0 Nas Cachoeiras do Prata - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Nas Cachoeiras do Prata

Brasil, Goiás, Cavalcante

Cachoeira Rei da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

A programação hoje foi conhecer o rio da Prata, seu canyon e sua longa sequência de cachoeiras. Para muitos, um dos pontos altos da Chapada dos Veadeiros, fica a mais de 60 km de Cavalcante, por estradas de chão.

Trilha para o rio Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Fica no mesmo sentido da comunidade do Engenho, mas bem mais distante. A viagem é bela, através das vastidões sem fim do cerrado de alta altitude, em época de floração. Um pouco mais de uma hora e já estávamos lá, no ponto onde acaba a estrada e começa a trilha.

Caminhando no rio da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

As cachoeiras estão divididas em dois grupos: parte baixa e parte alta. Esta última é de mais fácil acesso, mas são as primeiras as mais bonitas. Carros tracionados conseguem chegar mais perto, facilitando bastante a vida dos visitantes. Foi o caso da Fiona, por supuesto! Mesmo assim, ainda foi preciso caminhar quase uma hora pelos campos floridos até chegar na mais bela das cachoeiras do Prata e da Chapada, que atende pelo sugestivo nome de Rei do Prata.

Explorando a Cachoeira Rei da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

A cor da água é aquela que já estamos acostumados, o verde esmeralda. O poço é enorme e ficamos mais de uma hora nadando e mergulhando por ali. Mais uma vez, uma das minhas diversões foi admirar a força da cachoeira por baixo d'água. Como a água é transparente, é possível ver o turbilhão causado pela cachoeira, descendo a uns 3 metros de profundidade. Eu entrava no meio desse turbilhão, sentia-me como se estivesse numa máquina de lavar roupa e saía lá do outro lado, meio desorientado. Bem legal!

Canyon do Rio da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Dessa cachoeira, seguimos rio abaixo, admirando várias outras quedas d'água até chegar num ponto onde o canyon (e a água) desabam abruptamente. A visão é magnífica, da queda d'água e do vale lá embaixo. Uma vontade louca de continuar explorando mas, à partir desse ponto, só com equipamento...

Observando o canyon da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Mirante para o canyon da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Voltamos para a Fiona naquela bela caminhada de 1 hora e subimos para a parte mais alta do rio, onde havia mais umas quatro ou cinco cachoeiras. Escolhemos a mais bonita e ali tivemos novo banho. A fome era enganada com deliciosas mexiricas trazidas pelo Zé Pedrão, produção própria.

Uma das mais belas cachoeiras no Rio da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Belo poço no rio da Prata,na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Eram 5 da tarde quando deixamos as cachoeiras para trás e chegamos à casinha sede da propriedade. Ali, um saboroso almoço caseiro, feito no fogão à lenha. Bela maneira de terminar um dia saudável. Aí, já no escuro, retornamos para Cavalcante. Amanhã é dia de seguirmos para o sul, para a famosa Alto Paraíso, principal destino turístico da Chapada e místico de todo o planalto central. Veremos...

Belo fogão à lenha, na casa onde almoçamos no Rio da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Brasil, Goiás, Cavalcante, trilha, cachoeira, Parque, Rei do Prata, Chapada dos Veadeiros

Post anterior Flôr do cerrado, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Flores do Cerrado

Post seguinte As muitas cachoeiras do Rio do Couro, na Chapada dos Veadeiros, região de Alto Paraíso - GO

Saltos no Rio do Couro

Blog da Ana Cachoeira Rei da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO