos sair sem dar baixa deste carimbo, agora, como se faz isso se o carro ficará aqui? É claro que não somos os primeiros a ter este problema e para isso já foi criada uma solução burocrática, mas relativamente fácil, o Bond ou porto seco. A Kinte é um bond localizado no centro da Cidade do Panamá e possui, dentro de seu depósito de cargas, agentes aduaneiros que fazem a inspeção do carro ou carga para armazenagem pelo perÃodo necessário. Pagamos US$ 7,50 por dia (o que não é mal, quase o preço de um estacionamento), mais uma taxa de serviço e emissão de documentos. Aà é mais a chatice das burocracias, documentações, idas e vindas à aduana central, etc.
Rua da Cidade do Panamá, a capital do paÃs
Neste dia descobrimos uma coisa que não sabÃamos, aqui na zona central da Cidade do Panamá é comum todos compartirem táxis, são como táxis coletivos e também não existem centrais de táxi para que você possa ligar e chamar um. Tem que ser na sorte! Agora imaginem, nós quase perdendo o horário da aduana e tendo que achar um táxi coletivo que vai para o mesmo lado? Surreal! Fomos e voltamos à s voltas desta burocracia com os nervos à flor da pele, mas logo estávamos com tudo resolvido, em um hotelzinho no centro, perto de Santa Fé, dentro da piscina e com uma cerveja na mão! Tudo pronto para a nossa última grande aventura em terras caribenhas, Hispaniola, aà vamos nós!
Chegando à Santo Domingo, capital da República Dominicana
O mais legal dos relatos de vocês é justamente contando as burocracias e peripécias do dia-a-dia que esse estilo de vida impõe. O lance do espaço dos carimbos no passaporte é um fator que, acredito, muitos que saem em uma expedição assim não pensam.
Pelo menos eu nunca havia pensado nisso hauahuahau
Quem mandou vocês ficarem saindo e entrando nos Estados Unidos toda hora....sobre isso, aquele fatÃdico dia que vocês atravessaram a fronteira do México com os EUA "mil vezes", a cada passagem levaram um carimbo?!
Resposta:
Bem observado Sheila, ninguém pensa isso, principalmente com os passaportes com vááárias páginas em branco! Rsrs! Neste dia conseguimos ter carimbos só na primeira passagem por Tijuana, nas proximas eles já deixavam passarmos tranquilos, tipo "vocês de novo?!" rsrs! Beijos!
Oi Ana,
Que emocionante essa viagem!
Estou indo para Cancún agora dia 20/05/2013, sendo que vou passar pelo Panamá, eu e meu esposo resolvemos fazer uma parada maior na conexão, pra poder conhecer um pouquinho o lugar.
Se vc tiver algumas dicas do que conhecer no Panamá em 10hs fico grata.
Abraços,
Carla.
Resposta:
Olá Carla! Primeiramente mil desculpas! Tivemos problemas em nosso sistema de comentários e não consegui ver sua pergunta antes da sua viagem... que chato... Enfim, fico feliz que você tenha estendido a sua estadia, espero que tenha conhecido o Canal do Panamá e o Casco Antiguo, que é o que realmente vale a pena na cidade... Enfim, espero que tenham desfrutado e que nos mande notÃcias da viagem! Beijos!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet