0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuÃna é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Com a Andrea e o Pablo, casal chileno em viagem pela América do Sul (em Ubajara - CE)
Depois do dia "extra" em Jeri, hoje até a "voz" concordava que era chegada a hora de pegar estrada novamente. Logo de manhã cedo fui ao estacionamento buscar a Fiona. Empacotamos e deixamos para trás mais uma cidade, um dos mais famosos e belos pontos turÃsticos de nossa costa.
Fiona na Lagoa Azul, em Jericoacoara - CE
O objetivo era a Serra do Ibiapaba, bem perto da fronteira com o PiauÃ, e o Parque Nacional de Ubajara. Mas antes, um útimo gostinho da região de Jericoacoara: a Lagoa Azul. No caminho de chegada, tÃnhamos passado na outra lagoa famosa daqui, a ParaÃso. Nada mais justo que na saÃda, passássemos na Lagoa Azul. Por coincidência, o tempo estava nublado nos dois dias, o que não favorece muito a cor das duas lagoas.
Nadando na Lagoa Azul, em Jericoacoara - CE
Lá chegando, estacionamos a Fiona no meio dos bugues e resolvemos economizar 2 reais do transporte até uma pequena ilha onde a água da lagoa é ainda mais bonita. Combinei com a Ana que eu iria nadando e ela voltaria nadando, enquanto o outro levava a bolsa com a máquina. É claro que estou brincando! Não foi essa valiosa economia que nos moveu, mas o prazer de nadar 150 metros nessa linda lagoa. O sol até apareceu para que tirássemos umas fotos legais!
Restaurante na Lagoa Azul, em Jericoacoara - CE
Lá na ilha (que na verdade era uma penÃnsula), um restaurante com mesas dentro d'água, areias brancas, água cristalina, visão paradisÃaca. Só não tÃnhamos tempo e dinheiro para o peixe. Estamos meio apertados de cash pela falta de bancos. Aqui no nordeste, fora das capitais, o Bradesco (e o BB, claro!), dá de 10 x 0 nos nossos bancos.
Lagoa Azul, em Jericoacoara - CE
Sol e chuva na Lagoa Azul, em Jericoacoara - CE
Depois desse último refresco na água doce, abandonamos a costa rumo à serra novamente. Contrariando o GPS que nos mandava por um caminho muito mais longo, seguimos diretamente para a Serra do Ibiapaba. Aos meus olhos mineiros, a visão das montanhas no horizonte são sempre um colÃrio. Logo já as estávamos subindo, uma enorme chapada que divide o Ceará do PiauÃ.
Casario antigo em Viçosa do Ceará - CE
Passamos primeiro pela histórica cidade de Viçosa do Ceará. "Viçosa"? Opa! Olha o sangue mineiro grintando novamente, hehehe! Aqui, no inÃcio do séc XVII andaram dois jesuÃtas catequizando muitas tribos. Numa delas, foram tratados como deuses. Desse jeito, o trabalho deles foi bastante facilitado. Mas a sorte de um deles não durou muito. Enquanto o outro, mais feizardo, estava em outra região, uma tribo rival e sanguinária atacou a tal tribo de novos crentes. Massacre total! E não acharam nada melhor do que trucidar o tal "deus" da tribo rival. Não teve conversa ou catequização que o salvasse, o pobre jesuÃta virou picadinho. Hoje, no local do morticÃnio, existe uma bela igreja. Ela e um casario antigo e muito bem conservado são as atrações da cidade. Junto com uma rampa de asa delta para os afortunados poderem voar sobre o sertão, centenas de metros na planÃcie abaixo.
Igreja matriz em Viçosa do Ceará - CE
De lá, meio comovidos com o destino do jesuÃta, seguimos para Ubajara, onde está um Parque Nacional com o mesmo nome. Fomos diretamente para o parque, na esperança de aproveitar o restinho do dia por lá. Não adiantou, porque estava fechando bem naquela hora. Bem, não adiantou para entrar no parque, mas nos propiciou um encontro muito legal!
A Fiona encontra uma "prima" chilena em Ubajara - CE
Ali no estacionamento tinha uma "Fiona" estacionada. "Fiona" é como chamamos, carinhosamente, os raros carros parecidos com o nosso, a Fiona original. São as Hilux com a traseira fechada, com capota. Essa, além de tudo, tinha um grande adesivo "America Sin Fronteras". Não pensamos duas vezes: estacionamos a nossa Fiona do lado dessa e já fomos logo puxando papo. Ali estava um casal chileno, o Pablo e a Andrea. Eles estão percorrendo a América do Sul há sete meses, já dirigiram 35 mil quilômetros, passando por Chile, BolÃvia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e agora, Brasil. Vão viajar por um ano.
Com a Andrea e o Pablo, casal chileno em viagem pela América do Sul (em Ubajara - CE)
Foi empatia total. Conversamos longamente e combinamos de nos encontrar amanhã, para visitar o parque juntos. Eles são mais "roots" que a gente e dormem no próprio carro. Irão dormir no estacionamento do parque, enquanto eu e a Ana fomos para o SÃtio do Alemão, a pousada mais "tradicional" das redondezas.
No mirante do SÃtio do Alemão, em Ubajara - CE
É de uma alemão que se apaixonou pela região há 30 anos, comprou um sÃtio com vistas espetaculares do sertão lá embaixo e montou uns chalés bem simples por lá. Estive hospedado aqui há exatos onze anos e fiz questão de voltar. O belo mirante e o pão e geléias caseiras do café da manhã me trouxeram de volta. Além do dono, o simpático Herbert, amante de viagens e conhecedor do mundo inteiro.
No mirante do SÃtio do Alemão, em Ubajara - CE
Sol quase se pondo, ainda deu tempo de eu levar a Ana no mirante, dentro da propriedade. Mesmo tendo passado por Quixadá e Guaramiranga, ainda nos é muito estranho ver essas paisagens de serra, muito verde e umidade e nos imaginar no Ceará. Pois é... é o Ceará mesmo! Lindo! E surpreendente! Amanhã será nosso último dia por aqui e temos muito para ver. Tenho certeza que será um grande dia!
Vista do mirante do SÃtio do ALemão, em Ubajara - CE
oba cara gosto muito de ver seu trabalho.sempre cuando posso veijo. ok legal..
Resposta:
Oi Nasion
Legal que goste! Para nós, é um estÃmulo a mais para continuarmos a escrever!
Um abraço
Oi Ro e Ana,
Saudades de voces...Parecem estarem sempre com a energia renovada neste Brazil adentro..O Maranhao parece incrivel!!! so tive pportunidade de passar um final de semana em Sao Luiz e gostei muito.Adoraria conhecer os lencois e Alcantara...
Eu e pedro e Bebel estamos pensando em passar o Carnaval naquele parque perto de Juiz de Fora..Nao consegui achar no arquivo de voces..voces recomendam a pousada que ficaram?? Sera que no carnaval o parque estarå
muito cheio??? Tentarei o Skype esta noite ..que, sabe nos falamos! Beijos
Iris
Resposta:
Nós tb temos muita saudade! Sempre imaginamos como seria se vcs nos visitassem...
Lençóis e Alcântara valem muito a pena. Tenho certeza que vc adoraria!
O nome do parque é Ibitipoca. É muito legal. Fica perto de Lima Duarte, região de Juiz de Fora. No carnaval, tudo enche, até Ibitipoca. Mas, certamente é mais vazio do que as cidades no litoral. Mas as pousadas devem ficar concorridas. Não lembro do nome da nossa, mas em Conceição de Ibitipoca, a cidadezinha na beira do parque, tem várias pousadas (e restaurantes) charmosos. No google vc acha...
Quem sabe conseguimos conversar em Belém, quando a internet vai ser melhor. Aliás, Belém me lembra muito vc!!!!
Bjs
Hola Rodrigo!, jejeje, nosotros también nos sorprendimos al ver una camio parecida a la de nosotros!, ahànos dimos cuenta que no somos los unicos locos dando vueltas por el continente!, saludos!
Resposta:
Olá, Pablo e Andrea.
O que será que nos tira do conforto e segurança dos nossos lares para sairmos pelo continente afora? Será para ver paisagens como Ubajara e conhecer pessoas como vocês? Siiiiiim! São encontros assim que fazem a viagem vale mais a pena!
Um grande abraço
Que máximo, vocês encontrem um casal um pouco menos louco do que vocês hehehehe.
Adorei !!!
Beijos
Resposta:
Nós tb adoramos! Ainda mais com o espÃrito que eles tem. Serviu de estÃmulo para que continuemos nossa jornada pelo continente. Não somos os únicos loucos por aÃ, hehehe
Beijos!
Rodrigo, material para livros é o que não falta mesmo. Além do belo material, seria uma grande ajuda para os aventureiros iniciantes. Abs
Resposta:
Oi Tatiana
A nossa intenção é fazer mesmo. Depois da viagem, com calma, vamos organizar! Enquanto não sai, pelo menos os blogs e o site estão aÃ!
Abs
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet