0 Da Praia Para a Montanha - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Da Praia Para a Montanha - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Da Praia Para a Montanha

Costa Rica, Zancudo, Dominicalito, Chirripó

Baía de Dominicalito, no litoral da Costa Rica

Baía de Dominicalito, no litoral da Costa Rica


Uma das perguntas mais frequentes que ouvimos quando falamos da nossa viagem é: "Nossa, quanto tempo! Não enjôa não?" `Pois é, tudo o que vira rotina acaba enjoando mesmo. Então, para não corrermos esse perigo, a solução é exatamente essa: fugir da rotina! E como fazemos isso? Variando ao máximo os nossos destinos, intercalando cidades grandes com pequenas, praias com montanhas, cavernas com cachoeiras. E aí, quando precisamos de férias disso tudo, largamos o carro em algum lugar e voamos para o Caribe para conhecer mais uns quatro ou cinco países.

Fim de tarde em Dominicalito, no litoral da Costa Rica

Fim de tarde em Dominicalito, no litoral da Costa Rica


Em alguns lugares, essa "variação" de destinos é mais fácil. Um bom exemplo disso é a Costa Rica, cheia de praias, florestas, montanhas, rios e vulcões sempre a poucas horas de distância, principalmente se você tem seu próprio meio de locomoção (viva a Fiona!). Não é à tôa que o país vem se tornando uma meca do turismo de natureza, especialmente para americanos e canadenses.

Avistando macacos na estrada de Zancudo, na Costa Rica

Avistando macacos na estrada de Zancudo, na Costa Rica


Bom, seguindo esse mantra da variação, hoje deixamos a praia quase deserta de Zancudo em direção ao Parque Nacional de Chirripó, nome da montanha mais alta do país, com 3.820 metros. Na despedida da praia, cruzando ermas estradas de terra, ainda cruzamos um bando de macacos se alimentando nas árvores acima, exemplo vivo (literalmente!) de outra das grandes atrações do país: a vida selvagem abundante.

Baía de Dominicalito, no litoral da Costa Rica

Baía de Dominicalito, no litoral da Costa Rica


Nós seguimos boa parte da viagem pela "via costanera" que, como o nome diz, vai margeando a costa do país. O litoral muito nos lembrou o litoral norte de São Paulo. cheio de pequenas baías, água bem verde e vegetação densa e tropical. Já no meio da tarde, estômagos roncando, achamos um restaurante jóia na ponta de uma península e aí paramos para almoçar.

Assistindo ao fim de tarde em Dominicalito, no litoral da Costa Rica

Assistindo ao fim de tarde em Dominicalito, no litoral da Costa Rica


O nome do lugar é Dominicalito, uma pequena baía com uma ilha numa das pontas dominada por uma enorme árvore. Todo final de tarde, dezenas de pelicanos voam para lá em busca de abrigo para passar a noite. Assim, além do delicioso almoço com vista para o mar, dos dois lados, ainda tivemos direito a um fantástico pôr-do-sol, o astro-rei se abaixando sobre o Oceano Pacífico, tudo intercalado com revoada de pelicanos. Nem dava para pedir para melhorar, senão estragava!

Fim de tarde em Dominicalito, no litoral da Costa Rica

Fim de tarde em Dominicalito, no litoral da Costa Rica


Bom, aí foi a vez de subir a montanha. Numa estradinha toda cheia de curvas, fomos ganhando altitude até chegar à San Isidro e, de lá, já por estradas de terra, seguir para San Gerardo de Rivas. Um pequeno povoado ao lado do Parque Nacional de Chirripó, San Gerardo se especializou em receber turistas amantes das montanhas e da natureza e possui mais de uma dezena de hotéis, dos mais simples aos mais luxuosos. Uma espécie de Visconde de Mauá da Costa Rica.

Vôo solitário de pelicano no fim de tarde em Dominicalito, no litoral da Costa Rica

Vôo solitário de pelicano no fim de tarde em Dominicalito, no litoral da Costa Rica


Nós escolhemos ficar num que atende pelo significativo nome de "Descanso". Fica bem pertinho da administração do parque, onde precisamos passar amanhã antes de seguir para a montanha. O dono, o simpático Seu Francisco, já nos deu todas as dicas da trilha que pretendemos fazer. Serão 15 km de subida até o refúgio que está quase no pé da montanha. Saímos de 1.500 metros de altitude para chegar até lá, a 3.400 metros. No outro dia, acordamos de madrugada para caminhar outros 5 km, subindo mais 400 metros em tempo de assistir ao nascer-do-sol. Depois, para baixo todo santo ajuda, baixamos os 20 km e 2.300 metros de altitude de volta à San Gerardo e à merecida Pousada Descanso!

Curtindo o pôr-do-sol em Dominicalito, no litoral da Costa Rica

Curtindo o pôr-do-sol em Dominicalito, no litoral da Costa Rica


Em tempo, o Francisco, hoje com 62 anos, todos os anos participa da corrida de ida e volta ao refúgio. A corrida é em Fevereiro, época da seca, e já está na 23a edição. Hoje, ele faz o percurso em pouco mais de 4 horas, mas seu melhor tempo é de 3h 23min. Impressionante! Amanhã, depois do seu treino matinal de corrida, vai me acordar, às seis da manhã! É a hora em que a administração do parque abre e vou poder comprar nossas entradas. Depois, é pé na trilha porque são umas 7 horas de caminhada para que não está na forma do sexagenário Francisco!

Pôr-do-sol em Dominicalito, no litoral da Costa Rica

Pôr-do-sol em Dominicalito, no litoral da Costa Rica

Costa Rica, Zancudo, Dominicalito, Chirripó, Praia

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior Pôr-do-sol maravilhoso na praia de Zancudo, no litoral Pacífico da Costa Rica

O Sol Brilha no País Sem Generais

Post seguinte Admirando a lua quase cheia do final de tarde no Parque Nacional de Chirripó, na Costa Rica

A Longa Subida

Blog da Ana Fim de tarde em Dominicalito, no litoral da Costa Rica

Praia ou Montanha?

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 09/12/2011 | 11:23 por Luis

    Rodrigo, vou ficar de olho. Queremos todas as dicas, pois Costa Rica será nossa próxima viagem.
    Abraço.

    Resposta:
    Olá Luís

    Vale muito à pena, principalmente para quem gosta de natureza. Praias, rios, montanhas, vulcões, floresta, vida selvagem, tem para todo gosto.

    Infelizmente, nossa passagem será rápida. Uns 10 dias na ida e uma semana na volta, imagino. Se vc quiser passar um mês por aqui, não faltarão programas. Com menos tempo, já terá de escolher... A época também é importante, principalmente pelo regime de chuvas...

    Abs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet