0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Caminhando para o Bairro da Penha, em Guayaquil, no Equador
A cidade de Guayaquil, com cerca de 2 milhões de habitantes, é a maior do país, superando inclusive a capital Quito. É também o principal centro econômico do Equador, sede das maiores empresas e bancos. Essa condição vem sendo desafiada aos poucos pela capital, principalmente pelas riquezas advindas da exploração de petróleo, centradas no norte do país. Guayaquil, no sul, cidade localizada às margens do caudaloso rio Guaya, sempre teve suaa economia ligada ao porto, o maior do país, por onde passam boa parte das exportações e importações do Equador.
O enorme rio Guaya, em Guayaquil, no Equador
No passado, essa importância atraía a atenção dos piratas e corsários que por diversas vezes atacaram a cidade, chegando a saqueá-la e incendiá-la. Um vez, em 1687, sequestraram vários figurões da cidade, além de suas mulheres mais bonitas. Enquanto esperavam pelo pagamento do resgate, refestelaram-se nas pobres mulheres e várias delas foram devolvidas "en avanzado estado de embarazo". Essa geração que nasceu desse infeliz incidente recebeu o nome de "piratillos".
Visitando a Plaza Bolívar e suas iguanas, em Guayaquil - Equador
As famosas iguanas da Plaza Bolívar, em Guayaquil - Equador
Para mim, o nome de Guayaquil sempre estará associado à nossa história da natação. Afinal, foi aqui que, em 1983, nos jogos Panamericanos, Ricardo Prado fez história ao vencer os 400 medley e, de quebra, bater o recorde mundial da prova. Em tempos do nosso super Cielo, que na época nem era nascido, pouca gente se lembra disso. Era um tempo mais heróico onde puro talento e força de vontade compensavam a total falta de estrutura desse esporte no nosso país. Minha homenagem ao Prado por aquela alegria tão distante de que nunca mais esqueci.
Loja de sanduíches e vitaminas em Guayaquil, no Equador
Nós, muito bem localizados perto da Plaza Bolívar, começamos nosso dia caminhando pelo centro, pela praça das Iguanas, pela praça central e pelo agitado centro financeiro da cidade. Nas ruas, várias semelhanças com cidades brasileiras, inclusive com suculentas casas de sucos naturais, uma das coisas que mais sinto falta do nosso país.
As escadarias com degraus numerados no Bairro da Penha, em Guayaquil, no Equador. São 450 degraus até o topo!
Subindo as escadarias da Penha, em Guayaquil, no Equador
Depois, repetimos nosso roteiro de ontem à noite e caminhamos pelo Malecon 2000, a orla revitalizada da cidade, até o bairro da Penha, um morro cheio de casas coloridas e com uma escadaria com mais de 400 degraus que nos levam até uma igreja e farol lá encima, de onde se tem uma bela vista da cidade e do rio. É legal comparar a vista que temos hoje com uma foto transformada em painel do ano de 1887, mostrando a Guayaquil daquela época.
No alto do morro da Penha, em Guayaquil, no Equador
Experimentando a cerveja equatoriana em restaurante do Malecon 2000, em Guayaquil, no Equador
No caminho de volta, uma deliciosa parada num dos restaurantes no bosque do Malecon 2000 e, depois, já era tempo de pegar a Fiona e partir em viagem. Não sem antes passarmos na Plaza Bolívar uma última vez para nos despedirmos das iguanas. Depois, foram muitos quilômetros até o litoral do país e, de lá, para o norte, até a pequena cidade de Montañita, uma das mais famosas praias do Equador. Aqui nos instalamos numa pousadinha em frente à praia, mas longe do burburinho do centro, cheio de restaurantes e bares mais barulhentos. Estamos à uma praia de distância de lá, o que nos garante noites tranquilas mas, ao mesmo tempo, nos deixa a menos de 10 min de agradável caminhada pela areia da praia para os restaurantes e baladas. Aqui vamos passar os próximos dois dias, bastante tempo para relaxar, trabalhar um pouquinho, correr na praia e nadar no mar. Era tudo o que estávamos precisando!
As famosas iguanas da Plaza Bolívar, em Guayaquil - Equador
Moro em Cuiabá MT e pretendo, junto com minha esposa fazer uma temporada de praia em Guayaquil.
Queremos saber qual a melhor época do ano para a temporada de praia.
Resposta:
Oi Ademar
A própria cidade de Guayaquil não tem praias. É o principal porto do Equador, localizada em um rio não muito longe de sua foz.
Mas não muito longe da cidade está Montañitas, um povoado a beira mar que é uma delícia. A melhor época (mais sol e menos chuva) vai de Agosto a Novembro. A temperatura é agradável todo o ano.
Espero ter podido ajudar
Abs
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet