0 Serra da Bocaina - Blog da Ana - 1000 dias

Serra da Bocaina - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Serra da Bocaina

Brasil, São Paulo, São José do Barreiro (P.N Serra da Bocaina)

Cachoeira de Santo Isidro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP

Cachoeira de Santo Isidro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP


Depois de uma intensa noite de pesquisas eleitorais e marinhas, acordei para a realidade. Nosso objetivo hoje é fazer uma rápida exploração no Parque Nacional da Serra da Bocaina, parque criado em 1971 com 110 mil hectares que abrigam diversos atrativos naturais. Mais tarde seguiremos para a cidade histórica de Bananal.

Mapa do Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP

Mapa do Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP


Começamos pela cidade de São José do Barreiro, onde dormimos esta noite, portal de entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Uma cidadezinha histórica muito gostosa, com algumas pousadas e restaurantes. Da cidade até a entrada do parque seguimos 26 km por uma estrada de terra em péssimas condições de conservação. Muito maluco é ver que durante trechos da serra encontramos casas, pousadas e condomínios muito bacanas e bem conservados. Ah, além da Fiona adivinhem quem mais trafega pela estrada? FUSCAS, é claro! Fiéis companheiros da Fiona. Este caminho não nos leva apenas ao Parque Nacional, leva também para o início da Trilha do Ouro.

Região da Serra da Bocaina próximo à São José do Barreiro - SP

Região da Serra da Bocaina próximo à São José do Barreiro - SP


A Trilha do Ouro era uma rota alternativa para o escoamento de ouro das Minas Gerais. Ela desce toda a Serra da Bocaina, seguindo o Rio Mambucaba e tem um total de 1200km de estrada com o antigo calçamento. Acredito que deveria ser uma das rotas da Estrada Real, pois as cidades históricas de Areias, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal fazem parte do roteiro do Instituto ER, embora a trilha não esteja nos roteiros oficiais. Será que era um dos desvios utilizados para não pagarem os impostos à coroa? O primeiro registro que se tem deste caminho é de 1596, onde e quando Martim de Sá teria entrado em guerra contra os Tupinambás. A trilha é um dos principais atrativos turísticos do parque, com roteiro de 4 dias de caminhada, passando por lindas cachoeiras, campos a 1800m de altitude e visuais espetaculares.

Caminhando no Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP

Caminhando no Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP


Desta vez, como o nosso cronograma está meio apertado, nós fomos mais conservadores e resolvemos conhecer apenas uma de suas mais belas cachoeiras, a Cachoeira do Santo Isidro. Com quase 70 metros de altura a queda d´água é maravilhosa e fica há apenas 1,2km da portaria do parque. Banho gelado para acordar e retornamos a caminho de Bananal.

Nadando na Cachoeira de Santo Isidro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP

Nadando na Cachoeira de Santo Isidro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP


A estrada de São José do Barreiro até Arapeí estava pior do que esperávamos, então apenas vimos Bananal da janela do carro e seguimos para Paraty-Mirim em mais quase 3 horas de estrada.

Praça central de São José do Barreiro - SP

Praça central de São José do Barreiro - SP


Nossa intenção era conseguir uma pousadinha e amanhã cedo pegar um barco para o Saco do Mamanguá, o único fiorde brasileiro, e depois para o Pouso da Cajaíba. Chegando lá descobrimos que a vila é o melhor canal para pegar o barco mesmo, porém não encontramos nenhuma pousada, então voltamos para Paraty. Já deixamos um barco esquematizado, mas queremos achar um preço melhor, 250,00 ficou pesado para duas pessoas. Vamos ver qual será a nossa sorte amanhã!

Brasil, São Paulo, São José do Barreiro (P.N Serra da Bocaina), cachoeira, Parque Nacional da Serra da Bocaina, Paraty

Veja todas as fotos do dia!

Faz um bem danado receber seus comentários!

Post anterior

Entre presidenciáveis e tubarões

Post seguinte Fotografando Parati - RJ

Coisas da Vida

Blog do Rodrigo Cachoeira de Santo Isidro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP

Visitando a Serra da Bocaina

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 11/04/2011 | 02:08 por almir amorim junior

    gostei sa voto muito bomitas

    Resposta:
    Obrigada! Dá uma olhadinha no link fotos, tem muito mais! Vc pode escolher por região, data, cidade, estado... logo este filtro vai estar ainda melhor! Bjos

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet