0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Rua em Ouro Preto - MG
Acordamos em Mariana, nos despedimos da Cris, nossa anfitriã na Pousada da Serrinha e seguimos para Ouro Preto, seguindo a Estrada Real. Nós dois já conhecemos a cidade, mas não poderíamos deixar de registrá-la nos 1000dias.
Pousada da Serrinha, em Mariana - MG, com a Cris
Um dia de muita caminhada pelas ladeiras de calçamento pé de moleque, viajando no tempo em que Vila Rica era uma das cidades mais ricas do mundo. A corrida pelo ouro, sem a estrutura necessária para alimentar todos os bandeirantes e escravos que migraram para a região, fez com que pessoas morressem de fome com os bolsos cheios de ouro. No início do ciclo do ouro este lugar era uma terra sem lei, todos se matavam pelo melhor veio de ouro. Aos poucos a Coroa Portuguesa começou a organizar a situação, cobrando altos impostos sobre a produção de ouro de Vila Rica e região.
Visão do centro histórico de Ouro Preto - MG
O escoamento deste ouro se fazia através de um caminho oficializado pela coroa, a Estrada Real. Qualquer ser que resolvesse boicotar a coroa, tentando utilizar outra estrada seria punido duramente. Este caminho seguia de Ouro Preto a Paraty, sendo conhecido como Caminho Velho. Aos poucos a cidade foi crescendo e intelectuais, donos de terras e comerciantes começaram a se reunir para discutir suas idéias libertárias e democráticas, inclusive contra a taxação abusiva feita pela coroa. Coincidência ou não a Inconfidência Mineira ocorreu na mesma época da Revolução Francesa, quando o iluminismo predominava na Europa. Com toda a sua riqueza Vila Rica passou a ser exigida como um grande centro a também seguir os costumes europeus desde as vestes, liceus, faculdades até os restaurantes, eventos sociais e artísticos. O Museu da Inconfidência conta toda esta história, expondo os utensílios, móveis, obras de arte, altares barrocos e inclusive os rejeitos dos inconfidentes mortos na época.
O Museu da Inconfidência, antiga cadeia, em Ouro Preto - MG
Continuamos caminhando pela cidade, conhecendo suas igrejas e becos, passando pela região das repúblicas até encontrarmos um restaurante para almoçarmos já no meio da tarde. Este lugar vale o passeio, o restaurante “O Passo” está muito bem localizado, com um ambiente delicioso, varanda com vista para a vila e o vale e de quebra possui uma cozinha maravilhosa! Ponto obrigatório para um bom garfo.
As famosas "repúblicas" de Ouro Preto - MG
Ainda nos roteiros da Estrada Real, pegamos um atalho entre o Caminho Novo e o Caminho Velho, por Queluzito, Casa Grande e Lagoa Dourada, rumo a Tiradentes. A cidade foi escolhida por artistas, poetas e pessoas que buscavam uma alternativa aos grandes centros como novo lar. Esta semana aconteceu o famoso Festival Gastronômico, onde chefs renomados nacional e internacionalmente vêm à cidade demonstrar suas iguarias. Tiradentes possui este nome em homenagem ao mártir da Inconfidência, embora sua única ligação com o herói seja uma fazenda próxima onde ele teria nascido. Amanhã vamos conferir de perto que histórias Tiradentes tem a nos contar.
Hei Ro
Se eu soubesse que essa viagem pelo solo mineiro
fosse tão mimuciosa e tão maravilhosa, com certeza
eu teria odo junto.Fiquei com medo que fosse só
banhos de cschoeira , desbravamento de cavernas
com morcegos e subidas interminàveis de monta-
nhas, que por motivo de força "menor"não conse-
guiria acompanhar, mesmo com você carregando a
minha mochila!Parbens!Beijos e que os Anjos os
Acompanhem!
Resposta:
Olá Dona Helen!
Que saudades estamos sentindo da Sra! Com certeza a nossa viagem em MG seria muito mais rica com a sua companhia! Mas ainda temos muitos lugares para passar nestes 1000dias e estamos esperando a Sra nos encontrar!
Estamos sempre pensando em vocês!
Saudades,
Bjs
Ana
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet