0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
A Ruta 40, na região de El Bolsón, na patagônia argentina
Ontem, dia 9, voamos de Curitiba para Bariloche com uma rápida parada em Buenos Aires. Nem saímos do aeroporto. Em Bariloche, no estacionamento do próprio aeroporto nos esperava a Fiona. Com carro próprio e já na nossa terceira chegada à cidade em menos de 10 dias, foi como chegar em casa. Já sabemos os caminhos, já conhecemos os hotéis e restaurantes, até já conhecemos algumas pessoas.
As paisagens maravilhosas da patagônia andina argentina, na Ruta 40, região de El Bolsón
Voltamos para o mesmo hotel da primeira vez e o jantar, para celebrar o início da nossa longa jornada rumo ao sul do continente, foi um delicioso fondue. São especialistas nisso por aqui. Hoje de manhã, antes de pegarmos estrada, foi a vez de ir fazer câmbio nas ruas. Também já estou ficando craque nessa atividade. Em todas as cidades grandes ou turísticas do país a gente encontra no centro os “arbolitos”, nome carinhoso dado aos cambistas. Ficam parados em frente às casas de câmbio ou bancos e não são incomodados pela polícia, desde que não falem alto nas ruas. Quando demonstramos interesse, eles nos levam para dentro de uma loja e fazemos o câmbio. A taxa atual chega perto dos 14 pesos por dólar, praticamente o dobro da taxa oficial. Aqui em Bariloche, eles já estão acostumados em fazer câmbio para brasileiros e já falam até em português conosco. Eu troquei a quantidade que imagino que vamos usar até chegarmos à próxima cidade grande e pronto, não faltava mais nada para pegarmos estrada.
As paisagens maravilhosas da patagônia andina argentina, na Ruta 40, região de El Bolsón
Nosso rumo agora é o sul. Vamos descer a famosa ruta 40, a estrada que vai de norte ao sul do país sempre ao lado dos Andes, sendo considerada uma das mais cênicas do continente. Daqui para o norte, ela é toda asfaltada. Mas para o sul, com muito menos movimento, ainda há longos trechos de rípio. Aos poucos, está sendo tudo asfaltado e não duvido que em poucos anos seja possível cruzar toda a patagônia andina sem poeira.
Serão mais de 2.500 km até Ushuaia, no sul da Terra do Fogo. Mas não vamos diretamente. A primeira parada, onde dormiremos por uns dias, será El Bolsón, uma espécie de prima alternativa de Bariloche. De lá para a belíssima El Chaltén, passando no caminho por mais cidades de colonização galesa e também pela inacreditável Cueva de Las Manos. Em El Chaltén deveremos passar alguns dias explorando o parque que há por lá, muitas caminhadas no cardápio. Depois, El Calafate, onde está o mais famoso glaciar das Américas, o Perito Moreno.
As paisagens maravilhosas da patagônia andina argentina, na Ruta 40, região de El Bolsón
Para seguir ainda mais ao sul ao lado dos Andes, só do lado chileno. E é para lá que seguiremos, justo naquele que é considerado o mais belo Parque Nacional desse lado do mundo, o Torres del Paine. Finalmente, ainda do lado chileno, vamos até Punta Arenas de onde, de balsa, poderemos cruzar para a Terra do Fogo. Daí para Ushuaia será um pulinho e aí sim teremos levado a Fiona até a ponta sul do continente. Desde que saímos do Alaska, lá na outra ponta, terão sido 15 meses muito bem vividos!
A Ruta 40, na região de El Bolsón, na patagônia argentina
Bom, é isso então, belos planos para o próximo mês! É mais uma corrida se iniciando, pois temos de estar em Santiago no final de Janeiro, de onde voaremos outra vez para o Brasil, agora para o aniversário da minha mãe. Temos, então, cerca de 50 dias para chegarmos à Ushuaia e retornarmos à Santiago, subindo todo o Chile pela famosa Carretera Austral, forte concorrente da ruta 40 na competição de estrada mais bela da América do Sul. Daqui a dois meses poderemos dar o nosso veredicto!
Chegando em El Bolsón, na Argentina
Enfim, toda grande jornada começa com o primeiro passo. E o nosso foi dirigir de Bariloche a El Bolsón. Esse pequeno trecho já é mais do que o suficiente para entender a fama que a ruta 40 tem. A Carretera Austral vai ter de se esforçar!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet