0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuÃna é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB
O Brasil tem um tesouro paleontológico escondido em pleno sertão da ParaÃba. Na verdade, não está escondido não, pois sabe-se muito bem onde é. O problema é outro. Como um bom paÃs de mentalidade quartomundista, esse patrimônio brasileiro e da humanidade está jogado à s traças. Não fosse pelo esforço apaixonado e pessoal de algumas pessoas, certamente o tesouro já estaria destruÃdo.
Visitando o Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB
Nas vizinhanças de Sousa, no extremo oeste paraibano, foram descobertas pegadas em ótimo estado de conservação de dinossauros. Pegadas que variam de 90 a 120 milhões de anos atrás. Fossilizadas na antiga lama do atual Rio do Peixe que na época era bem mais caudaloso do que é hoje.
Pegadas de dinossauros, no Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB
As pegadas foram deixadas por vários tipos de dinossauros, entre eles o herbÃvoro iguanodonte, de quatro toneladas e o carnÃvoro velociraptor, imortalizado nos filmes da série Jurassic Park. Esses dinossauros percorreram e deixaram suas marcas na lama de um rio que secava. Durante perÃodos secos em que a água do rio ficava longe por alguns anos, essa lama endurecia e era coberta por sedimentos. Quando o rio voltava, anos mais tarde, as pegadas já estavam "seguras" abaixo dos sedimentos. Nova lama se formava, o rio se afastava novamente e dava chance para que novas pegadas aparecessem. Deste modo, várias camadas de lama petrificada com pegadas surgiram. Registro mais do que palpável da história destes seres que dominaram a Terra por 150 milhões de anos.
Pegada de dinossauro, no Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB
O agricultor que as descobriu pensou que fossem pegadas de boi e de ema, e assim as batizou. Seus vizinhos logo perceberam que bois e emas não deixam pegadas em pedra e disseram ser pegadas de lobisomem. Apenas 30 anos mais tarde, na década de 20, é que um estudioso as reconheceu como sendo de dinossauros.
Leitos fossilizados de rio no Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB
Hoje, quem toma conta do lugar é o neto do descobridor das pegadas. Uma figuraça, conhecida como o "Velho do Rio". Basta vê-lo para se saber o porquê do apelido. Há diversos rastros de pegadas, alguns entre os mais compridos do mundo! E ainda precisam ser escavados, mas o Ibama quer proteger a mata ciliar?!?
Réplicas de dinossauros no Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB
O abandono da área é flagrante. Dizem que agora a Petrobrás vai patrocinar algum parque no local. Só podemos ficar na torcida para que isso ocorra. Se estivéssemos na Europa ou EUA, redomas de vidro protegeriam as pegadas, centenas de pessoas visitariam o local diariamente e audiovisuais bem projetados enriqueceriam em muito a visita. Quem sabe num futuro próximo?
Pegadas de dinossauros, no Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB
Aqui, mais uma vez, fica claro a pequeneza da nossa supersônica passagem pela Terra. Quando falo em "nossa", não estou me referindo aos ridÃculos 70-80 anos de nossas vidas. Falo dos igualmente ridÃculos 200 mil anos que a raça humana circula por aÃ. Para mim, que vim da Capivara onde falávamos de 20, 30 mil anos, é de se perder o fôlego ao imaginar 100 milhões de anos... Tudo aqui, no nosso quintal!
olá, sou orientadora Educacional do MunicÃpio de Desterro-PB,gostaria de saber o que precisa para agendar uma visita com algumas turmas de alunos do municÃpio? umas 30 pessoas.
Quais os dias de visitação do parque? A partir de que horas até que horas?
E MUITO LEGAL E EDUCATIVO E EU ANNA ARIEL E MEU IRMÃO ALAN GOSTAMOS MUITO.
Resposta:
Oi Anna Ariel
Que bom que vcs gostaram!
Para nós, foi muito legar ter estado lá e escrito os posts!
Abs
Muito bom, parabéns! Para visitar esse local paga alguma coisa?
Resposta:
Oi Tereza
Tem de pagar sim. Não me lembro o valo, mas não é caro não! Preço muito justo!
Abs
Muito bom !
Resposta:
Oi Claudinha
Que bom que vc gostou! Infelizmente, esse lugar ainda é completamente dsconhecido dos brasileiros, apesar do potencial. Triste também ver a falta de infraestrutura.
Enfim, adoramos ter estado lá e poder mostrá-lo na internet
Um abraço
muito ruim tem q falar mais do assunto abordado fica a dica
Resposta:
Oi Laisa
Se quiser saber mais do assunto, seria melhor procurar uma enciclopédia, e não um blog de viagens, certo? De qualquer maneira, vou tentar melhorar da próxima vez...
Um abraço e obrigado pela dica
Nossa é bem resumido.
Eu consegui fazer uma pesquisa com essas informações.
Resposta:
Oi kaikai
Que bom que te ajudou!
Abs
moro em Fortaleza Ceara e gostaria muito de conhecer o local. É necessario agendar visita? existem pousadas proximas? Existem outras atrações proximas do local?
Resposta:
Olá Jacqueline
Não é preciso agenda a visita não. Há hotéis simples na cidade logo ao lado do Vale dos Dinossauros. Não sei o que vc considera "próximo", mas é possÃvel fazer um roteiro de Fortaleza até lá passando por várias outras belezas do sertão!
Um abs
Olá, sou biólogo moro no rio de janeiro, e quero parabenizá-lo pela viagem e pela imensa felicidade de ter conhecido um lugar como este em nosso paÃs, espero um dia conhecer também, pois sou fascinado por dinossaurus.
Resposta:
Olá Welder
Pois é, um lugar tão incrÃvel e ainda tão pouco conhecido dos brasileiros. Se fosse nos EUA ou Europa, já tinha virado parquet nacional e centro de estudos!
Ainda tem muita coisa para ser explorada por lá, mas por falta de verbas, está tudo parado, infelizmente.
Também sou fascinado por dinossauros e adorei ter estado lá.
Um abraço
muy interesanti
Resposta:
Pois é!
Dinossauros em pleno sertão paraibano! Pena que o parque não tenha mais recursos pois certamente ainda há muito para se descobrir por lá.
Abraços
ONDE FICA ESTE PARQUE???
COMO FASSO PRA CONHECER????
Resposta:
Oi Joseane
Este parque fica em Souza, no interior da ParaÃba
Para conhecer, se vc mora perto, basta ir lá. A visita dura cerca de uma hora. Par quem mora mais longe, acho que só vale a pena se combinar essa visita com outras atrações também no sertão, como a cidade de Triunfo ou o P.N do Catimbau, em Pernambuco, ou a região do Pai Mateus, também na ParaÃba
Um abraço
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet