0 Mistérios do Angico - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Mistérios do Angico - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Mistérios do Angico

Brasil, Alagoas, Piranhas

Descendo o rio para visitar a Toca do Angico, próxima à margem sergipana do rio São Francisco

Descendo o rio para visitar a Toca do Angico, próxima à margem sergipana do rio São Francisco


Durante cerca de 20 anos Lampião e seu bando aterrorizaram boa parte do sertão nordestino. Viviam de roubos, sequestros, extorsão, "proteção". O tamanho do bando variava, chegando a reunir 150 cangaceiros, incluindo algumas mulheres. Nos primeiros dez anos, circulou mais pelos estados de Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. A coisa começou a apertar por lá e o bando passou a aterrorizar Bahia, Sergipe e Alagoas.

Nossa pousada em Piranhas - AL

Nossa pousada em Piranhas - AL


Quase sempre estavam no mato, em tocas ou lugares de fácil proteção ou fácil fuga, para o caso de serem encontrados pelas volantes, que eram grupos de policiais que os caçavam. É de se esperar que dormissem bem atentos...

Piranhas - AL

Piranhas - AL


Pois bem, no final de Julho de 38 estavam acampados na Grota do Angico, distante uns 600 metros da margem do São Francisco, terras sergipanas. Para se chegar até lá, era preciso subir um bocado, através da dura e densa caatinga. Na madrugada de 24 de Julho, pouco mais de 40 policiais conseguiram se aproximar sem ser ouvidos e cercar os pouco mais de 30 cangaceiros. Levaram consigo até uma pesada metralhadora Até hoje, ninguém sabe explicar como nenhum dos experientes cangaceiros acordou com o barulho. E olha que a caatinga é barulhenta! Só se sabe que foram pegos de calças curtas. Lampião foi logo metralhado. Maria Bonita correu para ajudá-lo e foi atingida por um tiro. Onze cangaceiros caíram, contra um policial. Os outros conseguiram fugir. Maria Bonita, ainda viva e agonizante, teve a cabeça cortada. Assim como seu marido, que nesta hora já estava bem morto, e os outros nove, Felizes com o resultado, e mais ainda com o butim (os cangaceiros sempre tinham muito ouro), a volante nem se incomodou com os que tinham fugido. As cabeças foram levadas para Piranhas e os corpos deixados aos urubus. Por incrível que pareça, as cabeças de Lampião e Maria Bonita, depois de expostas por alguns dias em praça pública em Piranhas, circularam por vários lugares do nordeste e continuaram expostas por aí até a década de 70, mais de trinta anos depois! Aí, finalmente, descanso...

Grota do Angico, local onde Lampião e Maria Bonita foram mortos, em Canindé do São Francisco - SE

Grota do Angico, local onde Lampião e Maria Bonita foram mortos, em Canindé do São Francisco - SE


Eu e a Ana, chegamos do passeio dos canyons em Piranhas, desocupamos nosso quarto na pousada, tiramos algumas fotos da simpática cidade e descemos de barco para a Grota do Angico, loucos para saber mais detalhes dessa e de outras histórias do cangaço.

Dessa vez, ao invés da multidão da manhã, descemos com apenas mais um casal, no barco do simpático Célio. Passeio e rio bem mais bonitos que o da manhã, diga-se de passagem!

Com os especialistas em cangaço, na Grota do Angico, região do Canindé do São Francisco - SE

Com os especialistas em cangaço, na Grota do Angico, região do Canindé do São Francisco - SE


Lá embaixo, ainda no restaurante à beira do rio, encontramos os amigos de ontem, cearenses. Devidamente acompanhados de dois dos maiores especialistas na história do cangaço, o Alcino e o Vilela. Muito simpáticos, nos deram até uma entrevista que a Ana logo irá postar.

Grota do Angico, local onde Lampião e Maria Bonita foram mortos, em Canindé do São Francisco - SE

Grota do Angico, local onde Lampião e Maria Bonita foram mortos, em Canindé do São Francisco - SE


Eles regressarm para Piranhas enquanto nós seguimos para a Grota, guiados pelo Junior. Foi emocionante estar lá, ver o local da batalha (na verdade, massacre) e até as marcas de balas nas rochas. Ali há até duas cruzes e uma placa homenageando os mortos (?). Estando lá, vendo de perto, fica ainda mais difícil entender como eles foram pegos de surpresa. Estavam bêbados? Pode ser, mas esses homens estavam permanentemente bêbados e sabiam viver e se cuidar neste estado também. Teriam sido dopados por algum traidor? Muita gente duvida. Enfim, este é talvez o maior mistério da Grota do Angico.

Grota do Angico, local onde Lampião e Maria Bonita foram mortos, em Canindé do São Francisco - SE

Grota do Angico, local onde Lampião e Maria Bonita foram mortos, em Canindé do São Francisco - SE


Mas não é o único. Hoje nosso querido celular sumiu por lá. Talvez no restaurante, talvez na Grota, onde não o usamos, mas poderia ter caído, sei lá. Depois de esgotadas as outras possibilidades (nossa esperança foi até o fim...), gosto de pensar que foi o Lampião mesmo. Isso porque, lá na Grota, em conversa com a Ana, o Junior e o casal que nos acompanhava, andei duvidando da virilidade do Rei do Cangaço. Disse que talvez ele não fosse espada, e por aí foi... Estava mexendo com o guia, que tirou as brincadeiras de letra. Acho que quem não gostou foi o capitão (assim era chamado por seus comandados). De noite, quando tentava ligar para o nosso número, na esperança que alguém atendesse (lá na Grota não tem sinal), ficava imaginando qual seria minha reação se fosse o próprio Virgulino a atender: "E aí, espertão, vamos ver se vc é cabra macho mesmo. Venha agora, aqui na Grota, buscar". É, adoraria ouvir isso, mas acho que não iria lá não. Não de noite.

Fim de tarde no São Francisco, em Piranhas - AL

Fim de tarde no São Francisco, em Piranhas - AL


Enfim, os maiores mistérios do Angico: como Lampião e seu bando vacilaram desse jeito e, onde foi parar nosso querido celular??? Buáááááá... Aos amigos e parentes, estamos incomunicáveis para o reveillon. Um feliz ano novo para vcs todos! E, se receberem mensagem do nosso celular, chequem se não é de Lampião ou Maria Bonita...

Foto de Lampião e Maria Bonita exposta em restaurante próximo a Grota do Angico, em Canindé do São Francisco - SE

Foto de Lampião e Maria Bonita exposta em restaurante próximo a Grota do Angico, em Canindé do São Francisco - SE

Brasil, Alagoas, Piranhas, Rio São Francisco

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior passeio de catamarã no rio São Francisco em Canindé do São Francisco, divisa de Sergipe e Alagoas

Passeio nos Canyons

Post seguinte No topo de formação rochosa no Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA

Paulo Afonso e o Raso da Catarina

Blog da Ana Navegando no rio São Francisco, próximo à Piranhas - AL

Rota do Cangaço

Comentários (5)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 13/09/2014 | 00:09 por Jonas

    Muito bom ler acerca desses fatos históricos, onde há muitas versões, fico feliz por esta belíssima fonte onde tenho aprendido bastante e tirado muitas dúvidas, fico agradecido. Parabéns.

    Resposta:
    Olá Jonas

    Legal que tenha gostado! Nós também aprendemos muito nessas nossas explorações pelo incrível sertão nordestino e agora tentamos passer esses novos conhecimentos e aprendizados a frente!

    Um abraço

  • 28/05/2013 | 14:24 por eloizo

    Parabéns por belas reportagens; Nós que fazemos o Blog "naserra" ficamos satisfeitos em vizualizar algo sobre o Lampião.
    Se quiser nos acessar segue abaixo o nosso endereço eletrônico: wwwnaserra.blogspot.com

    Resposta:
    Olá Eloizo

    Muito joia o blog!

    Nós adoramos o sertão do nordeste e passamos por vários pontos onde esteve Lampião. Que história incrível!

    Um abraço

  • 30/12/2010 | 13:12 por Joca

    Para o Ro e a Ana votos de Feliz Ano Novo também do Joca . Abram o email do Rodrigo no hotmail que estou mandando a foto mostrando a bela corbeille que recebemos de vocês na vespera do Natal.
    Vamos ficar sem Skype em Poços ,vocês sem telefone , e assim só vamos poder falar no ano que vem . Continuem suas viagens com a mesma animação em 2011 / Joca

    Resposta:
    Ei Joca!
    Animação não vai faltar em 2011!
    O que tb espero que não falte são visitas dos pais!

    Um abraço forte do filho e um beijo da nora para este fim de ano que se aproxima

  • 30/12/2010 | 12:14 por Dona Helen

    Meus filhos-Que o ano 2011 continue glorioso em suas próximas viagens,sempre encontrando pessoas
    Interessantes,boas e enriquecedoras,sejam nossos
    patrícios ou gringos.Que o espírito do Lampião não
    o persiga pelas infāmias levantadas a alguém tāo pe-
    sado com contas a pagar!!GOSTEI das informaçoes
    possíveis sobre a Grota do Angico.Afinal,havia là um
    angico(àrvore frondosa)famosa no\"O tempo e o Vento\".Saudades,amor,sorte e bjs Mama

    Resposta:
    Ei mama!
    Pois é... é um Angico que dá nome à Grota mesmo! Não viu quanta sombra nas fotos?
    Quanto ao Lampião, agora ele já tem um celular para lhe ajudar a pagar suas contas...

    Um beijão e feliz ano novo para todos nós. Esperamos a visita de vcs no início do ano, hein?

  • 30/12/2010 | 12:11 por LIna Junqueira

    Ah Ro e Ana

    Aquele celular tao joia que eu comprei aqui? Quem sabe nao chegou a hora de um iPhone or IPad? Gostei da estoria da gruta, nao tanto da Maria Bonita ter sido decapitada ainda viva. Bjs e Feliz Ano Novo. Lina

    Resposta:
    Ei Lina!
    Pois é, foi aquele celular mesmo. Que tristeza...

    Então, um iPhone seria um ótimo presente de natal, né? Nós adoraríamos! hehehe

    Um beijão e um feliz ano novo na casa nova

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet