0 Para o Alto e Avante! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Para o Alto e Avante! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Para o Alto e Avante!

Brasil, Rio De Janeiro, Angra dos Reis, Ilha Grande

A aniversariante curtindo a vista maravilhosa do alto do Pico do Papagaio, na Ilha Grande - RJ

Aniversário da Ana! Resolvemos comemorar em alto estilo. Ou, mesmo sem muito estilo, pelo menos no alto, lá no alto. A segunda maior montanha da Ilha Grande é o Pico do Papagaio, com quase mil metros de altura. Há uma trilha bem sinalizada que sai da estrada que liga Abraão a Dois Rios e que leva ao pico. Foi para lá que eu e a Ana rumamos, logo cedinho.

O Pico do Papagaio, visto do catamaran de Ilha Grande para Angra dos Reis - RJ

Faz tempo que queria ir lá com a Ana. Mas, da outra vez que estivemos na Ilha, ficamos hospedados do outro lado da Ilha, na Praia Vermelha. Muito longe para este passeio. Desta vez, ficamos esperando o bom tempo. E a previsão já dizia que seria hoje. Por increça que parível, ela acertou! A noite estava encoberta e o dia nasceu ensolarado! Viva, foi o presente de S. Pedro!

Energia para a subida do Pico do Papagaio, na Ilha Grande - RJ

Só tínhamos um pequeno problema: queríamos pegar o catamaran das 12:30, para podermos viajar para o Rio e chegarmos em boa hora. O próximo barco era só às 17:00. Então, saímos cedinho, já desocupando o quarto da pousada. Caminhada morro acima pela estrada até o início da trilha. Até ali já conhecíamos e passou rapidinho.

Início da trilha do Pico do Papagaio, na Ilha Grande - RJ

Depois, pé na trilha, subindo pirambeiras e descansando nos trechos planos. Apesar de muito nos recomendarem irmos acompanhados de um guia, ele realmente não é necessário. A trilha está muito bem marcada. Mas, pensando bem, tivemos um guia sim. Um guia quadrúpede! Um simpático vira-lata que nos viu comprando água na padaria e dispensando o conselho de levar um guia resolveu nos levar. Eu que no início não dava nada por ele foi me surpreendendo, me surpreendendo e, lá pelas tantas, dei o braço a torcer: realmente, ele iria conosco até lá em cima! Na falta de melhor nome, apelidamos ele de “Dog”. Não só foi até lá em cima como, em vários trechos da mata, ele se embrenhava no mato para fuçar bastante e depois reaparecia, todo lampeiro. Uma graça!

O Dog, nosso companheiro de caminhada, no alto do Pico do Papagaio, na Ilha Grande - RJ

Buenas, seguimos a trilha sem sobressaltos exceto um. Um sobressalto beeeeeem sonoro. Começamos a ouvir um barulho de motosserra lá na frente. Motosserra? Ali, em pleno parque? Muito estranho. Fomos nos aproximando e o barulho aumentava. Por trás da motosserra, ouvia algumas vozes. Cada vez mais estranho. Olhei para trás, procurando a Ana e vi que ela carregava um galho grande.”Hmmmm... defesa pessoal”, imaginei. Realmente, não estava gostando da idéia de encontrar madeireiros ilegais ali, só eu e o Dog para proteger a loira linda atrás de mim. Bom, cada vez mais atentos, fomos seguindo. Até que percebemos que o barulho, na verdade, eram de um gripo enorme de macacos. Bugios Gritadores, é o nome. O líder grita muuuito alto. Chega a ser amedrontador. Só não ficamos com medo porque, no dia anterior lá no Centro de Visitantes, conversamos muito sobre ele e seu instinto gritador. Foi uma experiência incrível, no meo daquela mata, ouvir aquela gritaria toda, tão perto de nós.

Com o Dog, no alto do Pico do Papagaio, na Ilha Grande - RJ

Após os macacos, seguimos até o cume. Saímos às 07:30 e chegamos à 10:15 lá em cima. Vista impressionante do mar, da baía e da própria Ilha Grande, com suas praias como a Lopes Mendes e a enseada do Abraão. Ficamos uns 15 min lá em cima, só nos três (não esqueçam do Dog!), admirando a vista.

No cume do Pico do Papagaio, na Ilha Grande - RJ

Depois, tempo de voltar em disparada. Só tínhamos duas horas. Viemos acelerados pela trilha e depois pela estrada. Até que, já perto de Abraão e também do prazo fatal, a gente se separou. Eu fui correndo para a pousada pegar nossa bagagem onde fui recebeido em grande festa pelas atendentes, que não tinham acreditado que conseguiríamos. Consegui até uma chuverada rápida no chuveirão do jardim. A Ana foi comprar as passagens e a gente se encontrou no píer. Cinco minutos depois, zarpava o catamaran. Foi em cima!!!

No alto do Pico do Papagaio, na Ilha Grande - RJ

Relaxamos no teto durante a volta e, chegando em Angra, descolamos um banho de chuveiro no Hotel Kuxixo, onde tínhamos ficado hospedados. O pessoal foi muito amável conosco. Gente boníssima. O dono do hotel até nos fez prometer que, após ficar admirado e emocionado com nossa viagem, passássemos em Aparecida para agradecer Nossa Senhora, depois dos 1000dias. Promessa feita, será cumprida! Mas ela vai ter de nos proteger!

Descendo a trilha do Pico do Papagaio, na Ilha Grande - RJ

Depois, direto para o Rio, para o alto Leblon, no apartamento do Pedro, Íris e Bebel. Tivemos tempo de ir comprar vinhos, uma torta, a Íris fez uma deliciosa pasta e celebramos juntos, em família, a aniversário da minha lindona.

Aproveitando o dia de sol no teto do catamaran de Ilha Grande para Angra dos Reis - RJ

E agora, temos alguns dias pela frente para explorar essa cidade que adoramos tanto...

Celebrando o aniversário da Ana no apartamento do Pedro e da Íris, no Rio de Janeiro - RJ

Brasil, Rio De Janeiro, Angra dos Reis, Ilha Grande, Praia, trilha, Montanha, Abraão, Pico do Papagaio

Post anterior Passeando em Abraão, na Ilha Grande - RJ

Relaxando em Abraão

Post seguinte Pedalando do Leblon para Copacabana, no Rio de Janeiro - RJ

Do Leblon à Copacabana

Blog da Ana Curtindo a vista maravilhosa do alto do Pico do Papagaio, na Ilha Grande - RJ