0 Passeando e Planejando - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Passeando e Planejando - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Ubersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jido)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Passeando e Planejando

Brasil, Pará, Belém

A Praça da República e o Teatro da Paz, em Belém - PA

A Praça da República e o Teatro da Paz, em Belém - PA


Nosso dia hoje em Belém foi dividido entre passeios para ver um pouco dessa metrópole, o planejamento dos nossos próximos dias por aqui, em Marajó e no Amapá e tentar colocar tudo isso em prática.

Mercadorias no Mercado Ver-o-Peso, em Belém - PA

Mercadorias no Mercado Ver-o-Peso, em Belém - PA


As balsas com carros entre Belém e Macapá saem às sextas e sábados, então não poderíamos perder essa chance, pois esperar mais uma semana iria nos atrasar muito. Mas nós não poderíamos ir tão rápido, pois não teríamos chance nem de ver Belém nem a Ilha de Marajó. Por isso resolvemos despachar a Fiona e seguir alguns dias depois, para já encontrá-la lá. Isso nos daria o tempo necessário para viajar por dois dias à Marajó. Aliás, como o nosso tempo é exíguo, resolvemos pagar uns reais a mais (não muitos) para voar para Macapá, na madrugada de segunda para terça, ao invés de ficar 24 horas num barco. Para completar, a Fiona já está com sua revisão dos 30 mil km agendada para terça cedo, em Macapá. Na quarta, devemos seguir para Oiapoque, e de lá para as Guianas.

Tudo se vende no Mercado Ver-o-Peso, em Belém - PA

Tudo se vende no Mercado Ver-o-Peso, em Belém - PA


Para colocar tudo isso em prática, então, a primeira tarefa era despachar a Fiona. Passei a manhã toda tentando efetivar isso, mas a cegonheira em que eu iria "encaixar" a Fiona não chegava à Belém, e o tempo ía passando. Acabei desistindo e optando por um lugar na balsa diretamente. Por 800 reais, a Fiona foi embarcada, numa viagem de 30 horas, para Macapá. Na terça, saberemos se deu tudo certo. Até lá, dedos cruzados Quanto à nós, amanhã de madrugada seguimos para Marajó, de onde retornamos na segunda pela manhã para mais um dia em Belém, até embarcarmos de noite para Macapá. Segunda também será o dia de comprar euros e dólares para a temporada guianesa.

Em frente ao 'Mercado de Ferro', no Mercado Ver-o-Peso, em Belém - PA

Em frente ao "Mercado de Ferro", no Mercado Ver-o-Peso, em Belém - PA


Planejamento relatado, falta a parte do turismo! Como eu já sabia que passaria boa parte da manhã no quarto do hotel, por conta da balsa da Fiona, resolvemos ir mais cedo ainda visitar o principal símbolo turístico de Belém, o Mercado Ver-o-Peso. Eram 07:30 da manhã quando lá chegamos, ainda em tempo de ver o mercado ser abastecido com levas e levas de peixes recém chegados dos rios da região. As bancas de peixe ocupam o Mercado de Ferro, área nobre do Ver-o-Peso importada em partes da Inglaterra há mais de cem anos. São as suas torres o símbolo do mercado. À sua volta o mercado se estende em barracas onde se pode ver de tudo, desde frutas, vegetais e artesanato até animais engaiolados e elixires que prometem remediar tudo. Passamos mais de uma hora por ali, fotografando e observando as mercadorias e, principalmente, as pessoas que fazem desse lugar um dos mais vivos do país.

Venda de pescada-amarela no Mercado Ver-o-Peso, em Belém - PA

Venda de pescada-amarela no Mercado Ver-o-Peso, em Belém - PA


Na volta para o hotel, ainda passamos na Igreja das Mercês, uma das mais famosas e antigas da capital. A sessão de turismo só pode ser retomada no intervalo do almoço, quando fomos à Praça da República ver o Teatro da Paz, imponente prédio da época de ouro do ciclo da borracha e que contribuiu para que se apelidasse Belém, com uma certa dose de exagero, de "a Paris dos trópicos".

Igreja das Mercês, em Belém - PA

Igreja das Mercês, em Belém - PA


Eu ainda tive a chance de passar novamente a Estação das Docas, agora de dia, quando voltei do embarque da Fiona. Cada vez mais acho parecido com Puerto Madero e cada vez mais fico admirado com o trabalho realizado. Uma área da cidade que estava jogada às traças revitalizada e transformada em centro comercial, gastronômico e turístico.

Estação das Docas, em Belém - PA

Estação das Docas, em Belém - PA


De noite, de táxi, fomos comer numa área cheia de restaurantes, bem movimentada. Escolhemos o Xícara da Silva, lugar bastante agradável onde jantamos muito bem. Até gostaríamos de esticar a noite, mas o barco para Marajó vai sair às 06:30. Além disso, alguma virose me atacava e não seria muito inteligente eu abusar...

Cupuaçu fresco e de verdade no Mercado Ver-o-Peso, em Belém - PA

Cupuaçu fresco e de verdade no Mercado Ver-o-Peso, em Belém - PA

Brasil, Pará, Belém, Ver o Peso

Veja todas as fotos do dia!

Diz aí se você gostou, diz!

Post anterior Viagem de barca entre Algodoal e Marudá - PA

Chegando em Belém

Post seguinte ferry entre Belém e Marajó - PA

De Cama em Marajó

Blog da Ana Venda de peixe no Mercado Ver-o-Peso, em Belém - PA

Ver o peso

Comentários (0)

Participe da nossa viagem, comente!
Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet