0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Encontro com os viajantes argentinos dos projetos Travesia Wawamericu e Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México
Quando começamos a cogitar em fazer essa longa viagem, há cerca de quatro anos, e iniciamos seu planejamento, uma das primeiras coisas que fiz foi procurar, na internet, outras pessoas que também fizessem viagens parecidas. Procura daqui, olha dali, fomos encontrando outros viajantes, seus relatos e fotos. Não demorou muito para ver que, em realidade, tem bastante gente fazendo isso, embora sejam poucos os brasileiros. Em matéria de longas viagens de carro intercontinentais, nossos hermanos nos dão de dez à zero.
Encontro com os viajantes argentinos dos projetos Travesia Wawamericu e Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México
Muitos desses viajantes que encontramos ainda estavam em plena viagem e passamos a segui-los por internet. Aqueles com textos mais interessantes e inteligentes eram os que mais prendiam nossa atenção. Entre eles, se destacaram duas expedições, dois casais viajando pelo mundo em seus veículos. Um deles era brasileiro! O simpática casal carioca do Viagens Maneiras, que rodou boa parte do mundo em companhia de seu cachorro destrambelhado, um simpático labrador negro chamado Tapa. A bordo do Farofamovel, uma Hilux parecida com a Fiona, eles cruzaram a América do Sul, Estados Unidos, Europa, Marrocos, Turquia, Irã e Rússia, até Vladivostock. Quando iniciamos nossa própria viagem, eles ainda estavam na estrada e eu tinha o sonho de conseguir cruzar com eles em algum lugar. Infelizmente, os caminhos eram outros e isso não aconteceu. Mas serei eternamente grato pelo tanto que aprendi com suas aventuras, narradas de forma inteligente e divertida em seu site.
O Jorge e a Maria Belen, do Travesia Wawamericu, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México
O outro casal é argentino, mas também com raízes espanholas. O Pablo e a Anna, do 4x4x4, estão rodando o mundo há mais de 10 anos! Não continuamente. De tempos em tempos, deixam o carro estacionado em algum lugar e passam um tempo trabalhando, para fazer dinheiro. Seus textos são muito inteligentes e foram quem me inspiraram a escrever textos mais longos e completos, ao invés de manter apenas uma página de facebook ou coisa parecida. Também eles sempre sonhei em encontrar na estrada e aqui, entre Tulum e Playa del Carmen, isso quase aconteceu.
O valente Renault do Travesia Wawamericu, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México
Por internet, descobrimos que estávamos bem perto um dos outros. Mas eles já estavam de partida, voando para Buenos Aires para uma temporada por lá. Chegamos a rodar por Tulum, onde havia chegado há poucas horas, procurando seu carro, mas não encontramos. Fica para a próxima, quem sabe... Não foi dessa vez que os encontramos, mas o destino nos reservava encontros com outras expedições, argentinas também.
O valente Renault do Travesia Wawamericu, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México
O Pablo e a Anna vinham de Playa del Carmen, onde estavam reunidos com esses outros dois casais de argentinos, que também chegaram aqui de carro. As duas expedições estão passando um tempo maior nessa cidade, trabalhando também. Trocamos informações por internet e fomos lá, visitá-los. Dessa vez, com endereço em mãos, não houve chance de desencontro e, de longe, já avistamos os carros dos “viajeros”.
O Maxi e a Marianela, da expedição Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México
Estacionados quase lado à lado, lá estavam o pequeno e valente Renault (o Flecha Negra!) do Travesia Wawamericu e o jipe do Latinoamerica Sonrie. Encontramo-nos os seis, para uma deliciosa sessão de fotos e troca de ideias e experiências. Foi muito legal!
O jipe do Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México
Para começar, já tiramos o chapéu para eles, que chegaram até aqui nesses carros menores e mais antigos. De Fiona, é fácil! Mas, com paciência, chegaram. O casal do Wawamericu, a Maria Belen e o Jorge, viajam fazendo apresentação de fantoches para crianças. O cenário é o próprio e simpático carro. Não cobram nada por isso, mas acabam recebendo doações ou acomodações em diversos lugares. Ver um vídeo de suas apresentações e da cara de felicidade das crianças é emocionante. Que lindo trabalho, fazem!
Com o Maxi, a Marianela e o cachorrinho equatoriano da expedição Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México
Já o Maxi e a Marianela são dentistas. Como o nome do projeto deles indica, viajam fazendo um trabalho de educação preventiva na sua área, ensinado crianças e comunidades carentes a como tratar dos dentes, ajudando a todos a ter um sorriso mais sadio e bonito. Viajam juntos com um simpático cachorrinho que recolheram no Equador, onde era muito mal tratado. Muito legais!
Com o Maxi e a Marianela, da expedição Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México
Apesar de dois projetos tão bonitos, nos chamou a atenção o tanto de dificuldades que encontraram nas fronteiras e também na Bolívia, para poder abastecer seus carros. Os donos de postos simplesmente se recusavam a vender gasolina para eles. Brasileiros realmente viajam menos que argentinos mas, temos notado, somos mais populares. Ou é o sorriso da Ana que abre tantas portas? Pelo menos até hoje, sempre fomos muito bem tratados, incluindo os postos bolivianos. Mas, vamos ver, ainda tem o caminho de volta. Aparentemente, o maior problema é na região de La paz, aonde ainda vamos passar. Mas, estou desviando do assunto. O que queria dizer é que adoramos encontrar esses nossos novos amigos, gente que largou tudo para viver um sonho. E, no caso deles, junto com a realização do sonho, ainda ajudam e divertem pessoas espalhadas pelo nosso continente. Inspirador!
Os carros das expedições argentinas em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México
Amigos! Espero que la ruta haga que nuestros caminos se crucen en algún punto de Sudamérica. Seguro que así será! Buen viaje y abrazo desde Buenos Aires, recién llegados....!
Resposta:
Olá Pablo
Para nós, seria uma grande honra encontrar vocês, grandes inspiradores! Como você mesmo disse, ainda temos tempo para isso, nessa nossa querida América do Sul.
Antes do final da nossa viagem, ainda passaremos em Buenos Aires, cidade que adoro!
Um grande abraço, aqui do lago Izabal, na Guatemala
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet