0 A Boipeba do Moreré - Blog da Ana - 1000 dias

A Boipeba do Moreré - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Ubersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jido)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

A Boipeba do Moreré

Brasil, Bahia, Moreré (Boipeba)

Fim da caminhada, chegando em Moreré, na ilha de Boipeba - BA

Fim da caminhada, chegando em Moreré, na ilha de Boipeba - BA


Ontem chegamos à Valença, cidade ao sul de Salvador, muito populosa e dizem alguns tão ou mais violenta que a capital. Cidade portuária que serve como base para alcançarmos de barco Boipeba e Morro de São Paulo, duas ilhas já bem conhecidas do litoral baiano. Aqui vemos um povo que vive em uma realidade tão diferente da vida que temos na cidade grande. Não é a toa que os conceitos de vida, moral, certo e errado e até mesmo de estética são tão distintos. Ao mesmo tempo todos eles têm contato com essa outra cultura através dos turistas ou até da novela, que nestas comunidades acaba tendo o papel de apresentar ao povo o mundo fora daqui e qual delas será a vida normal? Depende. Depende em que redoma você escolher viver.

O porto de Valença - BA

O porto de Valença - BA


O barqueiro da lancha rápida que nos leva de Valença para Boipeba não estava muito contente, ele reclamava na lancha dizendo, “todos pensam que essa vida aqui é fácil, parece bonito, mas não é não, isso aqui também é estressante, cansativo”. Enquanto alguns do barco concordavam dizendo “eu sei, já trabalhei com isso, fiquei 20 anos nesta vida”, outro dizia, “é meu filho, mas existem trabalhos muito piores”. O homem com chapéu da Capitania dos Portos, que já havia trabalhado com isso, contou um causo de quando seu barco foi sequestrado por 4 homens encapuzados neste mesmo trecho que estávamos atravessando e entraram em um canal menor, “Se o barco encalhar aqui você leva bala!” Levaram todos os pertences dos turistas, 10 mil dólares, câmeras e todos os objetos de valor. E então, ali logo ao lado fica o paraíso que estamos procurando, doido não?

Jovens trabalham no  porto de Valença - BA

Jovens trabalham no porto de Valença - BA


Eu já estive em Morro de São Paulo, mas Boipeba acabou ficando para esta próxima viagem. Finalmente, quase 10 anos depois chego aqui e a primeira impressão que tive foi que estava chegando em Morro. Um paraíso que já fora descoberto há muito tempo. No verão tanto as ilhas quanto as praias do continente com mais estrutura ficam abarrotadas de turistas brasileiros e estrangeiros.

Lancha entre Valença e Boipeba - BA

Lancha entre Valença e Boipeba - BA


O portinho onde desembarcamos já lotado de pousadas e restaurantes. Embora carros não transitem na ilha, quase todas as ruas são calçadas. A arquitetura é aquela de cidade pequena e simples que cresceu desordenadamente e infelizmente sem muito charme. Porém Boipeba possui um outro lado, mais intocado, mais rústico e muito conhecido por sua beleza natural. Adivinhem? É para lá que nós vamos!

Uma 'ambulancha', em Boipeba - BA

Uma "ambulancha", em Boipeba - BA


Cruzamos a cidade da Velha Boipeba e chegamos até o ponto do trator, onde deveríamos pegar uma carona no trator da escola ou fretá-lo para nos levar até a vilazinha do Moreré. O trator da escola saiu adiantado hoje, então perdemos a carona e tivemos que escolher entre uma caminhada de 4km por uma estrada de areia fofa, com mochilas nas costas e o sol no coco ou pagar 40 reais pelo frete do trator. Pô, o que são 4km? Vamos a pé, só tem uma ladeirinha que ficará rapidinho para trás. Almoçamos no restaurante do Dan uma comidinha caseira com tempero delicioso e pé na estrada.

Placa informativa entre Boipeba e Moreré, na ilha de Boipeba - BA

Placa informativa entre Boipeba e Moreré, na ilha de Boipeba - BA


Foram pouco mais de 40 minutos caminhando, a ladeira foi subestimada, mas valeu a pena. Agora sim estamos chegando na Boipeba que eu imaginava! Mareré é uma vilazinha de pescadores com apenas 7 pousadas, quase todas à beira da praia, alguns poucos restaurantes e toda a tranqüilidade do mundo!

Praia de Moreré, na ilha de Boipeba - BA

Praia de Moreré, na ilha de Boipeba - BA


A maré estava cheia, chegamos, nos acomodamos na Pousada Mangueira enquanto ela baixava um pouco e fomos caminhar na Praia da Bainema. Uma praia maravilhosa logo ali, passando o mangue, o rio e cruzando por trás do morro onde fica a Fazenda dos Odebrecht. Água quentinha, verdinha, praia comprida com milhares de coqueiros.

Fim de tarde na praia de Bainema, próximo à Moreré, na Ilha de Boipeba - BA

Fim de tarde na praia de Bainema, próximo à Moreré, na Ilha de Boipeba - BA


O Ro foi correr e eu fiquei fazendo meus exercícios na praia, enquanto o sol baixa aos poucos. Um banho de mar e a caminhada de volta, mais tarde trabalho e um lanchinho natureba de pastéis assados de berinjela na Da Luz. Depois de transitarmos entre diferentes mundos, encerramos assim este dia saudável, na nossa redoma do dia, na Boipeba do Moreré.

Pôr-do-sol entre coqueiros da praia de Bainema, próximo à Moreré, na Ilha de Boipeba - BA

Pôr-do-sol entre coqueiros da praia de Bainema, próximo à Moreré, na Ilha de Boipeba - BA

Brasil, Bahia, Moreré (Boipeba), Praia, trilha, Trekking, Valença, Boipeba, Moreré

Veja todas as fotos do dia!

Diz aí se você gostou, diz!

Post anterior A piscina natural em Taipus de Fora, Barra Grande - BA

Península do Maraú

Post seguinte Maré baixa em Moreré, na Ilha de Boipeba - BA

Maré de lua nova

Blog do Rodrigo Fim da caminhada, chegando em Moreré, na ilha de Boipeba - BA

Moreré, Inesquecível

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 17/08/2011 | 11:20 por carlos ribeiro

    Olá, realmente Boipeba é um lugar maravilhoso, com uma atmosfera incrível, belas praias e uma beleza incomparável. Indico as praias de Moreré, Tassimirim e Cueira, esta última com a fantástica barraca do Guido e sua excepcional lagosta.

    Resposta:
    Hummm, delícia! Pena que passamos lá correndo, só vi a cor da lagosta! rsrsrs!

  • 17/12/2010 | 22:18 por Adam

    ola, tudo bem ?

    parabéns pelo blog é ótimo!!

    Desculpe incomodar, estou planejando uma viagem para Boipeba / Moreré . e estou procurando pousadas... gostaria de saber quano pagaram em moreré.. e se a pousada é legal..

    obrigado,

    Adam Tavares

    Resposta:
    Olá Adam!
    A Pousada Mangueira que ficamos lá em Moreré é ótima, café da manhã delicioso e custou em torno de R$ 90,00, o que é um bom preço ali, indico. Os donos são dois ingleses muito simpáticos.
    Obrigada, espero que continue curtindo o blog!
    Bjs
    Ana

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet