0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Desfile de "carnaval" nas festas de independência de Cartagena, na Colômbia
As festas novembrinas marcam as comemorações da Independência de Cartagena. São 5 dias de pura rumba, as festas mais esperadas do ano, como o carnaval no Brasil. Cada dia de festa é marcado por uma programação especial.
Desfile de "carnaval" nas festas de independência de Cartagena, na Colômbia
O primeiro dia é marcado pelas festas populares, com apresentações de cada comunidade, organizada pelas escolas e instituições comunitárias. Todas as crianças e jovens fantasiados, em coreografias lindas e bem ensaiadas, representando temas escolhidos pelo grupo e por sua região.
Desfile de "carnaval" nas festas de independência de Cartagena, na Colômbia
O segundo dia é conhecido como a Batalha de Flores. Durante a tarde toda a Av. Santander, que fica entre o mar e as muralhas da cidade antiga, recebe milhares de curiosos, pessoas que querem conhecer as Reinas (rainhas ou misses) de cada estado, e fazer aqui a sua escolha para a próxima Reina de Colômbia que os representará no Miss Universo.
Desfile de "carnaval" nas festas de independência de Cartagena, na Colômbia
É um grande desfile e uma das festas mais bonitas. As ruas do centro ficam lotadas de locais e turistas em festa, jogando espuma, tinta, água, farinha e o que mais tiverem à mão, em todos os transeuntes. Eu fui um dos alvos preferenciais dos sprays de espumas, pelo menos o cheirinho dele é bom! Rsrs!
Desfile de "carnaval" nas festas de independência de Cartagena, na Colômbia
O terceiro dia de festa é quando acontece a eleição da Rainha de Cartagena. Um desfile parecido com o nacional, porém menor e com as rainhas de cada bairro. Caminhamos pela Plaza San Domingo e pelas estreitas ruas do centro antigo, dançando, conhecendo e fotografando o que podíamos com a nossa camerazinha menor. A bebedeira, a espuma e a multidão não são amigas dos fotógrafos... por isso deixamos as fotos oficiais da cidade para depois.
Pracinha no interior da cidade mudada, em Cartagena, na Colômbia
Em todos os cantos do centro histórico encontravam-se barzinhos, bailes e muita festa! Encontramos até um bloco de carnaval, perfeito! Já estávamos indo embora quando vimos um bar, La Esquina San Diegana, próxima a Plaza San Diego. Um bar minúsculo, cheeeeio de gente! Um bar sem um turista e cheio de famílias, jovens, tiozinhos, tiazinhas e vovozinhos com aquela salsa mais raiz impossível. Salsa, rumba, cumbia, merengue e toda a sorte de músicas latinas.
Arriscando passos de salsa no bar Esquina Sandiegana, na cidade murada de Cartagena, na Colômbia (foto de Christian Mendoza)
Finalmente encontramos um bar latino autêntico, original, sem maquiagens e conceitos... ele é o que é, feito pelo povo, para o povo. Alegria e a rumba explodindo, e é claro que quando eu entrei no bar percebi uns olhares daqueles que dizem “o que esta gringa está fazendo aqui?!” Mas não me encolhi. Salsa no pé, águila na mão e rumbora! Depois de muitas espumadas, o Rodrigo começou a conversar com dois amigos que estavam no canto e puxaram papo em inglês.
Com nossos amigos colombianos no bar Esquina Sandiegana, na cidade murada de Cartagena, na Colômbia (foto de Christian Mendoza)
Elith é colombiano e mora em NY e Chris é aqui de Cartagena. Elith é um mestre em danças latinas, dom natural. Ele me tirou para dançar e me ensinou todos os ritmos, uma aula por música. Este bar era tudo o que eu sempre sonhei, ainda com um professor de dança? Incrível!
Bailando salsa com o Elith no bar Esquina Sandiegana, na cidade murada de Cartagena, na Colômbia (foto de Christian Mendoza)
O quarto e o quinto dia de festa o povo já não agüenta mais, então tudo já parecem um pouco mais tranquilo. Aí vem o dia da ballenata, passeio de barcos com as rainhas pela baía e a noite um baile especial.
Desfile entre os muros de Cartagena e o mar, na Colômbia
No quinto dia é feita a eleição e a definição da grande vencedora e enquanto as rainhas estão sendo julgadas no centro de convenções, cada bairro faz o seu próprio carnaval. O mais conhecido é o de La Popa, bairro no pé do morro onde está o convento. Dizem que é lotado, uma loucura! A esta altura nós já não tínhamos mais pique algum, até que festamos bastante para quem nem imaginava chegar em Cartagena nas maiores festas do ano!
Desfile de "carnaval" nas festas de independência de Cartagena, na Colômbia
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet