0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
MaurÃcio Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Caminhando na praia de La Serena, no Chile
La Serena é um dos principais balneários de veraneio da costa chilena, o segundo maior destino turÃstico do paÃs entre os nacionais, ao lado de ValparaÃso e Viña del Mar. Uma cidade horizontal com não mais que 130 mil habitantes espalhada pelo litoral e há poucos quilômetros da zona da pré-cordilheira chilena, com vales verdejantes, plantações de frutas, vinhas e uma das principais zonas pisqueras do Chile.
O farol da cidade de La Serena, no Chile
Fundada em 1544 seu centro histórico ainda possui as casas no estilo colonial, ao redor da Plaza de Armas, porém grande parte da cidade antiga foi destruÃda por ataques piratas e por um grande terremoto em 1730. A maioria das atividades acabam se concentrando perto da Avenida Costanera, repleta de restaurantes à beira mar, chalés e hotéis, além de grandes edifÃcios residenciais que emprestam ares modernos à cidade.
Reencontro com o Oceano PacÃfico na cidade de La Serena, no Chile
Vista de Coquimbo e de La Serena, do alto da cruz do Milênio, no Chile
No canto direito da praia está o Farol de La Serena que marca o inÃcio das longas praias banhadas pelo pacÃfico. No canto esquerdo o limite com o municÃpio de Coquimbo, com seu porto artesanal de pescadores à beira do morro de ladeiras boemias de paralelepÃpedo. Recentemente o mesmo morro se tornou a casa para a curiosa e imponente Cruz del Tercer Milênio.
A gigantesca Cruz do Milênio, em La Serena, no Chile
Comemorando os 2 mil anos do nascimento de Cristo, Coquimbo arquitetou esta cruz gigante, com 93m de altura e 40m de largura. A Cruz del Milenio não é apenas um sÃmbolo católico da santÃssima trindade, mas um belo mirante para toda a região de La Serena até a praia de Totoralillo, no sul, passando por El Barrio Inglês, La Herradura, o porto e as praias do sul. A cruz conta com uma ampla capela na sua base, um museu com peças doadas pelo Papa João Paulo II e nos braços um corredor com bustos de todos os papas deste milênio, faltando apenas o novo Papa Francisco.
O mar de La Serena, no Chile. Ao fundo, a Cruz do Milênio
A bela capela sob a Cruz do Milênio, em La Serena, no Chile
El Faro Monumental de la Serena foi o nosso ponto de partida na visita à cidade. Numa tarde ensolarada e de ventos frescos na beira do mar caminhamos pela praia, e não conseguimos reunir coragem para entrar na água. Almoçamos com vista para o mar de uma culinária fusion dos Andes e do Pacifico, risoto de quinua com tilápia, fetuccine com côngrio ao molho de cogumelos, simplesmente maravilhoso.
Observando o farol de La Serena, no Chile
Restaurante do nosso delicioso almoço em frente à praia de La Serena, no Chile
O pôr do sol foi na praia de Totoralillo, depois da visita à Cruz del Milenio. Totoralillo é uma praia tranquila, com uma pequena penÃnsula de areia que adentra o mar onde aparentemente funciona um club de praia no verão, e um bar que estava fechado na parte esquerda da praia.
A pequen a pacata praia de Totoralillo, na região de La Serena, no Chile
Paramos por uma hora para caminhar, meditar e ver o sol se pôr no pacÃfico. Quando retornamos à Fiona a encontramos assim.
Depois de alguns poucos minutos na praia, a desagradável surpresa, ao reencontrar a Fiona com os vidros arrombados, em Totoralillo, na região de La Serena, no Chile
Depois de alguns poucos minutos na praia, a desagradável surpresa, ao reencontrar a Fiona com os vidros arrombados, em Totoralillo, na região de La Serena, no Chile
Depois de alguns poucos minutos na praia, a desagradável surpresa, ao reencontrar a Fiona com os vidros arrombados, em Totoralillo, na região de La Serena, no Chile
Eles agiram rapidamente, nos primeiros 20 minutos que chegamos, já que testemunhas afirmaram que a viram arrombada quando chegaram 30 minutos antes. Eu tenho quase certeza que sei quem foram os ladrões, que estavam saindo quando chegamos... Triste, de certa forma decepcionante... Foi a primeira vez nestes 3 anos e meio que fomos roubados e justo no paÃs que todos pensamos ser um dos mais desenvolvidos aqui na América do Sul. Eles levaram 3 mochilas e uma bolsa que continham 2 câmeras digitais (seca e molhada) e algumas fotos que não havÃamos copiado. Em uma das mochilas estavam diferentes acessórios eletrônicos, cabos, carregadores, computadores de mergulho e a nossa câmera subaquática. Na minha mochila cargueira de 80 litros, vários equipamentos de camping, 2 sacos de dormir, colchão de ar, máscaras de mergulho e acessórios. Na minha bolsa badulaques femininos e o pior, a minha carteira com dinheiro e documentos brasileiros, casacos, tênis... e por aà vai a lista... Duro é saber que eles não vão conseguir vender essas coisas pela metade do preço que elas valem e nós teremos que comprar tudo novamente pelo dobro!
Admirando a praia de Totoralillo, na região de La Serena, no Chile
Mas sempre gostamos de ver o lado bom das coisas! Tivemos muita sorte de ter tirado várias das bagagens que quase nunca tiramos da parte de trás da Fiona, as deixamos junto com os nossos computadores no hotel, além de termos levado os nossos passaportes e a principal câmera fotográfica conosco para a praia. Apesar da tristeza e do choque em encontrar a Fiona nestas condições, o mais importante de tudo é que nós estamos bem! Agora é praticar o desapego, repor os equipamentos que precisamos e seguir em frente!
Admirando o pôr-do-sol na praia de Totoralillo, na região de La Serena, no Chile
O dia seguinte passamos arrumando os vidros em uma vidraçaria especializada que se compadeceu da nossa situação de viajantes brazucas tão longe de casa e conseguiu acelerar o corte especial do vidro da caçamba e deixa-la pronta no mesmo dia.
A Fiona já está de vidros novos, colocados em vidraçaria em La Serena, no Chile
A grande surpresa que tivemos neste dia foi descobrir que um amigo viajante argentino, Maxi, que acompanhamos por internet e encontramos lá em Playa del Carmen no México, está aqui, em La Serena! Maxi e Marianela são do projeto Latino America SonrÃe (veja mais neste post) e eles já terminaram, voltaram para San Juan na Argentina e estão vivendo as novas aventuras depois da viagem, organizando a vida e esperando a chegada da primeira filha, Alegra! Mari está na Argentina e já temos certo que iremos encontra-los passando por San Juan, mas pudemos adiantar os muitos assuntos com Maxi, que teve uma surpresa quando chegamos no seu endereço em La Serena. E a nossa passagem por aqui que terminaria triste pelo roubo logo teve uma reviravolta feliz pelo reencontro com o amigo, que amanhã nos acompanhará no passeio aos verdes Vales de Elqui e a zona pisqueira do Chile.
Até s pelicano admira o fantástico pôr-do-sol na praia de Totoralillo, na região de La Serena, no Chile
Ola amigos,sou de Araras SP e estou com planos de mudança para La Serena,seu blog esta muito bem montado e muito bem escrito,tens alguma dica a mais para me passar...Desde de já grato
Resposta:
Oi Paulo! La Serena é um balneário de férias bem badalado pelos argentinos e peruanos, mas o mais bacana é que está perto dos Andes, da Zona Pisquera do Chile e não muito longe de Santiago. Resumindo, você poderá aproveitar muito toda a região, além dos restaurantes gostosos da beira mar. Aproveite e mande notÃcias! Abs!
Meus lamentos pelo episodio desagradavel!! Ja fui furtada e sei como é ruim a sensação, mas tambem aprendi que bens materiais sao extremamente renovaveis, ao contrario dos nossos entes queridos que foram poupados!!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet