0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Acapulco, no México
Deste a infância Acapulco fez parte do meu imaginário. Quem cresceu nos anos 80 vai entender um pouco melhor. Além dos vários filmes hollywoodianos passados ou filmados em Acapulco, que passavam na sessão da tarde, quem nunca viu um episódio em que todo o elenco de Chaves sai de férias para Acapulco? Hahaha! Ok, não é todo mundo que gosta de assumir assim, em público, que assistia Chaves quando era criança, mas na minha época não tínhamos Discovery Kids, Boomerang e muito menos Cartoon Network.
Escultura em Acapulco, no México
Eram poucas as opções. Castelo Rá-tim-bum (Marcelo Tas), na TV Cultura era o meu programa predileto! Os programas de auditório como Xuxa (Globo), Mara-Maravilha (SBT) ou a Angélica (Manchete), destes se salvavam apenas os desenhos animados. E finalmente o “Chaves” no SBT, um dos únicos seriados mexicanos que se espalhou por toda a América Latina, na mesma onda da novela Carrossel, com Maria Joaquina e Sirilo, deste aposto que vocês também lembram! Hahaha!
Acapulco, no México
Eu nem devo ter assistido o episódio completo, mas lembro do Chaves, Chiquinha, Quico, Seu Madruga e Dona Florinda em trajes de mil novecentos e bolinha (leia-se colans listrados de branco e azul ou vermelho) entravando em um baita parque aquático na beira da praia. É engraçado, mas por aí a imagem que eu formei de Acapulco foi de uma praia meio decadente, já essa turma toda ia para lá fazer a maior farofa. Estranho é imaginar o motivo porque o México promoveria essa imagem, já que esta foi uma das suas praias mais glamorosas nos anos 50.
Hotel Los Flamingos, em Acapulco, no México
Frequentada por artistas famosos e hollywoodianos como Elizabeth Taylor, Brigitte Bardot e Frank Sinatra, Acapulco foi um refúgio alternativo para os ricos e famosos. Nesta época um pool de atores, dentre eles os famosos John Wayne e Johnny Weissmuller (o Tarzan), fundou o Hotel Los Flamingos, na parte norte da baía, em um dos penhascos mais altos da costa.
Restaurante do hotel do Tarzan, em Acapulco, no México
Foi lá que ficamos hospedados, entre fotos do Tarzán ainda em preto e branco, uma piscina vizinha à sua antiga casa e uma vista fantástica do Oceano Pacífico, acompanhado com um belo rum punch no final da tarde.
Casa onde o Tarzan morava, no hotel Los Flamingos, em Acapulco, no México
Hoje na “Antiga Acapulco” estão os hotéis desta época, meio decadentes, mas ainda muito bacanas para os curiosos como nós. Até por que acabam sendo uma ótima opção de hospedagem, com um toque vintage, têm preços bem razoáveis e ficam localizados próximos à La Quebrada.
A piscina predileta do Tarzan, no Hotel Los Flamingos, em Acapulco, no México
Esta região antes tão luxuosa, hoje perde em conforto e elegância se comparada com o extremo sul da baía, onde estão os novos hotéis resorts e condomínios de alto escalão, com campos de golfe e iate clubes.
Belíssimo pôr-do-sol em Acapulco, no México
Uma cidade grande, com atrativos de cidade grande, que explorando com tempo, sem dúvida nenhuma, teriam seu charme. Nós, pra variar correndo, não queríamos deixar de passar pela famosa Acapulco, mas achamos que um dia seria suficiente para ver o que queríamos: os Clavadistas de La Quebrada.
A famosa La Quebrada, em Acapulco, no México
Uma das principais atrações turísticas da cidade, os Clavadistas de La Quebrada tiveram início na década de 30, quando um grupo de jovens media a hombridade, disputando quem saltaria mais alto em um estreito de pedras com apenas 7m de largura e 4m de profundidade. Detalhe: 4 metros apenas no exato momento em que uma onda vem e preenche estreito!
A violenta entrada na água após o salto de 25 metros em La Quebrada, em Acapulco, no México
Gerações e mais gerações se passaram, até que algum dia eles perceberam que poderiam fazer disso uma atração mais rentável e passaram a cobrar entradas para o espetáculo. Fomos à apresentação das 21h30, o espetáculo começa quando meninos como o Gabriel de 18 anos e Moisés 24 anos, passam orgulhosos por nós, se dirigindo ao imenso paredão que lhes serve como trampolim. Gabriel salta há 4 anos (Calcule! Desde os 14!) e Moisés, já é mais experiente, saltando há 6 anos.
Alguns dos corajosos saltadores de La Quebrada, em Acapulco, no México
Ele e seus colegas se dirigem para o alto do penhasco, onde está o altar da Virgem de Guadalupe, santa protetora dos clavadistas. Ali eles alongam, rezam, pedem proteção e aos poucos começam a se posicionar.
Uns posam para fotos enquanto outros oram antes do salto em La Quebrada, em Acapulco, no México
Cada um deverá saltar de um ponto, dos 25 aos 35m de altura, com diferentes níveis de dificuldade. Saltos “simples” como um cravado, voando à frente e caindo direto de cabeça na água, até saltos ornamentais profissionais! Lembrando que eles devem saltar no momento exato, quando a onda preenche o estreito canal de água, caso contrário, é morte na certa!
O incrível salto mortal de 25 metros de altura em La Quebrada, em Acapulco, no México
Os saltos são executados à perfeição, os garotos saltam confiantes, enquanto o ansioso público assiste com o coração na mão!
Foto antes do salto de 34 metros de altura em La Quebrada, em Acapulco, no México
Eu já achava impressionante vendo na televisão, mas de alguma forma me parecia mais tranquilo, imaginava que seriam homens mais velhos, treinados, profissionais. De repente me aparecem esses garotos!?! Alguns pareciam ter menos de 15 anos! Fiquei impressionada e virei grande fã desses malucos corajosos!
A Ana com os herois saltadores de La Quebrada, em Acapulco, no México
Enfim, mesmo longe dos tempos áureos de estrelas de cinema, uma cidade que hoje abriga um dos principais quartéis de drogas do México e figura nas capas de jornais com corpos sem cabeça, Acapulco continua sendo um destino turístico para muitos capitalinos mexicanos, excursões de jovens americanos e curiosos de todo o mundo.
Oração antes do salto de 34 metros de La Quebrada, em Acapulco, no México
Leia mais informações históricas e curiosidades sobre Acapulco no Blog do Rodrigo.
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet