0 Natal na Praia - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Natal na Praia - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Natal na Praia

El Salvador, El Tunco, San Miguel

Magnífico entardecer na praia de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador

Magnífico entardecer na praia de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador


Depois das fronteiras de ontem e de ter trabalhado até tarde, acordamos sem pressa hoje, 24 de Dezembro, véspera de Natal. Ainda ontem conseguimos falar com as famílias no Brasil, graças à Santa Tecnologia e ao São Skype, já em processo de canonização. Esses dias festivos quando o normal seria estar com a família é quando a saudade mais bate. A internet e o Skype ajudam a amenizar bastante.

Atravessando feira movimentada em Usulután - El Salvador

Atravessando feira movimentada em Usulután - El Salvador


Bom, já que não podemos passar com a família, o remédio é passar em uma bela praia do Oceano Pacífico. El Salvador tem várias para oferecer e seus maiores fãs sãos os surfistas do mundo inteiro, inclusive brasileiros, o principal grupo de turistas a frequentar o país. A melhor época para quem pega ondas é daqui a três ou quatro meses, mas para quem não faz questão de ondas muito grandes, já está muito bom agora sim. Entre tantas praias, nós escolhemos seguir diretamente para a Costa do Balsamo, bem próxima da capital e onde estão algumas das mais famosas de El Salvador.

Feira em Usulután, cidade próxima à San Miguel, em El Salvador

Feira em Usulután, cidade próxima à San Miguel, em El Salvador


A estrada estava bem vazia, todo mundo curtindo o Natal em casa, exceto na passagem pela cidade de Usulután onde uma feira livre ocupava a estrada que corta a cidade em dois. Vinte minutos para atravessar dois quilômetros entre alfaces, pães e galinhas, além de muita gente andando de um lado para o outro. Prato cheio para fotos da Ana, ao menos para compensar os valiosos minutos de praia que estávamos perdendo.

Banhistas no mar agitado de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador

Banhistas no mar agitado de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador


Por indicação da dupla de motoqueiros que conhecemos em León, na Nicarágua, escolhemos ficar na praia El Tunco, na pousada Guitarra, famosa pelo seu agitado bar bem em frente à praia. El Tunco, assim como as outras praias da Costa do Balsamo, pertence ao município de La Libertad, mas na verdade é como se fosse uma pequena cidade, assim como as praias de Ubatuba e São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Uma típica surf town salvadorenha, cheia de pousadas e hotéis para surfistas, lojas que vendem cangas e havaianas e restaurantes de comida saudável, saladas, frutas e sandubas naturais. Nas ruas, gente de cabelo parafinado, bermuda e chinelo. Céu azul, sol, calor e praia de areias negras completam o nosso cenário natalino.

Fim de tarde gostoso na praia de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador

Fim de tarde gostoso na praia de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador


Mar bravo com ondas fortes. Desses que, para entrar, ou tem de saber o que está fazendo ou tem de ser meio irresponsável (de forma segura, claro!). Como eu me enquadro nas duas categorias, fui logo entrando e atravessando a rebentação. Atravessar não é tão difícil, o pior é voltar. A cada ondona, fico lá embaixo na areia ouvindo o barulho dela passar para, poucos segundos depois, a turbulência me pegar. Enfim, diversão total e o Pacífico mostrando um pouco da sua força.

Autofoto na praia de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador

Autofoto na praia de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador


No final de tarde, um pôr-do-sol magnífico, desses que nunca vamos ficar enjoados de ver. Nós e uma galera, que fica dividida entre o show do astro-rei e dos surfistas que estão enfrentando o mar bravio. Muito joia!

Surfista enfrenta as grandes ondas da praia de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador

Surfista enfrenta as grandes ondas da praia de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador


Finalmente, a noite natalina. Quase todos os restaurantes fecharam cedo, inclusive o nosso, do La Guitarra. Mas uma pousada vizinha estava oferecendo uma ceia de Natal, 15 dólares com direito à pão de alho e uma deliciosa lasanha, além de um coquetel de entrada e vinho para acompanhar a lasanha. Muito em conta! Junto conosco, muitos australianos, americanos, suíços e até um sueco, viajando solo. Foi muito gostoso o programa, muita conversa e troca de histórias. Ao final, fomos todos juntos para o centrinho de El Tunco, onde ocorria uma festa com muitos fogos de artifício e dança. Enfim, um natal bem movimentado! O que nos dá direito a um bom dia de descanso amanhã, aqui mesmo, na praia de El Tunco.

Celebração natalina na praia de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador

Celebração natalina na praia de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador

El Salvador, El Tunco, San Miguel, Praia

Veja todas as fotos do dia!

Diz aí se você gostou, diz!

Post anterior Chegando à fronteira entre Honduras e El Salvador. Lá vem o cara correndo para nos 'ajudar' nos trâmites...

Fronteiras

Post seguinte Praia de El Tunco, litoral de El Salvador

Guerra e Paz

Blog da Ana Magnífico entardecer na praia de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador

Natal Praiano em El Tunco

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 28/12/2011 | 11:36 por Guto Junqueira

    Grandes Rodrigo e Ana, bem interessante as passagens pela América Central! A entrada do Rodrigo na praia de El Tunco rompendo a rebentaçao me lembrou uma vez na Riviera (Bertioga) quando fizemos o mesmo e eu quase me dei mal, justamente na volta, quando grandes ondas desabavam a poucos metros e me chacoalhavam na areia, quase me afogando. O Natal foi bem praiano mesmo, heim! Abraços e bom desfrute rumo ao México enquanto eu estiver escalando o Ojos, Guto

    Resposta:
    Oi guto!!!

    Feliz ano novo para vcs!!! estamos aui ansiosos para acompanhar essa aventura no Ojos!!! Muito mais emocionante que um mero mergulho num bar bravio.

    Abs para o Lula, Leo e beijão na Suessa! Antes do mexico, ainda tem a Guatemala com seus mayas e vulcões!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet