1
Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy Buddyshavy
Buddyshavy (27/09)
Buddyshavy (30/08)
Buddyshavy (14/07)
Buddyshavy (27/06)
Buddyshavy (11/06)
Visitando a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, fronteira de Brasil e Paraguai
Saímos correndo do Parque Nacional do Iguaçu para chegar à tempo em Itaipu, onde tínhamos reservas para a visita especial à usina, visitando sua parte externa e também o interior de parte de suas instalações. Depois das cataratas essa é, sem dúvida, a maior atração turística de Foz do Iguaçu. E não é para menos, pois estamos falando da maior usina hidroelétrica do mundo em geração de energia, um verdadeiro símbolo da engenhosidade humana na sua luta em controlar as forças da natureza em benefício próprio.
Painel informativo sobre as maiores usinas do mundo, na Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, fronteira de Brasil e Paraguai
A usina foi projetada e construída nas décadas de 70 e 80, portanto há mais de 30 anos. Desde então, ela vem fornecendo uma enorme parte da energia que o Brasil precisa para funcionar e crescer. Mas, se sua construção fosse hoje, tenho sérias dúvidas se ela seria mesmo construída, pelo menos com o porte que tem. Naquela época, os ambientalistas não tinham a força que tem hoje e a balança sempre pendia mais para o desenvolvimentismo do que para o preservacionismo. Hoje parece ser o contrário e projetos como o de Belo Monte, no rio Xingu, que já foi bastante diminuído desde sua concepção original, ainda enfrentam enormes dificuldades para sair do papel.
A represa vista do alto da barragem da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, fronteira de Brasil e Paraguai
É uma discussão com muitos bons argumentos dos dois lados, sem que haja um lado "certo". O fato é que, apesar da energia hidroelétrica ser a mais limpa de todas, a construção de uma grande usina e de sua represa tem grandes consequências ambientais. Um antigo ecossistema é destruído, mas será substutído por outro, que pode ser igualmente sadio. Ao mesmo tempo, o país cresce, a população cresce, e mais energia é necessária. Se vier da queima de carvão, os efeitos serão ainda mais danosos. Qual caminho seguir?
Torres levam a energia produzida pela Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, fronteira de Brasil e Paraguai
Enfim, a discussão é boa mas Itaipu está aí, um verdadeiro colosso que domou as águas do rio Paraná e produz, sozinha, 95% da energia que o Paraguai consome e 16% da energia que o Brasil necessita. Tudo ali é enorme, mega, gigantesco. Por cada uma de suas turbinas passa metade da água de todas as cataratas do rio Iguaçu, em sua vazão média. E são vinte dessas turbinas! A quantidade de concreto usado em sua construção também impressiona: um sem número de Maracanãs jogados ali, alturas equivalentes à Torre Eiffel, material equivalente a uma estrada de muitas pistas entre Moscou e Lisboa, são várias as formas de tentar mostrar como tudo é gigantesco.
Entrando nas instalações da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, fronteira de Brasil e Paraguai
E realmente é. Quando conseguimos chegar perto das estruturas, damos conta de como somos minúsculos, parecemos perdidos naquele mundo de uma antiga série americana, Terra de Gigantes. Para quem faz a visita especial, como nós fizemos, o interior da usina também é mostrado, as gigantescas galerias e corredores por onde passaram milhares de trabalhadores e máquinas gigantescas As menores peças do maquinário de cada turbina pesam dezenas de toneladas, como o eixo que nos mostraram rodando, gerando energia ali, nos nossos olhos, capaz de iluminar uma cidade com 2 milhões de habitantes. Impressionante!
Passando por cima das gigantescas turbinas da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, fronteira de Brasil e Paraguai
Enfim, é uma visita que vale muito à pena, não só pela grandiosidade a que ficamos expostos, mas também pela discussão que levanta, fazendo-nos pensar sobre os prós e contras das grandes obras que estão umbilicalmente ligadas ao desenvolvimento da humanidade.
Grande explosão para a construção da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, fronteira de Brasil e Paraguai
Estou fascinada por essa expedição... Vou acompanhá-los virtualmente e espiritualmente. Se puder, posta algumas fotos da Lua.
Boa viagem!
Resposta:
Oi Luciana
Legal que vc está gostando! Acompanhe sim e comente sempre que puder! Adoramos receber comentários!!!
Fotos da lua? Pois é, a lua está cheia e linda. Mas, nesses últimos dias, o tempo fechou e ela está atrás das nuvens...
Assim que tivermos chance, vamos fotografar sim
Abs
Atualizações diárias por favor.......
Fiquei fascinada com o projeto de vocês, já li quase tudo do blog e gostaria de acompanhá-los agora, pelos post!
Parabéns.
Resposta:
Oi Érica!
Tendo acesso à internet, as atuaçizações serão sempre diárias! Essa é a idéia!
Ja leu quase todo o blog? Vc viu que já tem mais de 500 posts? Tem o blog da Ana tb, com outros 500 posts. Eu, particularmente, prefiro os posts dela, hehehe
Bjs e valeu pelo incentivo
Oi Ana e Rodrigo eu gostaria de mandar um email para vcs.desde já agradeço e continuem nos brindando com estas imagens maravilhosas.Lurdes
Resposta:
Olá Lurdes
Nosso email é contato@1000dias.com, ou rodrigo@1000dias.com ou ana@1000dias.com
Vamos continuar com as fotos, tentando melhorar a cada dia!
Abs e aguardamos seu email
Blog da Ana
Blog da Rodrigo
Vídeos
Esportes
Soy Loco
A Viagem
Parceiros
Contato
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)