0 Santiago de Cali - Blog da Ana - 1000 dias

Santiago de Cali

Colômbia, Cali

Igreja em Cali, na Colômbia

Fundada em 1.536, Cali é a terceira maior cidade do país, com quase 2,4 milhões de habitantes. Na Colômbia a Cordilheira dos Andes se divide em 3 e Cali está situada entre a Cordilheira Ocidental e Central, no Vale do Cauca.

O rio Cali e uma das igrejas de Cali, na Colômbia

A cultura vallecaucana tem um espaço próprio, história, música, sotaques e tipos de comida específicos, como as regiões brasileiras. Para nós que somos de fora e vemos tudo como Colômbia não é tão fácil enxergar estas diferenças, mas fica claro que este povo lutou pelo reconhecimento do seu estado, que foi declarado definitivamente apenas em 1910.

Cali, na Colômbia

Nós ouvimos falar de Cali apenas pelo seu cartel de drogas, que vivia em pé de guerra com o Cartel de Medellín, de Pablo Escobar. A cidade sofreu muito com as crises e guerras entre os cartéis do narcotráfico entre as décadas de 70 e 90 e embora o narcotráfico até hoje seja uma grande economia no mercado negro, os cartéis acabaram e a criminalidade já está mais controlada.

Escrevedor de cartas em praça de Cali, na Colômbia

Assim saímos caminhar pelo centro, cruzamos o Rio Cali, a Plaza dos Poetas, uma versão colombiana da nossa Central do Brasil. Os poetas com suas máquinas de escrever parecem personagens da literatura de cordel. Cada um tem seu espaço reservado para sua mesa, guarda-sol (ou chuva), para escrever as cartas dos moradores que passam por ali.

Caminhamos até a Iglesia de San Francisco e quando começou a chover nos refugiamos no Centro Cultural em frente ao Teatro Municipal. Ali estava rolando um Congresso Latino-Americano de Agricultura Sustentável e também descobrimos que nesta semana está acontecendo o Festival Mundial de Salsa de Cali – 2011, não é a roa que Cali é mundialmente conhecida por ser a capital da salsa!

Enfrentando a chuva em Cali, na Colômbia

Esta área tem vários restaurantes vegetarianos, para os que curtem um verde. Já era meio tarde e pegamos os buffets fechando, acabamos o nosso passeio pela Iglesia de La Merced, local onde foi celebrada a fundação da cidade em 1536. Não estávamos presentes nessa data, mas tivemos a sorte de ver um casamento sendo celebrado no mesmo lugar!

Igreja La Merced, em Cali, na Colômbia

Retornamos à Avenida 9, rua com restaurantes e bares mais bacanas, que faz a linha Itaim Bibi, bairro residencial e comercial com bastante vida noturna. Almoçamos uma deliciosa pasta que levamos também para o jantar. No caminho para o Iguana encontramos Oscar, o vocal da banda e Douglas, baixista, que reiterou o convite. Vamos dormir para começar a nossa epopéia rumo ao Hot en Paraíso!

A avenida chique de Cali, na Colômbia

Colômbia, Cali, Arquitetura, centro histórico, Santiago de Cali

Post anterior

Encontro Inusitado

Post seguinte A van do grupo The Hall Effect, em parada durante a viagem entre Cali e Girardot, na Colômbia