0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
São inúmeras cachoeiras em torno de São Tomé, o Vale das Borboletas, Cachoeira do Flávio, Véu da Noiva, Eubiose, entre outras. Todas deliciosas e muito disputadas no verão e feriados.
Arraial de Sobradinho em São Thomé das Letras - MG
Tivemos a grande sorte de chegar aqui em uma das semanas mais frias do ano, então como o tempo não está nos ajudando, decidimos explorar um arraial próximo, conhecido como Sobradinho. Bairro distante do município de São Tomé das Letras, Sobradinho fica a uns 10 km em direção à cidade de Luminárias. No caminho para lá passamos pela Cachoeira da Lua e pela Cidade das Estrelas, comunidade alternativa que recebe visitantes em suas pousadas para vivências, meditações, etc.
Poço Esmeralda em São Thomé das Letras - MG
Interior da gruta de Sobradinho em São Thomé das Letras - MG
Nosso destino era conhecer a Gruta e Cachoeira de Sobradinho, Gruta do Labirinto e Poço Esmeralda. As grutas são caminhos abertos pela água em meio à pedra São Tomé, pequenas e relativamente estreitas, são um exemplo de como realmente estamos em cima de um belo queijo suíço, cheio de túneis e cavernas que desconhecemos, por não encontrarmos entradas ou saídas.
Entrada da gruta de Sobradinho em São Thomé das Letras - MG
Saída gruta de Sobradinho em São Thomé das Letras - MG
O Poço Esmeralda é um lago no meio de uma pedreira desativada. Parece que onde a mineradora tentou cavar encontrou esta água límpida e gelada, que forma a lagoa de coloração esmeralda, pois são vários poços formados na área de extração. No caminho entre eles passamos pelo bairro, que dizem ser parecido com São Tomé há 20 anos, pequeno, tranquilo, quase difícil de imaginar.
Poço Esmeralda em São Thomé das Letras - MG
No caminho de volta paramos na cachoeira da Lua, tomamos uma cervejinha olhando a vida e a boiada passar.
Cachoeira da Lua em São Thomé das Letras - MG
Gado no meio da estrada em São Thomé das Letras - MG
Dia dos namorados, à noite fomos comemorar no restaurante de nossa mais nova amiga, a Lei, dona do restaurante Massaroca. Conhecemos Lei em Carrancas, na sua filial, e demos carona para ela até aqui. A Lei chegou a São Tomé há 27 anos e viu toda a mudança que a cidade sofreu. Ela organizou um jantar de dia dos namorados delicioso, com direito a DJ, drink afrodisíaco, decoração especial e tudo! Uma delícia!
Depois fomos dar uma volta, congelando com o vento e o frio que devia estar perto de 0°C. Artistas independentes tocavam no Espaço Dois, abaixo de um dos céus mais estrelados que vimos na viagem. Depois de vários “toca Rauuuul” e uma ajuda básica como socorrista no bar, já era hora de irmos dormir. É, pelo menos à noite São Tomé continua “quase” a mesma.
Com “H” ou sem “H”?
Vocês devem ter percebido que o Rodrigo escreve São Tomé sempre com “H” e eu sem “H”. Até agora não conseguimos descobrir qual é a forma correta de escrever o nome da cidade. Em placas do Governo Estadual está escrita sem, São Tomé das Letras, porém em algumas placas turísticas municipais encontramos “São Thomé das Letras”. Enfim, eu que gosto do mais simples e brasileiro possível mantenho sem. O Ro acha que fica mais charmoso escrever com, então fica ao gosto do freguês.
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmente o bairro do Sobradinho, oferecem atrativos incríveis. Meu nome é Adi Barbosa e sou ADM do Portal São Thomé. Peço a gentileza de fazer referência do Portal de Turismo dedicado a cidade. Obrigado e sejam bem-vindos em outra oportunidade. Abraço para a Lei em Carrancas. Massaroca é show na comida.
ola; estou vendendo um terreno 30 X 40 metros em area preservadissima em sobradinho - acima da gruta - caso vc se interesse ou tenha amigos, agradeço a indicação. O VALOR 90.000 REAIS- documentação ok- sou professor paulista e resido na regiao desde 1992. estou no fb como marco abadon.
Bom dia,
Gostei muito das fotos, já fui em São Tome a muitos anos, estou pretendendo voltar agora. e um lugar muito bonito.
Olá!
Estive há poucos dias em São Tomé das Letras. Não deu tempo para ir a Sobradinho.
Adorei estas fotos. Posso copiá-las e postar?
Abraços!
Pupi
Oi Ana! Estou impressionada com o blog! Tem tudo que eu precisava! Vou fazer uma viagem agora em março de 2013 com meu namorado! Vamos sair de São Paulo com destino em São João Del Rei, que é a cidade onde ele nasceu! Mas queríamos aproveitar e conhecer algumas maravilhas desse sul de Minas! Eu tinha decidido ir primeiro em Carrancas, depois SJ Del Rei e por fim e Aiuruca! São apenas 8 dias de viagem e gostaria de saber o que você aconselharia! Um beijão! E desde já obrigada!
Resposta:
Olá Rafaelle! O seu roteiro está ótimo para os 8 dias que tem, inclui cachoeiras (muitas em Carrancas), mais cachoeiras paisagens lindíssimas, trilhas e um lado zen lá em Aiuruoca e a parte histórica de São João Del Rei. Não deixe de passar um dia em Tiradentes, pertinho de São João del Rei, menorzinha, cheia de artesanatos bacanas e uma graça! Em outros roteiros por estes lados inclua também Ibitipoca. Aproveite e volte aqui para nos contar como foi a viagem! Beijos!
Lua de Mel foi ótima. Tem até foto do nosso carro alugado com adesivo do 1000dias.com, hehe.
Mando logo.
Ana
Nao corrija. Quem diz que cadastro do IBGE e o que decide!!! No Brasil, deve ser sem H!!!! Bjs Lina
Resposta:
É Lina, eu fiquei na dúvida mesmo. Quem decide esse tipo de coisa? Se for quem funda a cidade deve ser com H, pois foi em 1785! Poderíamos perguntar ao Capitão João Francisco Junqueira que ergueu a capela que originou o povoado, que tal?
Beijos!
Valeu Ricardo!!!
hehehe
E aí, que tal a lua de mel e a vida de casado?
Ana, é São Thomé com H. Consultei o cadastro oficial do IBGE :-)
Agora aguente o Rodrigo, hehehehe.
Resposta:
Aguente o Rodrigo mesmo! hahahaha! Agora vou ter que corrigir os meus posts e me render!
Manda notícias do casório, fotos da lua de mel e beijos Karina. -)
Beijos!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet