1
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
1400 dias de estrada e muita história para contar! Por mais que tentemos...
New Orleans, ou NOLA para os íntimos, é a cidade dos sonhos para qualqu...
Todos nós conhecemos as imagens do Grand Canyon, uma das 7 maravilhas na...
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Tartaruga amedrontada se encolhe, na Ilha de Santa Cruz, em Galápagos
“Good morning ladies and gentleman! This is your wake up call. Now it´s 6:45 in the morning and it´s time to wake up. Today is your first beautiful day in the Paradise Island!”
Ainda não sabíamos, mas este seria o nosso despertador pelos próximos 7 dias. O simpaticíssimo Capitán Victor usava o sistema de áudio do barco para os principais anúncios e todos os dias nos acordava com uma música diferente esta simpática chamada.
Chegando à Ilha de Santa Cruz, em Galápagos
Durante a noite o barco fez a sua primeira viagem, de San Cristóbal até o Canal de Itabaca, entre as ilhas de Baltra e Santa Cruz, ilha mais populosa do arquipélago. Galápagos é uma província do Equador e possui em torno de 24 mil habitantes. A 1000km do continente, o arquipélago é formado por 58 ilhas, das quais apenas 4 são habitadas.
Exibir mapa ampliado
Habitadas por seres humanos, vamos deixar claro. Pois as Ilhas Galápagos possuem uma imensa biodiversidade e uma fauna endêmica muito peculiar, incluindo as ilustres e gigantescas tartarugas de Galápagos.
Junto com as tartarugas gigantes de Galápagos, na Ilha de Santa Cruz
O principal lugar para visitá-las é um rancho dentro da área do Parque Nacional de Galápagos. Elas são imensas, podem medir até 1,80m e pesar até 255kg! As tartarugas são herbívoras e vivem enfiadas nos lamaçais da parte alta da ilha, onde o clima é mais ameno. Já da estrada, de dentro do ônibus, podíamos avistá-las enormes no meio da vegetação.
Tartaruga gigante busca alimento na Ilha de Santa Cruz, em Galápagos
Esta espécie de tartaruga está dividida em 11 subtipos e sua população não ultrapassa 15 mil indivíduos. Esta variedade morfológica foi notada por Darwin na sua passagem pelas ilhas em 1835, e por isso as lindas tortugas foram argumento da sua teoria da evolução das espécies.
Grupo de tartarugas gigantes chafurda na lama na Ilha de Santa Cruz, em Galápagos
Estima-se que sua população antes da colonização era em torno de 250 mil, porém elas foram parte do cardápio de piratas, navegadores, colonizadores e inclusive moradores até pouco tempo, estando hoje ameaçadas de extinção.
A mais bela das tartarugas gigantes em foto tradicional na Ilha de Santa Cruz, em Galápagos
Além do rancho, nosso tour por Santa Cruz incluiu uma passagem pelos imensos túneis de lava, caminhos abertos na rocha pela lava vulcânica. Estes túneis foram encontrados pois o teto de um destes túneis desabou com o peso de uma vaca que pastava pela região, dando acesso à essa imensa caverna impressionante!
Túnel feito pela lava na Ilha de Santa Cruz, em Galápagos
Ainda conhecendo um pouco da geologia da ilha, passamos pelos “Gemelos”, dois antigos caldeirões de lava, hoje parecidos com imensas crateras com um micro-clima próprio, muito verde e uma flora especial.
Os "Gemelos", antigas caldeiras de lava na Ilha de Santa Cruz, em Galápagos
Este é o único dia em que teremos um desembarque terrestre. Novas regras do parque: barco de mergulho pode fazer apenas um desembarque terrestre, 3 mergulhos por dia e nenhum noturno. Então não vamos perder tempo, aos mergulhos!
Voltando para nosso barco após visita à Ilha de Santa Cruz, em Galápagos
Nossos primeiros mergulhos oficiais do live aboard aconteceram na Ilha de Santiago em um ponto chamado “Cousin Rock”.
Nossa guia Glenda nos explica o próximo mergulho, em Isla Santiago, em Galápagos (foto de Maria Edwards)
Foram dois mergulhos com a profundidade variando entre 18 e 26m, temperatura 20°C para já ir nos acostumando com o frio que vem pela frente. A visibilidade mais uma vez nos deixou na mão, 7 a 10m.
Estrela-do-mar em mergulho em Santiago, em Galápagos (foto de Hnning Abheiden)
Confesso que não era bem o que estávamos esperando do mergulho aqui. Mas a vida marinha abundante não nos deixa perder a viagem, leões marinhos, várias tartarugas, barracudas, estrelas do mar belíssimas, cardumes de peixe anjo (King Angel Fish), papagaios e até um peixe escorpião.
Tartaruga em mergulho em Santiago, em Galápagos (foto de Hnning Abheiden)
Dois leões marinhos curiosos com a nossa presença em Cousin Rock, na Isla Santiago - Galápagos
Dia super produtivo e cansativo. O melhor de tudo é sair do mergulho, tomar uma ducha quentinha e ter um jantar delicioso nos esperando! Detalhe: cada noite um grupo é convidado a sentar-se na mesa com o capitán! Ontem a noite fomos nós, boa comida e ótima conversa para matarmos muitas curiosidades sobre as ilhas, a rotina da equipe e os nossos próximos dias “in the Paradise Island!”
Todos jantando no salão das refeições do nosso barco, ao largo da Ilha de Santiago, em Galápagos
Olá Ana e Ro ,que linda e emocionante viagem.Um abraço Lurdes
Resposta:
Olá Lurdes! Espero te ver sempre aqui conosco! Beijos!
Ana e Rodrigo,
Tenho acompanhado a viagem de vcs e estão de parabéns !
Também acompanhei vcs no Globo Repórter.
Resposta:
Olá Stenio! Bem vindo aos 1000dias! Ainda temos mta estrada e histórias pela frente! Beijos
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet