0 Agora sim, na Costa Rica! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Agora sim, na Costa Rica! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Agora sim, na Costa Rica!

Costa Rica, Cidade Neily, Zancudo

Orla de coqueiros na praia de Zancudo, no litoral Pacífico da Costa Rica

Há muito tempo que eu ouço falar das belezas da Costa Rica. Praias virgens, florestas verdejantes com rica vida animal, dezenas de parques nacionais espalhados pelo país e montanhas e vulcões com trilhas bem demarcadas. Não foi bem isso que vimos nas nossas primeiras horas no país, mas não demorou muito para encontramos a Costa Rica dos meus sonhos...

Mapa do sul da Costa Rica, da região de Zancudo e Pavones, com as estradas de acesso

Na verdade, nossa primeira noite por aqui foi disputando espaço com centenas de sacoleiros e/ou amantes de rodeio. Toda essa área próxima à fronteira com o Panamá é uma Zona Franca e agora, num fim de semana já bem próximo do natal, muita gente do país corre para cá atrás de compras baratas. Os hotéis estavam lotados de vans que traziam gente da capital San Jose para dois dias de compras na fronteira. Compras de dia e rodeios de noite, ao que parece. Passamos ao lado de um arena entre as duas maiores cidades da região na nossa procura por um lugar para dormir que estava transbordando de gente.

Cruzando rio no caminho para as praias de Zancudo e Pavones, no litoral Pacífico da Costa Rica

Mas, enfim, encontramos um lugar em Cidade Neily para dormir e hoje cedo, enquanto tomávamos o café, as pessoas já saiam em direção à fronteira, enquanto outros ainda acordavam com cara de ressaca da noitada de ontem. Mas a luz do dia já começava a dar outra cara para o país, a primeira vez que víamos de verdade a Costa Rica, as montanhas ao longe, a mata ali perto, a estrada bem meia boca, comparada com a pista dupla da parte panamenha da Panamericana.

Plantação de Palmeiras Africanas no caminho para as praias de Zancudo e Pavones, no litoral Pacífico da Costa Rica

Passamos num supermercado e numa farmácia e, finalmente, pudemos seguir para nosso primeiro destino turístico no país, no qual queríamos ter chegado ontem. Fica no litoral do Oceano Pacífico (assim como boa parte dos países centroamericanos, a Costa Rica é banhada tanto pelo Pacífico como pelo Atlântico), bem próximo da fronteira com o Panamá. Aqui estão as praias de Pavones, muito procurada pelos surfistas, e Zancudo, mais apropriada aos banhistas.

Espelho d'água na praia de Zancudo, no litoral Pacífico da Costa Rica

Essa parte do litoral é acessada por estradas bem deterioradas, misto de asfalto acabado com terra esburacada. Por isso, são poucas as pessoas que vem para cá. Tanto que, ontem de noite, vários costarriquenhos foram incisivos para que não viéssemos pela noite, pois poderia ser perigoso. Cansados e prorizando a segurança, resolvemos gastar nossas últimas forças encontrando um hotel ali perto da panamericana mesmo, mas hoje, com a luz do dia, ninguém impediria a Fiona de chegar ao Oceano Pacífico!

O vasto Oceano Pacífico em Zancudo, no litoral da Costa Rica

Dito e feito! Vencemos os pouco mais de cinquenta quilômetros em uma hora e meia, passando por muita mata, rios e plantações de palmeira africana, de onde extraem óleo por aqui. Tão perto da maior rodovia do continente e tão longe do mundo e da civilização, era esse o nosso sentimento. Finalmente, chegamos na bifurcação entre as duas praias e acabamos optando pela praia de banhistas, a Zancudo. A Pavones, dos surfistas, ficou para amanhã, possivelmente...

A Pousada Sol y Mar em Zancudo, no litoral Pacífico da Costa Rica

Mais uma meia hora de buracos e chegamos na praia. A gente se instalou na pousada Sol y Mar, bem em frente à praia. na verdade, a única coisa que nos separa da areia é um sereno jardim de coqueiros. Agora sim, estava na Costa Rica da minha imaginação!

Cocos no nosso quintal em Zancudo, no litoral Pacífico da Costa Rica

A praia é de areia escura, toda protegida por uma orla de coqueiros à se perder de vista. E o melhor de tudo, a água do mar não é gelada!!! Acho que é a primeira vez que nado no Oceano Pacífico de forma confortável, sem passar frio. Passamos uma meia hora dentro d'água sm vontade de sair e, quando saímos, não foi pela temperatura, mas pela fome!

Visão do nosso fim de tarde em Zancudo, no litoral Pacífico da Costa Rica

Na própria pousada tem um simpático bar/restaurante, desses de telhado de palha. Serve para congregar estrangeiros, quase todos americanos, turistas ou moradores da região, que vem se encontrar por aqui nos finais de semana tomando uma cerveja gelada neste ambiente idílico, de frente ao mar e com uma constante brisa refrescante.

Belo fim de tarde na praia de Zancudo, no litoral Pacífico da Costa Rica

Toda essa mordomia pela bagatela de 45 dólares, com direito à chalé espaçoso, estamos mesmo é pensando em ficar outro dia inteiro por aqui mesmo. Amanhã cedo, corridinha na praia, que é ótima para caminhar. Banho de mar e de chuveiro no jardim. Almoço sadio refrescado pelo vento e sombra dos coqueiros, onde amarramos também uma rede para descansar do stress do dia no final de tarde. É... acho que vamos mesmo ficar!

Belo fim de tarde no Oceano Pacífico em Zancudo, no litoral da Costa Rica

Costa Rica, Cidade Neily, Zancudo, Praia

Post anterior O vulcão Baru, ponto mais alto do Panamá, na região de Boquete

Custou!

Post seguinte Pôr-do-sol maravilhoso na praia de Zancudo, no litoral Pacífico da Costa Rica