0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karen Duarte (03/02)
Adorei o blog! Uma super inspiração pra mim, que estou começando. Se t...
Márcia Ventura (02/02)
Oi bom dia! Adorei o registro mas gostaria de saber se é possível reali...
Michele Dias Lopes (31/01)
Achei tão lindo esse lugar...to marcando com meus amigos de ir em fevere...
samuel baker mororo aragao (30/01)
Os blogs, 1.000 dias, são em tese, não apenas um riquíssimo portfólio...
Elaine (29/01)
Amei suas fotos de Canela e Gramado, vou p lá no mês de março com minh...
Rio Peruaçu, no interior da Caverna Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, próximo à Januária - MG
Difícil encontrar palavras para descrever o lugar que estivemos visitando hoje. O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e, mais especificamente, a Caverna do Janelão, é um lugar sensacional, espetacular, épico, grandioso, hollywwoodiano e sei lá mais o quê...
Observando o interior da Caverna Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, próximo à Januária - MG
O que mais impressiona é a escala da caverna. Com quatro quilômetros de comprimento, quase a metade disso está na parte clara, onde entra a luz do sol, através de gigantescas clarabóias, fruto de desabamentos titânicos. As galerias são extremamente amplas, verdadeiras avenidas, onde é fáci caminhar, sempre próximo ao pequeno rio Peruaçu, que atravessa a caverna de ponta à ponta.
Atravessando a Caverna Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, próximo à Januária - MG
Nós só estivemos na parte clara da caverna, mas a parte escura também tem grandes proporções. Para quem está acostumado com cavernas sabe que, quando não se tem iluminação, uma caverna muito ampla não pode ser realmente admirada. As fracas luzes de nossas lanternas não conseguiriam nos dar a real idéia dos salões. Mas, como a luz do sol entra pelas clarabóias, podemos ver e sentir exatamente a grandiosidade da paisagem, paredes de até 100 metros de altura, formações de mais de 20 metros, inclusive o maior estalagtite do mundo, com 25 metros de comprimento.
Atravessando a Caverna Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, próximo à Januária - MG
Eu já tinha estado em outras cavernas com grandes bocas. Mas, o que chama a atenção nesta é que há uma sequência delas, três ou quatro grandes portões, salões absolutamente gigantescos, clarabóias que fazem as aberturas de outras cavernas parecerem buracos de goteira. Com tanta luz do sol entrando, uma rica vegetação floresceu dentro da caverna, tornando-a uma espécie de caverna verde, o que também a distingue das outras.
Interior da Caverna Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, próximo à Januária - MG
Acompanhados do nosso guia Rosivaldo e do brigadista anti-incêndio designado pelo parque para nos acompanhar, o Reinaldo, nós percorremos os 1,5 km de "caverna clara", ida e volta. Ao final, o queixo já doía de tanta admiração pela mãe-natureza. Um verdadeiro patrimônio brasileiro e mundial encravado em pleno sertão mineiro.
Interior da Caverna Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, próximo à Januária - MG
Mesmo sabendo que esta é a mais famosa das cavernas do parque, é incrível pensar que são mais de 100 cavernas catalogadas numa área tão pequena. O parque está se preparando para receber turistas, com infraestrutura e segurança. A aproximação da Copa do Mundo e do turismo que ela vai trazer serve como uma espécie de ponto de referência para que esteja tudo pronto e que mais e mais pessoas possam aproveitar e admirar este lugar incrível. A preocupação com a segurança não só das pessoas mas principalmente do patrimônio natural, aliado àquela conhecida "eficiência burocrática estatal" tem atrasado o cronograma de abertura do parque mas a Copa irá mudar isso. Na pior das hipóteses, pelo menos essas benesses ela vai nos trazer.
Interior da Caverna Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, próximo à Januária - MG
Perdoem-me se pareço repetitivo, mas faço mais uma homenagem: Viva as Cavernas do Peruaçu!
Interior da Caverna Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, próximo à Januária - MG
Interior da Caverna Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, próximo à Januária - MG
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet