0 Pedras Secas, Praia do Sancho e Boldró - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Pedras Secas, Praia do Sancho e Boldró

Brasil, Pernambuco, Fernando de Noronha

Magnífico fim de tarde nos Dois Irmãos, em Fernando de Noronha - PE

Depois do dia incrível ontem, alguém poderia achar difícil manter o mesmo padrão no dia seguinte. Não aqui em Noronha! Fizemos o mergulho considerado por muitos o mais bonito de Noronha, fomos à praia apontada por várias revistas como a mais bonita do Brasil e assistimos a um pôr do sol que é cartão postal no Brasil inteiro.

Fernando flutuando sobre cardume durante mergulho na Lage Noronha, em Fernando de Noronha - PE

Pedras Secas é um ponto de mergulho no Mar de Fora, bem mais agitado que o Mar de Dentro. O nome vem do fato que algumas pedras de duas formações que ficam bem próximas entre si chegam a aflorar (aparecer na superfície). São as Pedras Secas I e II. A visibilidade facilmente ultrapassa os 50 metros, há incríveis formações de coral, que tomam a forma de tocas, túneis e pequenas cavernas e a quantidade de vida marinha é inacreditável. O mergulho é raso e é possível passar muito tempo por lá explorando vários recantos sem a necessidade de descompressão. O limite é o ar em nossas garrafas.

Pasagem sobre corais durante mergulho nas Pedras Secas, em Fernando de Noronha - PE

Depois de fazermos o primeiro mergulho na Lage Noronha, um ponto que ainda está sendo desenvolvido e no qual vimos muitos peixes, um tubarão limão e uma linda arraia Chita, seguimos para as Pedras Secas com o ambicioso plano de fazer a travessia e conhecer as duas formações num mesmo mergulho.

A correnteza não ajudou muito, dificultando nossa locomoção. Mesmo assim, todos ficamos impressionados com as formações de Pedras Secas II, principalmente a "caveira", um conjunto de cavernas e janelas no coral que, vistas de determinado ângulo, parecem uma caveira. O mergulho é mesmo lindo. Junto com as centenas de peixes, a gente fica dançando com a corrente admirando a rica vida marinha, as formações de corais e as ondas que quebram logo acima de nós. Qaindo terminamos de ver Pedras Secas II o ar do Haroldo tinha acabado e ele teve de voltar. Eu e a Ana seguimos com o Fernando para nos esbaldar em Pedras Secas I. Mais vida marinha, mais formações, mais água inacreditavelmente limpa.

Subida do mergulho nas Pedras Secas, em Fernando de Noronha - PE

Praia do Sancho vista de cima, em Fernando de Noronha - PE

No almoço, fugimos dos altos preços e comemos num restaurante por quilo bem conhecido, o Flamboyant. De lá, táxi para a incrível Praia do Sancho. A gente chega por cima, numa falésia com 50 metros de altura. De lá, pode-se observar a pequena baía de areias amareladas e águas verde-transparentes. Talvez não seja a mais bonita do Brasil (até porque isso não existe!), mas certamente está na lista das mais belas.

Descendo para a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha - PE

O acesso também é incrível. Descemos através de uma fenda nas falésias, fruto das fraturas que ocorreram com o rápido resfriamento das rochas vulcânicas que formaram a ilha há 5 milhões de anos. Com a ajuda de escadas de bombeiro, vamos atravessando e descendo a rocha até chegarmos à praia. Difícil imaginar cenário mais paradisíaco! Lá embaixo, 400 metros de areia para que o haroldo pudesse treinar para suas maratonas. Depois, todos fizemos sorkel perto das pedras. Com a temperatura agradável da água, além, é claro, da transparência, pode-se ficar horas por ali vendo peixes coloridos, lagostas e, com sorte, até golfinhos.

Correndo na praia do Sancho em Fernando de Noronha - PE

De lá seguimos à pé até o mirante do Boldró, principal ponto de onservação na ilha do espetáculo diário do pôr-do-sol. Aqui, a visão dos Dois Irmãos no fim de tarde consegue fazer tudo ficar ainda mais belo. Em uma certa época do ano, o sol se pôe exatamente entre eles!

Fim de tarde no mirante do Boldró, em Fernando de Noronha - PE

Dia cheio e maravilhoso novamente que nos preparou para o tão ansioso mergulho do dia seguinte: finalmente, a Corveta por dentro!

Voltando do mergulho na Corveta, em Fernando de Noronha - PE

Brasil, Pernambuco, Fernando de Noronha, Mergulho, Praia, Pedras Secas, Boldró, Sancho

Post anterior Admirando os Dois Irmãos em Fernando de Noronha - PE

Praia da Cacimba

Post seguinte Nadando em volta da Corveta em Fernando de Noronha - PE

Tek na Corveta

Blog da Ana Pontinha, durante a Caminhada do Atalaia, em Fernando de Noronha - PE