0 As Praias do Paraíso - Blog do Rodrigo - 1000 dias

As Praias do Paraíso

Montserrat, Little Bay, Antígua E Barbuda, Long Bay, Half Moon Bay, Saint Johns

Half Moon Bay, uma miragem na costa sudeste de Antígua, no Caribe

Pouco tempo para conhecer a ilha, não tínhamos tempo a perder! Saímos logo pela manhã em direção ao lado leste de Antígua onde, nos disseram, estavam as praias mais bonitas da pequena nação. Pois é, eles estavam corretos!

O estádio de Cricket de Antígua, o esporte mais popular do país

No caminho para lá, ainda passamos no templo sagrado do esporte predileto de Antígua, o enorme estádio de Cricket. Foi ali que, integrada na confederação de ilhas que formam a entidade conhecida como West Indies, os jogadores do país conduziram seu time à conquista da Copa do Mundo do esporte, há cerca de uma década. Ainda hoje, são heróis venerados por todo o país.

Nosso percurso de carro em Antígua. O oeste e o sul, ontem, e o norte e o leste, hoje

Nossa primeira praia do dia fica na costa nordeste de Antígua e se chama Long Bay. A cor da água é de um azul piscina impossível que, combinado com a areia clara, algo entre o branco e o rosa, forma o cenário mais idílico que se possa imaginar. Hoje foi um sábado e turistas e locais dividiam a praia, fazendo-a ficar cheia, para padrões locais, mas absolutamente vazia para padrões cariocas ou santistas.

Visitando a magnífica praia de Long Bay, na costa nordeste de Antígua, no Caribe

Diante de visão tão paradisíaca, caiu logo por terra nosso plano de não demorarmos muito por ali. Afinal, a praia pedia... não, na verdade exigia que caminhássemos por toda a sua extensão e depois, que nos refrescássemos em suas águas. Assim fizemos e não demorou muito para a Ana fazer amigos dentro d’água, uma simpaticíssima avó que tomava conta de seu netinho e que nos contou sobre sua ilha natal, Dominica, e sobre sua nova pátria, Antígua.

Pedalando sobre a água na praia de Long Bay, na costa nordeste de Antígua, no Caribe

Quase uma hora atrás da nossa schedule, deixamos o paraíso para trás e seguimos para a vizinha Devil’s Bridge, uma ponte natural cavada pela água do mar nos esqueletos milenares da antiga costa de coral. Ali não há praia, apenas a beleza do mar violento, que hoje estava em rado dia de calma. No horizonte, os infinitos tons de verde e azul e compõe o mar daquelas baías. Cenário perfeito para uma pausa para fotos e inspirações...

Fazendo um novo amigo na praia de Long Bay, na costa nordeste de Antígua, no Caribe

Seguimos agora para o sul, na costa sudeste de Antígua. O destino era a praia conhecida como Half Moon Bay. Ao contrário de Long Bay, tomada por hotéis e resorts, Half Moon está em um parque nacional e se mantém bem isolada da civilização.

Parece, mas não é piscina! É a praia de Long Bay, na costa nordeste de Antígua, no Caribe

A estrada chega pelo alto e a primeira visão da praia em forma de meia lua, lá embaixo, é inacreditavelmente bonita. Principalmente num dia de sol como hoje, quando as cores e tons ficam ainda mais vivos. Que coisa maravilhosa!

Caminhando sobre a bela ponte de corais de Devil's Bridge, na costa nordeste de Antígua, no Caribe

Atrasados que estávamos, aceleramos até lá embaixo e arriscamos uma caminhada pela praia, frequentada apenas pela comunidade mais alternativa da ilha, pela falta de estrutura no local. Quando falo em “risco”, estou me referindo apenas ao nosso tempo apertado, e não à segurança. Afinal, o paraíso não tem problemas de segurança, hehehe.

Half Moon Bay, uma miragem na costa sudeste de Antígua, no Caribe

Quem está na praia, é para se molhar! E assim fizemos, pois seria imperdoável não tomar um banho de mar por ali. Realmente, depois dessas duas praias absolutamente espetaculares de hoje, ficamos convencidos que tomamos a decisão correta em deixar Barbuda e as fragatas para lá...

Visitando a praia de Half Moon Bay, na costa sudeste de Antígua, no Caribe

Aceleramos de volta para St John’s, encontramos o representante da empresa de aluguel de automóveis no nosso hotel (lá também estavam nossos bilhetes para o retorno de avião de Montserrat) e ele nos deu uma carona até o porto de onde sairia o ferry. Chegamos bem na hora!

A maravilhosa praia de Half Moon Bay, na costa sudeste de Antígua, no Caribe

Passamos pela imigração, onde tivemos de provar que tínhamos passagens para sair de Montserrat (será que parecíamos possíveis imigrantes ilegais? Para Montserrat?) e ficamos ali no porto, esperando o ferry. Clima parecido com a saída de barco para a Ilha do Mel, lá no Paraná. Aliás, o tal ferry também se parece com as barcas de lá, tudo bem simples e rústico. Realmente, ali ficou claro que estávamos indo para um destino pouco usual.

Nosso pequeno ferry para Montserrat, ainda no porto de St John´s, em Antígua

Tanto é assim que logo chamamos a atenção entre as pessoas ali sentadas. Um simpático senhor veio conversar conosco, se identificando como taxista em Antígua. Ofereceu chamar seu irmão em Montserrat para nos buscar de carro no porto de lá. Aceitamos e ouvimos a conversa ao telefone. Ele não titubeou em nos descrever ao irmão: “I´m sending you two White people”. Pois é, foi quando percebemos que éramos mesmo os únicos “white people” entre os cerca de 20 passageiros e tripulação. Estamos mesmo numa das partes mais africanas das américas. E olha que, ao lado da minha amada e loira esposa, eu nem sou tão “white” assim...

PLaca multilíngue no porto de St John´s, em Antígua. Aparentemente, o italiano é a língua mais valorizada por lá...

O barco saiu na hora e poucos minutos depois, já estávamos admirando de longe a cidade de St John’s. O que mais chama a atenção é mesmo a catedral anglicana. O prédio é vistoso e o interior é para ser ainda mais bonito. Mas não podemos entrar, pois está em longa reforma que só deve terminar ano que vem. A catedral é famosa pelo interior em madeira, formando quase que uma igreja dentro de outra, de pedra. Tudo para se proteger dos fortes terremotos que sacodem a ilha de século em século.

Visual de St John's, a capital de Antígua, na partida de ferry para Montserrat

Quem nos explicou a história foi o simpático “Morgan Freeman” que nos recebeu por lá. Será que seu irmão gêmeo hollywoodiano é tão gente boa-praça assim?

Junto com o simpático 'Morgan Freeman' na catedral anglicana de St John's, a capital de Antígua, no Caribe

Junto com o simpático "Morgan Freeman" na catedral anglicana de St John's, a capital de Antígua, no Caribe

Já estava escuro quando pudemos avistar pela primeira vez a mitológica Montserrat. Ela ganhava ares ainda mais mágicos e misteriosos sob o forte luar. O irmão do taxista de Antígua demorou, mas acabou aparecendo no porto. Ele, claro!, logo nos reconheceu, os “white people”. Nos levou a um dos poucos restaurantes da ilha (estávamos famintos!), ao supermercado (amanhã, domingo, nada abre por aqui, ele garantiu!) e a uma pousada. Uma verdadeira mão-na-roda! Agora, instalados, alimentados e supridos, teremos 3 dias para conhecer essa ilha montanhosa que aumenta de tamanho a cada erupção, por baixo e por cima d’água. Chegamos à Montserrat!

Montserrat, Little Bay, Antígua E Barbuda, Long Bay, Half Moon Bay, Saint Johns, Praia

Post anterior Fim de tarde na tranquila Darkwood Beach, no sudoeste de Antígua, no Caribe

Antígua Sem Barbuda

Post seguinte Início do segundo dia de mergulho em Montserrat, no Caribe (Yellow Monkey)

Montserrat: o Mar

Blog da Ana Visual inesquecível da praia de Half Moon Bay, na costa sudeste de Antígua, no Caribe