0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Água limpa e cheia de vida no naufrágio Artemides, em Salvador - BA
Hoje fomos ver Salvador de outro ângulo: de dentro da baía, acima e abaixo d'água. Salvador é a capital dos naufrágios no Brasil, a visibilidade pode chegar a mais de trinta metros e as oportunidades de mergulho por aqui são infindáveis! Além disso, aqui foi o local do primeiro mergulho da Ana, do seu batismo, então tínhamos de ir para a água.
Mergulho no naufrágio Artemides, em Salvador - BA
Mergulhamos com a Dive Bahia, estrategicamente instalada no Porto da Barra, já ao lado de vários dos naufrágios. São quase oitenta deles catalogados por aqui, vinte bastante "frequentados". Aparentemente, é só a ponta do iceberg. Afinal, há relatos de que, durante a guerra entre portugueses e holandeses, houve dias mais "acalorados" em que mais de cinquenta navios foram afundados em apenas uma batalha!
Parada de segurança, ao final do mergulho no Artemides, em Salvador - BA
Fomos guiados pelo simpático e eficiente Gianpaolo, dono da Dive Bahia, por um cargueiro grego afundado no início dos anos 80. Com seus mais de 150 metros, é o maior naufrágio mergulhável descoberto nas águas brasileiras. Visibildade fantástica e uma vida riquíssima, além do visual daquele enorme navio afundado fizeram desse mergulho um dos melhores que tivemos aqui no Brasil. A profundidade varia dos 26 aos 10 metros, fazendo desse um mergulho bem tranquilo. Principalmente com uma visibilidade beirando os 30 metros. Como se diz entre mergulhadores, a água estava roxa!
Final de mergulho, ao lado do Farol da Barra, em Salvador - BA
O Gianpaolo nos explicou que Salvador está muito próximo da beirada da plataforma continental, algumas poucas milhas apenas, com suas águas oceânicas e correntes marítmas cheias de vida. O movimento das marés faz com que, todos os dias, essa água "lave" a Baía de Todos os Santos, trilhões de litros de água entrando e sando, renovando e almentando a vida local e mantendo a água muito limpa, principalmente no verão, fazendo a alegria dos mergulhadores.
Foto da turma após mergulho em Salvador - BA
Campo de Polo Aquático armado em praia em Salvador - BA
A água é tão lmpa que, na volta, chegando à Praia do Porto da Barra, lotada num domingão, a água continuava cristalina, um convite ao mergulho. Ao mergulho e ao polo aquático também! Pois é, pela primeira vez uma partida de polo aquático do campeonato nacional estava sendo realizado no mar. Muito legal! Quem sabe, uma maneira de popularizar este esporte no Brasil?
Com a Mônica, Wilson e Livia em Salvador - BA
Depois do maravilhoso mergulho, deixamos nossas coisas secando na Dive Bahia e fomos encontrar a Mônica, a Lívia e o Wilson (namorado da Livia) na marina, para almoçar com vista para a baía. Num calor como o de hoje, não poderia haver melhor lugar para almoçar...
Fiona no Terreiro de Jesus, em Salvador - BA
Depois do almoço e após pegarmos nosso material de mergulho, fomos passear no centro de carro, com a Mônica. Foi ótimo! Ela foi nos dando uma aula sobre as construções a praças que passávamos. Completamente diferente do dia em que eu e a Ana fizemos tudo à pé, mas sem ela como guia. Terminamos o tour na Praça Castro Alves, admirando o pôr-do-sol na baía. Na minha memória, só aquela confusão que vejo pela TV do carnaval nesta praça. Hoje, ao contrário, a paz reinava absoluta, magnífico fim de tarde.
Com a Mônica na Praça Castro Alves, em Salvador - BA
Dali seguimos para ver uma peça de teatro numa antiga igreja, a Barroquinha, bem ao lado da praça. Três atrizes, duas delas reconhecemos da série e filme "Ó pai, ó!". Muito boa mesmo. Quase fui levado para o meio do palco no meio da peça, mas percebendo meu olhar desesperado, a atriz que veio me puxar resolveu levar outro. Ufa! hehehe. A peça era sobre a lei Maria da Penha, que trata da violência contra a mulher.
Peça de teatro em Salvador - BA
Amanhã, é dia de banho na Fiona e de darmos uma volta pelo Recôncavo Baiano.
Praça Castro Alves, em Salvador - BA
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet