0 Natal Praiano em El Tunco - Blog da Ana - 1000 dias

Natal Praiano em El Tunco - Blog da Ana - 1000 dias

Natal Praiano em El Tunco

El Salvador, El Tunco, San Miguel

Pé na estrada! Nossa véspera de natal na poderia ter começado de forma diferente. Saímos de San Miguel ainda de manhã em direção à praia de El Tunco. Passamos pelo povoado de Usulatán, que fica localizada aos pés do vulcão de mesmo nome, com 1.450m.

O imponente vulcão de San Miguel, com mais de 2 mil metros de altura, em El Salvador

Uma feira livre montada no meio da estrada, rua principal que cruza a cidade, deu uma certa atrasada na nossa vida. Ao mesmo tempo nos proporcionou uma experiência interessante. Milhares (milhares mesmo), de pessoas cruzando as ruas, fazendo compras para a ceia e presentes de Natal. Campesinos, feirantes, famílias inteiras, gente humilde e trabalhadora.

Feira em Usulután, cidade próxima à San Miguel, em El Salvador

O carro em nossa frente andava e parava a cada 100m para comprar algo, como uma espécie de “feira drive-thru”. Ele conhecia todo mundo, comprou batata, salada, tomates e mais um pouco. Só nos “deixou passar” quando um policial veio chamar a sua atenção que ele estava bloqueando o trânsito. Qual trânsito? O de carros ou o de pedestres? A essa altura estávamos envoltos em uma multidão de pessoas, que nem com a rua livre de carros tínhamos como passar.

Atravessando feira movimentada em Usulután - El Salvador

Depois de Usulatán passamos pela saída da Bahía de Jiquilisco, onde a atração são as diversas ilhas como a Isla de Montecristo ou a menos visitada Isla San Sebastian. Infelizmente passamos reto e seguimos pela Carretera del Litoral (CA2) em direção às praias para lá de La Libertad. A partir daí começam os acessos para uma infinidade de praias na conhecida Costa del Bálsamo.

Praia El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador

El Tunco é famosa por suas belas ondas de esquerda, visual maravilhoso e agitada nightlife! Os nossos amigos motociclistas já haviam nos indicado um dos hostals mais famosos da região, o La Guitarra. Na beira da praia, com piscina, mesa de sinuca, ping-pong, cozinha compartilhada, bar da sinuca e um bar na beira da praia dos mais agitados durante todo o ano.

Fim de tarde gostoso na praia de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador

Chegamos em um dia tranquilo, em que tudo fecha, afinal todos querem aproveitar o pouco movimento e passar a véspera de Natal com a sua família. Pesquisamos por tudo, todos os restaurantes iriam fechar as 19 ou 20h e talvez rolasse uma festa mais tarde, uma das moças comentou “mas eu acho que é só para locais.” Enfim, já estávamos pensando em ir ao supermercado e comprar um vinhozinho e uns “belisquetz” quando descobrimos um rinconzito de expats, que estava preparando uma ceia de natal. Nossos vizinhos suíços nos deram a dica e eu fui lá reservar. Tranquilos, com ceia de natal garantida, finalmente pudemos aproveitar a paisagem, caminhar um pouco nas areias negras de El Tunco e tomar um banho de mar delicioso e um tanto quanto agitado, o mar é forte pra caramba e cheio de pedras.

Banhistas no mar agitado de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador

A Ceia foi no Hostal Mopélia, Shil, dono do hostal, é belga e vive aqui há 4 anos. Vários gringos, inclusive nós, se reuniram no hostal para a ceia deliciosa preparada por Verana, uma belga que vive aqui há uns 2 anos e tem uma pizzaria anexa ao Mopélia. O clima de festa, amizade e a curiosidade dos viajantes sobre os roteiros de cada viajante marcaram a noite. Um natal super internacional, sueco, australianos, alemães, suíços, belgas, brasileiros e americanos, dividindo e compartilhando experiências enquanto tomávamos um rum punch de aperitivo, seguidos por uma bela lasanha, vinho e um bolo de chocolate divino!

Celebração natalina na praia de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador

Um casal de violeiros, hóspedes, entrou no clima e fez uma apresentação especial com algumas canções natalinas, muito bacana! Natal super praiano, com direito à festa no La Bocana e apresentação de break dance da rapaziada local. Adorei! Feliz Navidad a todos!

Autofoto na praia de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador

El Salvador, El Tunco, San Miguel, Praia, mar, Estrada, Natal

Post anterior Novo prédio da imigração hondurenha na fronteira com a Nicarágua

Crossing Honduras

Post seguinte El Tunco, litoral de El Salvador

Feliz Navidad!

Blog do Rodrigo Magnífico entardecer na praia de El Tunco, na Costa del Balsamo, litoral de El Salvador