0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuÃna é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Mapa de Saba com as principais vilas, estradas e caminhos
A ilha de Saba não é um paÃs independente. Há alguns anos, junto com outras ilhas holandesas do Caribe, houve um referendo para decidir se a ilha coninuaria ligada à Holanda. Algumas das ilhas preferiram a independência, mas Saba preferiu manter o status quo. É por isso que a maior montanha da Holanda fica por aqui, o Mt. Sceney, com 877 metros.
Aeroporto de Saba e a estrada que nos leva para o alto da ilha
Com meros 13 km2 (metade da área de Fernando de Noronha!), a ilha tem origem vulcânica e é muito montanhosa e escarpada. Tanto que a construção do aeroporto e da única estrada da ilha são considerados feitos da engenharia. Não há praias na ilha e, até por isso, quase não há navios-cruzeiro para cá. Apenas um ou outro, de pequeno porte. As grandes atrações da ilha são os mergulhos e as muitas possibilidades de trekking, por entre vales e montanhas.
Vista do nosso primeiro hotel em Windwardside, principal cidade em Saba - Caribe
A população da ilha é de 2 mil habitantes, sendo 300 deles estudantes de uma escola de medicina. A capital é The Bottom, onde ficam os prédios governamentais, mas a principal cidade de Saba, onde ficam todos os turistas é Windwardside. Bem no alto de uma montanha, o mar lá embaixo, não temos a sensação de estarmos no Caribe, mas num paÃs montanhoso, tipo Andorra, na Europa. Todo mundo fala inglês e a moeda oficial é o dólar.
Conferindo as medidas de Nitrox antes do primeiro mergulho em Saba - Caribe
Quando chegamos na ilha, a nossa primeira opção de hospedagem era o Momo Cottages. Mas estava lotado e só conseguimos vaga a partir do dia seguinte. Assim, nossa primeira noite foi no Scout's Place, mais confortável e caro. Além de hotel, eles também são operadores de mergulho e aproveitamos para fechar um pacote de três dias de mergulho.. E assim, logo cedo, após um café da manhã com uma vista maravilhosa, já estávamos indo em direção ao pequeno porto da ilha, no fim da estrada que começa no aeroporto.
Preparação para o primeiro mergulho na costa de Saba - Caribe
O dorminhoco tubarão-lixa no mergulho em Third Encounter, na costa de Saba - Caribe
Os dois mergulhos foram excepcionais!. No primeiro, mais profundo, visitamos o que eles chamam de "The Neddle" (a agulha), uma incrÃvel formação rochosa que nasce a 50 metros de profundidade e tem 25 metros de altura, com um diâmetro de uns 5 metros. Como isso se forma, não tenho a menor idéia! Só sei que ela está toda incrustada de corais e é um polo de atração de peixes. Vimos vários tubarões-lixa, uma espécie amistosa e dorminhoca que sempre acha alguma toca e fica lá, deitadão.
Enormes barracudas nos acompanham durante a parada de segurança no primeiro mergulho na costa de Saba - Caribe
Outro grande peixe que encontramos foram as barracudas. Sempre curiosas, ficam nos acompanhando mas, se a gente chegar perto demais, mostram os dentes bem ameaçadores.
Uma anêmona durante nosso segundo mergulho na costa de Saba - Caribe
Peixe colorido em uma reentrância no coral de Tent Reef, na costa de Saba - Caribe
No segundo mergulho, já mais raso, fomos a um jardim de corais cheio de tocas e grutas. Como é mais raso, tudo fica mais colorido. Muito legal! Até uma linda arraia chita apareceu para nos dar as boas vindas.
Uma bela arraia xita durante o mergulho em Tent Reef, na costa de Saba - Caribe
Explrando pequenas grutas e passagens durante mergulho em Tent Reef, na costa de Saba - Caribe
No fim do mergulho, fomos nos instalar no novo hotel, o El Momo. E no fim da tarde, ainda conseguimos fazer um pequeno trekking, subindo uma montanha ao lado do Mt. Scenery. Com o sol de pondo, vistas lindas sobre a ilha e o mar ao seu redor, inclusive das ilhas vizinhas, Sint Eustatius e St. Kitts.
No alto do monte Maskaroni, nosso primeiro trekking em Saba - Caribe
De noite, ainda tivemos o pique de ir num karaokê, programa semanal da ilha, lá no restaurante do Scout's Place, sempre muito concorrido. De lá esticamos para um barzinho/boate onde, pela primeira vez por aqui, parecia estarmos no Caribe, pela quantidade de rastas.
No alto do monte Maskaroni, nosso primeiro trekking em Saba - Caribe
Eram quase três quando conseguimos nos recolher. Não sobrou muito tempo para dormir já que, amanhã cedo, tem mais mergulhos...
O belo jardim de corais na parte mais rasa de Tent Reef, na costa de Saba - Caribe
As fotos subaquáticas ficaram excelentes. Atrevo-me a dizer que são das melhores, até à data, nesta vossa epopeia.
Gostei de "conhecer" Saba. Pequenina, mas charmosa.
Resposta:
Oi Paulo
Saba é um mundo à parte, dentro do Caribe. Terra de montanhas, e não de praias!
As fotos subaquáticas, bema, vamos ganhando prática, rsrs!
Um abraço
Show de bola!!! De carro na Guiana...hehehe eu e meu namorido saimos de carro do Brasil pela BolÃvia e agora estamos no Panamá. Boa Viagem!
Beijos
www.expedicaobrasilcristalino.blogspot.com
Resposta:
Oi Lilian!!!
Vc viu a minha resposta no outro comentário de vcs? Estamos acompanhando a viagem de vcs também. Espero que dê tudo certo aà na América Central. Ainda vamos chegar aÃ! Vai postando as dicas, hein?
Um beijo para vc e um abraço para o namorido!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet