0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Saindo da Gruta das Rãs, em Aurora do Tocantins - TO
Aurora do Tocantins é uma cidadezinha que possui em torno de 3.500 habitantes. Seu principal atrativo turístico é o Rio Azuis, conhecido como “menor rio do mundo”, mas hoje comprovadamente, o menor rio do Brasil, com 143m, por onde passamos ontem. Aurora recebeu este nome porque a região é circundada por cordilheiras, causando o aparecimento do sol mais tarde.
Gruta do Sabiá, em Aurora do Tocantins - TO
Lá mesmo o pessoal da região comentou conosco que o município possuía muitas cavernas, a maioria delas ainda em processo de mapeamento e topografia, quase desconhecidas pelos eco-turistas. É claro que não poderíamos perder.
Explorando a Gruta do Sabiá, em Aurora do Tocantins - TO
Fomos conversar com o responsável pelas prospecções de cavernas, o Anselmo. Sergipano, já viajou o mundo, morou em Brasília e veio para aqui em Aurora justamente pela paixão que tem pelas cavernas. Espeleólogo e artista plástico ele faz uma pesquisa de cores das cavernas e aplica os novos conhecimentos em seus quadros onde representa as cores das cavernas e os seus guardiões.
Formação na Gruta do Sabiá, em Aurora do Tocantins - TO
Tudo isso, porém é apenas o seu hobbie, pois no momento ele também atua como Secretário do Meio Ambiente da cidade, desenvolvendo o turismo e trabalhando para a conscientização da preservação deste patrimônio natural até então desconhecido pelos moradores da região. Quando Anselmo chegou ali viu pela geografia que poderia encontrar algo novo, assuntou e aos poucos os moradores e fazendeiros começaram a apontar a ele os buracos que conheciam.
Explorando a Gruta das Rãs, em Aurora do Tocantins - TO
“A região é cheia de buracos, mas ninguém tinha coragem de entrar neles.”, então Anselmo entrou. Hoje ele nos apresentou dois dos seus xodós, a Gruta do Sabiá e a Gruta das Rãs. Cavernas secas, abafadas e de formação muito lenta. O calcário precisa da ajuda da água para trabalhar as formações como estalagmites e estalactites, portanto apenas no período chuvoso, que vai de outubro a março, é que se pode ver o gotejamento dentro da caverna.
Entrada da Gruta do Sabiá, em Aurora do Tocantins - TO
A Gruta do Sabiá tem um acesso super fácil e dentro de um terreno particular onde Anselmo está montando um centro de pesquisas. São diversos salões, mas a maioria deles com acessos estreitos e quebra-corpos mais complicados. Para entrar no salão da Cidade Branca, por exemplo, é preciso um bocado de flexibilidade e nem pense em entrar lá se você tem qualquer tipo de claustrofobia, pois os espaços diminutos e abafados podem pregar peças.
Passando por quebra-corpo na Gruta do Sabiá, em Aurora do Tocantins - TO
A Gruta das Rãs já é maior, possui um lago na sua parte mais profunda, que ainda não foi totalmente prospectado para saberem se possui alguma outra conexão, se é apenas um afloramento ou se um rio temporário a mantém. O nome não é a toa, encontramos diversos tipos de rãs dentro da caverna, das transparentes, que aparecem mais no mês de setembro, até as amigas verdinhas e listradas. Formações belíssimas de calcário adornam a caverna dos pés a cabeça.
Uma rã na gruta batizada em sua homenagem, em Aurora do Tocantins - TO
Os morcegos hematófagos também dão o ar da graça, olhem que fofinhos.
Morcego hematófago na Gruta das Rãs, em Aurora do Tocantins - TO
O único contra-tempo que temos ali são os nossos velhos amigos, já quase esquecidos, carrapatos. Como “os buracos” ficam em propriedades particulares, a maioria fazendas de gado, os pequenos aracnídeos aparecem para nos incomodar.
Trilha em fazenda onde está a Gruta das Rãs, em Aurora do Tocantins - TO
Quem diria que aqui, no sul do Tocantins, encontraríamos um lugar como este? Esse Brasil está sempre nos surpreendendo. Teríamos mais dezenas de grutas e cavernas para explorar, mas infelizmente nosso tempo está correndo e precisamos ir. Fechamos o passeio com um mergulho no Balneário da Serra Dourada, uma praia de rio de águas verdinhas e refrescantes!
O refrescante Rio Palmas, no Balneário Douradas, em Aurora do Tocantins - TO
Rumamos ao sul, agora para São Domingos. Vamos ao encontro da mãe de todas as cavernas, aonde os rios se perdem na terra ronca!
Belíssima Gruta das Rãs, em Aurora do Tocantins - TO
Olá...
Amei as fotos... Já estive no Parque Estadual do Terra Ronca e em breve pretendo ir à Aurora do Tocantins. Depois das fotos que vi, estou mais certa que nunca! À propósito, pelo visto, acertei na indicação que me fizeram do guia!
Parabéns pelas fotos!
Resposta:
Olá Gil! O Ramiro te levou pelas cavernas lá no Terra Ronca? Ele é o melhor guia, conhece tudo e ainda tem ótimas dicas de fotos! Não deixe de ir à Aurora, as cavernas são menores, mas muito lindas! Bjos!
muito obrigado por você vim em aurora mostra a mundo as beleza de aurora do tocantins
Resposta:
Imagina Odilley, Aurora foi uma descoberta e tanto no nosso caminho! O desenvolvimento do turismo de aventura aí é só questão de tempo. Beijos!
muito louco doido valeu pelo bagui q tu colocou na net.
Resposta:
imagina! bem vindo =)
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet