0 Visitando a Serra da Bocaina - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Visitando a Serra da Bocaina - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Visitando a Serra da Bocaina

Brasil, Rio De Janeiro, Parati, São Paulo, São José do Barreiro (P.N Serra da Bocaina)

Cachoeira de Santo Isidro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP

Cachoeira de Santo Isidro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP


Ontem de noite, quando chegamos à pacata São josé do Barreiro, tivemos que rodar bastante pela pequena cidade até achar alguma pousada que parecesse estar funcionando. Encontramos a simpática Pousada do Régis e fomos logo desmaiar, tentando nos recuperar da correria dos últimos dias e nos antecipar da correria dos dias vindouros.

Placa indicativa do Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP

Placa indicativa do Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP


Hoje cedo, já saímos de mala e cuia para o Parque Nacional da Serra da Bocaina. De lá, seguiríamos diretamente para o litoral fluminense, via Bananal. Para se chegar ao parque, são 25 quilômetros de estrada de terra, em "pécimo" estado, como dizia o cartaz que vimos. Nem está tão ruim assim, comparado com outras estradas que vimos por aí. Para a Fiona, mamão com açúcar. Para variar, cruzamos vários valentes fuscas pela estrada. A estrada vai serpenteando morro acima, de maneira quase sempre suave. A vista é linda, lá do alto. Olhando para baixo, parece um mar de ar (estranho, né? Mas é o que parece...) e o vale do Paraíba lá embaixo, no fundo, com o rio serpenteando para lá e para cá. Já quase no parque, há várias pousadas, mais chiquetosas. Várias tem até um serviço de busca de hóspedes lá em São José do Barreiro.

A parte de cima da Cachoeira de Santo Isidro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP

A parte de cima da Cachoeira de Santo Isidro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP


No parque, muitas informações sobre a Trilha do Ouro, que desce a serra em direção à Mabucaba e Parati. Quase toda a descida ainda tem o calçamento de dois séculos, feito por mão de obra escrava. Como já escrevi em outro post semana passada, quando estive na parte de baixo do parque, eu já fiz essa trilha e recomendo. Não estava sabendo o quanto ela está popular nesses dias de hoje. Só no feriado foram mais de cem pessoas descendo a trilha, quase sempre em grandes grupos, mas também há os aventureiros solitários.

Nadando na Cachoeira de Santo Isidro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP

Nadando na Cachoeira de Santo Isidro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP


Eu e a Ana, por uma questão de logística e de tempo, só fomos até a Cachoeira Santo Isidro, bem próxima da portaria. Parece uma pintura, de tão bonita. E parece uma geladeira, de tão fria. Das cachoeiras do parque, é a mais atrativa de se nadar, pelo seu grande poço. Foi o que eu e a Ana fizemos, ignorando mais uma vez o frio da água.

Cachoeira de Santo Isidro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP

Cachoeira de Santo Isidro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP


Depois, descemos a serra e o "mar de ar" novamente, parando para um rápido lanche em São José. Na sequência, seguimos de carro até Bananal e Getulândia, já no estado do Rio. Esta é a estrada dos tropeiros, a antiga ligação entre Rio e São Paulo, antes da construção da Dutra. A estrada passa por várias fazendas, algumas ainda com suas belas casas centenárias, reminiscências de uma época de ouro da região, quando a cultura do café floresceu por aqui fazendo fortunas. O cultura do café acabou por exaurir a terra e se mudou para novas áreas, como o interior paulista, no final do séc XIX e início do XX. Deixou para trás essas magníficas e decadentes fazendas. Muitas delas, nesses últimos tempos, se reencontraram no turismo e fazem a festa de quem quer um gosto de vida na fazenda com muito estilo e história.

Região da Serra da Bocaina próximo à São José do Barreiro - SP

Região da Serra da Bocaina próximo à São José do Barreiro - SP


Nós viemos até Parati, no mesmo hotel em que estivemos antes. Amanhã, vamos para o Pouso da Cajaíba, sem esquecer do fiorde brasileiro, o Saco do Mamanguá! Beleza, vamos encontrar muitas. Acesso à internet, isso já não sei...

Fazendo um lanchinho em São José do Barreiro - SP

Fazendo um lanchinho em São José do Barreiro - SP

Brasil, Rio De Janeiro, Parati, São Paulo, São José do Barreiro (P.N Serra da Bocaina), trilha, cachoeira, Parque, Serra da Bocaina

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior Praia das Pitangueiras, no Guarujá - SP

Guarujá e Santos

Post seguinte Igreja de Parati Mirim - RJ

Ao Sabor do Vento

Blog da Ana Cachoeira de Santo Isidro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP

Serra da Bocaina

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 15/09/2010 | 16:46 por Fabiana

    Rodrigo e Ana,

    Numa busca de fotos pro meu trabalho, me deparei com o blog de vocês e fiquei encantada.
    Realmente a viagem deve estar sendo incrível. E o melhor: muito útil para quem pretende escolher um destino com dicas legais e seguras.
    Vou casar em dezembro e o blog de vocês já virou meu livro de consulta para a escolha da lua de mel.

    Um abraço e boa sorte,

    Fabiana Barros

    Resposta:
    Oi Fabiana
    Viajar é bem gostoso, mas manter esse site com os dois blogs dá um trabalho danado. Comentários como o seu são o que nos anima a continuar a escrever e postar fotos e vídeos, Valeu mesmo!
    Parabéns pelo casamento! Eu e a Ana também nos casamos recentemente e foi lá que essa história de 1000dias começou a ganhar corpo. Fizemos até um site: www.icasei.com.br/roana
    abs

  • 15/09/2010 | 15:36 por Dona Helen

    Hei. Ro e Ana

    Enquanto vocês mergulham em todas as cachoeiras
    deste país, nós mergulhamos nesta Inglaterra bem
    antiga e maravilhosa!Aqui de Bath fomos ver Lacok
    Lugar onde foi feito o Harry Potter e outros filmes. Tambèm Castle Combe dePride e Prejudica e filmes com Poirot..Numa delas a igreja era de 1200.
    Atè outro dia e. JUIZO!, Beijo. Mama

    Resposta:
    Hello, mama!
    Juízo, temos sempre. O único cuidado é não ter juízo DEMAIS!
    Pena que a Inglaterra não fique nas américas...
    Beijo em vc e na Lina, abs para o Joca
    Boa viagem para todos!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet