0 Um Lugar Mágico! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Um Lugar Mágico! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Um Lugar Mágico!

Brasil, Alagoas, Piaçabuçu (Foz do São Francisco)

Maravilhado com a beleza da Foz do Rio São Francisco, divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe (município de Piaçabuçu - AL)

Hoje, dia de natal, recebemos um verdadeiro presente e estivemos num dos lugares mais incríveis do nosso país: o local onde o rio São Francisco, o Velho Chico nosso companheiro de viagens, se encontra com o mar. É a fronteira dos estados de Alagoas e Sergipe e marca o fim da jornada desse rio que nasce lá na Serra da Canastra, em Minas Gerais, corta o estado da Bahia de sul a norte, fornece água para irrigar parte do estado de Pernambuco e luz para iluminar quase todo o nordeste. Liga duas regiões do país e é chamado de "rio da unidade nacional".

No barco a caminho da Foz do São Francisco, divisa de Alagoas e Sergipe (em Piaçabuçu - AL)

A gente saiu cedinho de Penedo e viemos de carro para Piaçabuçu. É dessa cidade, que tem dois cecidilhas no nome (sempre procurei por uma palavra assim!) que partem os barcos que levam turistas para conhecer a Foz do São Francisco, alguns quilômetros rio abaixo. Eu e a Ana chegamos na hora marcada, mas tivemos de esperar os grupos que vinham de Maceió. Pouco antes das dez da manhã partimos todos, barco recheado de frutas, refrigerantes e cerveja gelada rumo ao encontro do rio com o mar.

Chegando na Foz do Rio São Francisco, divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe (município de Piaçabuçu - AL)

A viagem dura cerca de uma hora. No caminho, um guia vai explicando coisas sobre o rio, sua história e seus problemas atuais. O principal é o assoreamento do rio, que é muito mais raso hoje, principalmente na faixa central onde já começam a aparecer vários bancos de areia. A razão disso é o desmatamento das áreas ribeirinhas, o que enfraqueceu o solo no entorno do rio que foi se transformando em areia e sendo carregado pelas águas. Além disso, a criação de várias barragens ao longo do São Francisco e o uso de suas águas para grandes projetos de irrigação diminuiram a quantidade de água que efetivamente chega ao mar. O resultado foi que o rio perdeu força e o mar, sem encontrar resistência, vem invadindo o leito do São Francisco, destruindo e engolindo suas antigas margens e deslocando pessoas que antes viviam ali. É por isso que as pessoas que vivem na região não são muito fãs do programa de transposição do São Francisco que acabará por retirar mais água do rio.

Admirando a Foz do Rio São Francisco, divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe (município de Piaçabuçu - AL)

Perto da foz começam a aparecer grandes dunas de areia e várias lagoas ao lado do rio. O cenário vai ficando mais e mais grandioso e, para completar, o barco liga uma música tocante, meio épica, nos momentos finais. É emocionante estar lá, principalmente para quem vem viajando junto com ele, desde a nascente na Serra da Canastra, onde não passa de uma pequena poça e um singelo riacho, passando por sua primeira ponte (poucos metros de madeira) e primeira grande queda d'água, a Casca d'Anta. Depois, estivemos em Januária, no norte de Minas, onde o rio já é bem largo. Ali, ainda fiz questão de atravessá-lo nadando. Finalmente, estivemos em Petrolina, fronteira de Bahia e Pernambuco, local onde há grandes projetos de irrigação, o que proporciona vastas colheitas de frutas como a uva, manga e melão.

Lagoas na região da Foz do Rio São Francisco, divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe (município de Piaçabuçu - AL)

Dunas na Foz do Rio São Francisco, divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe (município de Piaçabuçu - AL)

O barco chega a pouco mais de um quilômetro da foz. Ali descem os turistas para nadar nas lagoas e caminhar nas dunas, de onde se pode ver o mar um pouco mais adiante. Cenário maravilhoso, digno de novelas da Globo ou filmes de Hollywood. Poucos se aventuram até a foz de verdade, já que o tempo é meio corrido. Evidentemente, eu fui um deles. Após subir as dunas e me maravilhar com o visual, segui correndo pelo lado do rio até a foz. O caminho não era tão longo como haviam dito os marinheiros e em menos de 15 minutos eu estava lá. Atravessei lagoas, entrei no mar, fiquei hipnotizado com a beleza dali. Um lugar mágico, sem dúvida. Tão especial que resolvi voltar correndo para pegar a Ana e a máquina fotográfica.

Quando cheguei ao barco, disseram-me que a Ana já havia ido atrás de mim. Peguei a máquina e fui encontrá-la. A gente tinha se desencontrado porque eu voltei por um atalho, cortando por dentro a longa península de areia formada no último techo do rio. Agora, segui pelo lado do rio, caminho mais longo e mais bonito. Encontrei a Ana que já vinha voltando e juntos, agora pelo atalho, chegamos ao mar novamente. Nadamos, tiramos fotos e até usamos o celular!

Nadando numa pequena lagoa bem na Foz do Rio São Francisco, divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe (município de Piaçabuçu - AL)

Infelizmente, tínhamos horário para voltar. Difícil deixar aquele lugar mágico para trás. Difícil acreditar também que tão poucas pessoas conhecem esse trecho tão lindo do nosso litoral. Mesmo entre aqueles que se dispõem a ir até lá de barco, apenas uma pequena minoria acaba caminhando até a foz e ver o ponto verdadeiro do encontro do rio e do mar. Uma pena! Não sabem o que estão perdendo... Chegam tão perto e não vão até lá.

Sinal de celular na Foz do Rio São Francisco, divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe! (município de Piaçabuçu - AL)

Todos no barco, caminho de volta, desta vez contra a corrente. O motor do barco não aguentou e pifou e nós ficamos no meio do rio esperando socorro. Mesmo ancorados, o rio foi nos carregando aos poucos em direção à margem sergipana. Um pouco de emoção no caminho! Bem, ainda com cerveja gelada no barco, nem foi desagradável ter de esperar mais uma hora pelo socorro. Pelo contrário, tudo virou farra e fizemos vários conhecidos. Antes do barco de ajuda chegar, ainda demos mais um mergulho no rio e não demorou muito para chegarmos de volta à cidade das duas cedilhas.

De volta à Piaçabuçu - AL

Um presente inesquecível de natal...

Brasil, Alagoas, Piaçabuçu (Foz do São Francisco), Rio São Francisco, Foz do São Francisco

Post anterior Celebrando o natal em Penedo - AL, ao lado do São Francisco

Natal Longe de Casa

Post seguinte Vista de Penedo - AL

De Alagoas para Sergipe

Blog da Ana Margem do São Francisco pouco antes da sua foz, na divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe (município de Piaçabuçu - AL)