0 Baía de Camamu e Luau no Mutá - Blog da Ana - 1000 dias

Baía de Camamu e Luau no Mutá - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Ubersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jido)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Baía de Camamu e Luau no Mutá

Brasil, Bahia, Barra Grande (Península do Maraú)

Tradicional jogo de futebol no fim de tarde na Ponta do Mutá, em Barra Grande, na Península do Maraú - BA

Tradicional jogo de futebol no fim de tarde na Ponta do Mutá, em Barra Grande, na Península do Maraú - BA


Dia dedicado à baía de Camamu. A nossa pousada, muito pró-ativa, já havia até reservado o passeio para nós, que havíamos pedido informações. Lugar garantido na escuna da Pontal da Baleia, seguimos viagem agora de barco.

O passeio de escuna é aquela coisa, sempre importante que:

1 - A música da escuna tem que ter bom gosto e estar em uma altura confortável.
2 - A escuna não deve estar cheia,
3 - Se estiver, que seja de pessoas discretas e tranqüilas,
4 - Se não forem discretas e tranqüilas, então que sejam simpáticas e engraçadas!

Nossa escuna na Coroa Vermelha, na Baía de Camamu - BA

Nossa escuna na Coroa Vermelha, na Baía de Camamu - BA


BINGO! Nossa escuna não estava tão cheia não, mas ela também não era muito grande. Eram 12 pessoas que iriam compartilhar conosco belos momentos na Baía de Camamu, passando pela Coroa Vermelha, Ilha da Pedra Furada, Ilha do Goió, Ilha do Sapinho e Ilha do Campinho.

Pequena praia na Baía de Camamu - BA

Pequena praia na Baía de Camamu - BA


Destas 12 pessoas, 4 delas nós conhecemos já na pousada, mineiros de Governador Valadares. Giovani, Ginaldo, Mateus e Khoyó, “vulgo” Vovô. Curiosos com a viagem a conversa já começou a esquentar e imaginem se a rivalidade entre os Galos e o Cruzeirense do Rodrigo não pegou fogo!?! Foi uma loucura, nunca tinha ouvido tantas piadas.

O banco de areia Coroa Vermelha, na Baía de Camamu - BA

O banco de areia Coroa Vermelha, na Baía de Camamu - BA


A primeira parada foi na Coroa Vermelha, banco de areia que se formou há 13 anos e mesmo com tão pouco tempo tem muita história para contar. A primeira que escutamos é que um nativo malandro logo se intitulou dono da “nova” terra e espertamente a vendeu a um belga, que acabou tendo a construção da sua casa embargada pelo Ibama, já que o local é dormitório de muitas garças. Quando fomos confirmar a história com o mestre da nossa embarcação a versão que ele nos contou foi diferente. Um nativo viu a coroa e resolveu logo plantar um coqueiro ali e montou sua barraquinha para vender água e cerveja aos barcos que passavam no verão. Bel (e não o belga), Bel sabem? Do Chiclete com Banana? Sim, ele mesmo. Ele teria oferecido uns trocados ao amigo vendedor para que a areia toda fosse dele e assim foi. Logo começou a construir e a primeira coisa que fez foi o píer no canto da ilha, que logo foi embargado pelo Ibama. Pelo menos o final das duas histórias é igual e, para nós, é muito feliz!

a ilha de Pedra Furada, na Baía de Camamu - BA

a ilha de Pedra Furada, na Baía de Camamu - BA


A Ilha da Pedra Furada é uma pequena ilha particular que cobra dois reais para o desembarque. Águas limpas e a formação rochosa curiosa da pedra furada fazem desta ilha um lugar especial.

a ilha de Pedra Furada, na Baía de Camamu - BA

a ilha de Pedra Furada, na Baía de Camamu - BA


Não demorou muito para conhecermos os outros casais do barco, Pepita e Moises, casal de baianos recém-casados comemorando a lua de mel. Eles casaram no domingo e Pepita foi votar vestida de noiva mesmo, ficou até famosa, pois apareceu no fantástico dando o exemplo de civilidade! Guto músico paulista e Carol designer de Joinville, ambos vivem em São Paulo e estão aqui tentando ajustar o ritmo frenético à tranqüilidade baiana.

Pequena ilha na Baía de Camamu - BA

Pequena ilha na Baía de Camamu - BA


Uma parada estratégica na paradisíaca Ilha do Goió, suas areias rasas e brancas fazem a água da baia que já é clara ficar ainda mais transparente! A ilha possui 3 fontes de água doce e até um manguezal. Pena não podermos ficar um pouco mais para caminhar até lá, conhecer de perto as fontes que abastecem a região.

Pequena ilha na Baía de Camamu - BA

Pequena ilha na Baía de Camamu - BA


Atravessamos o estreito canal entre a Ilha do Goió e a Ilha do Sapinho, onde almoçamos e começamos a descobrir os dotes musicais da moçada do barco. Uma moqueca de peixe e muita moda de viola cantada pelo Giovani, que almoço delicioso!

Almoçando na Baía de Camamu - BA, com nossos amigos mineiros

Almoçando na Baía de Camamu - BA, com nossos amigos mineiros


Uma última parada para um banho na Ilha do Campinho, ao lado de onde foi construído um porto para escoamento de grãos e abandonado pelo governo antes mesmo de entrar em funcionamento. Menos mau, assim esse paraíso fica ali, quase intocado.

Saltando da escuna na Baía de Camamu - BA

Saltando da escuna na Baía de Camamu - BA


A esta altura do campeonato, mineiros, baianos, sulistas e paulistanos já estavam todos amigos, aquela farra! Combinamos todos de nos encontrar na Ponta do Mutá para ver o sol se por novamente, em frente à pousada em que Guto e Carol estavam hospedados. Ontem eu havia ficado curiosa com uma baita fogueira que estava ali montada, mas o pessoal do bar que eu estava disse que era enfeite, que qualquer dia poderia ser acesa. Foi quando vi Guto falando com os seus amigos da pousada que queira acendê-la hoje! Tinha sido feita em homenagem ao seu aniversário! Foi o sol baixar mais um pouquinho que a moda de viola voltou a embalar o final da tarde e a nossa noite.

Nossa turma da escuna reunida para o pôr-do-sol na Ponta do Mutá, em Barra Grande, na Península do Maraú - BA

Nossa turma da escuna reunida para o pôr-do-sol na Ponta do Mutá, em Barra Grande, na Península do Maraú - BA


À luz da fogueira tivemos um luau de lua nova na Ponta do Mutá! Nossos amigos mineiros e o Guto deram um show no violão enquanto eu e Carol matraqueávamos sobre a vida. Foi delicioso... tive que ficar, até tomar coragem de cantar!

Fogueira e cantoria na Ponta do Mutá, em Barra Grande, na Península do Maraú - BA

Fogueira e cantoria na Ponta do Mutá, em Barra Grande, na Península do Maraú - BA


Nosso primeiro luau nos 1000dias, olhe até que demorou né? Depois de 220 dias este foi sem dúvida alguma um momento inesquecível! Isso explica o meu atraso... São muitas histórias e para poder contá-las elas devem ser vividas!

Refrescando-se na Baía de Camamu - BA

Refrescando-se na Baía de Camamu - BA

Brasil, Bahia, Barra Grande (Península do Maraú), Maraú, Baía de Camamu, praias, ilhas, Península do Maraú, barco

Veja mais posts sobre Maraú

Veja todas as fotos do dia!

A nossa viagem fica melhor ainda se você participar. Comente!

Post anterior Surfe em canoa em Barra Grande, Península do Maraú - BA

À Barra Grande!

Post seguinte A piscina natural em Taipus de Fora, Barra Grande - BA

Península do Maraú

Blog do Rodrigo Pequena ilha na Baía de Camamu - BA

Pela Baía de Camamu

Comentários (4)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 27/01/2011 | 16:23 por Karlitos

    Adorei as fotos, curti a paisagem... Massa, maneiro!!!

    Resposta:
    Olá Karlitos! Camamu é demais, vale a pena conhecer! Bem vindo ao site! Bjs

  • 12/11/2010 | 14:21 por Aline e César

    Epa!! Tem mais gente com saudade aqui..rsss Vovô !!! vcs são umas figuras!Tivemos sorte em conhecer pessoas tão bacanas e divertidas como vcs. Um abração!

    Resposta:
    Oi Aline! Foi ótimo encontrar vocês lá em Morro! Espero que viagem mais um pouquinho conosco por aqui e nos encontrem em algum canto da América!
    Beijos!
    Ana

  • 07/11/2010 | 17:00 por khoyó

    obrigado pela homenagem, por ter rebati-zado a ilha de Goió em Maraú de Coió, com toda modestia eu mereço.
    Fica assim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Resposta:
    A Ilha é tua! Só não sabia que escrevia assim! hahaha! Eu ainda perguntei pro moço lá umas 3x e entendi Coió mesmo! rsrsrs!
    beijooos!

  • 07/11/2010 | 12:31 por khoyó (coió)

    Nós tambem ficamos maravilhados com esse encontro em Barra Grande, com o passeio e pela oportunidade de conhecer e conviver por algum tempo com voces.
    Da uma saudade danada! Obrigado por voces existirem, que Deus continue os abençoando e amparando como Ele tem feito por todos esses anos.
    Abração
    khoyó

    Resposta:
    Oi Vovô! que bom receber seu comentário aqui! Agora que sei escrever desse jeito tão chique, vou corrigir seu apelido no site! rsrsrs! A companhia e animação de vocês fez essa passagem por Barra Grande e Morro muito especial! Continue mandando notícias!
    beijos!
    Ana

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet