0 Um Dia Para Não Esquecer - 1a Parte - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Um Dia Para Não Esquecer - 1a Parte - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Um Dia Para Não Esquecer - 1a Parte

Brasil, Maranhão, Carolina (P.N. Chapada das Mesas)

Na Cachoeira do Capelão, na Chapada das Mesas, região de Carolina - MA

Hoje foi o dia de visitar a principal atração de Carolina: o complexo turístico da Pedra Caída. São várias cachoeiras, trilhas e possibilidades de tirolesas e rapel numa mesma propriedade. Entre todas as atrações, aquela que lhe dá o nome, a Cachoeira da Pedra Caída. Essa era a única que eu já conhecia, quando passei rapidamente por aqui no início do ano 2000. Mas, naquela época, as coisas não estavam tão desenvolvidas como hoje. Arrumei um guia e fomos diretamente para lá, sem portarias nem nada. A cachoeira foi umas das mais impressionantes que já vi.

Caminho pelo rio até a Cachoeira do Capelão, na Chapada das Mesas, região de Carolina - MA

Pois bem, chegou a hora de voltar, dessa vez com minha querida cara-metade. A propriedade onde está a cachoeira foi comprada por um rico empresário local que a repaginou por completo. Ele investiu nas trilhas antigas, criando passarelas de madeira. Criou novas, para outras belas cachoeiras que antes não eram visitadas. Instalou tirolesas, inclusive uma com 1.200 metros de extensão, vinda lá do alto do morro. Essas passarelas de madeira, que descem ao fundo do canyon da Pedra Caída ou ao alto do morro da tirolesa são de ótima qualidade, coisa de primeiro mundo. Todos os visitantes, em qualquer passeio dentro do complexo, devem estar acompanhados de guias locais.

Escalando a Cachoeira do Capelão, na Chapada das Mesas, região de Carolina - MA

Toda essa estrutura tem um preço, claro. Paga-se para entrar e, depois, por cada passeio. Esse preço tem duas funções; pagar por toda a estrutura e evitar que a farofa tome conta das cachoeiras, já que o acesso rodoviário ao local é muito fácil. Além disso, o número de visitantes é limitado por atração, sempre acompanhados por guias que levam grupos para estas atrações em horários pré-estabelecidos. Além de limitar o número de visitantes, os guias ainda tentam controlar para que os grupos que visitam as diversas atrações não se encontrem na mesma cachoeira. Deste modo, sempre que se chega à uma atração, ela está vazia, pelo menos na teoria.

Escalando a Cacheoira do Capelão, em Carolina, região da Chapada das Mesas - MA

Como hoje é sexta-feira, dia normal de semana, não havia muitos visitantes e foi mais fácil para nós armar um roteiro por lá. Escolhemos seguir primeiro para as cachoeiras do Capelão e da Caverna (mesmo passeio), depois para a Pedra Caída e, no fim da tarde, fazer a famosa tirolesa dos 1.200 metros. O Tino se voluntariou para nos guiar por esses lugares e lá fomos nós!

Curtindo a Cachoeira do Capelão, na Chapada das Mesas, região de Carolina - MA

Passarela para a Cachoeira da Caverna, na Chapada das Mesas, região de Carolina - MA

Para essas primeiras cachoeiras, segue-se de carro. Estar de Fiona ajuda bastante pois, do contrário, teríamos de ir no carro deles, que só parte com quatro pessoas. Viva a Fiona! Cinco quilômetros de terra e areia nos levam para bem próximo da Capelão, nome dado em homenagem aos macacos que tem esse nome por aqui (bugios gritadores, nossos velhos conhecidos). É uma trilha curta até um riacho de águas cristalinas que corre sobre um leito de areias vermelhas. Menos de cem metros de caminhada sobre este rio nos levam até uma cachoeira que é uma verdadeira pintura! Muito linda! E olha que nós conhecemos cachoeiras!

Cachoeira da Caverna, em Carolina, região da Chapada das Mesas - MA

Ficamos ali por um tempo, realmente impressionados. A temperatura da água é muito gostosa e não dá vontade de sair. Mas, com tantas outras coisas para ver, não tem remédio: seguimos em frente. Mais um trecho de estrada e chegamos a uma longa passarela de madeira que depois desce uma encosta e chega a um outro riacho, Uma pequena caminhada rio acima e chegamos à Cachoeira da Caverna, mais um lugar mágico! O nome da cachoeira vem do fato de que, para se chegar até ela, temos de atravessar um túnel natural na rocha, quase uma caverna. As mesmas águas cristalinas, a mesma temperatura agradável, a mesma vontade de não ir embora, a mesma estupefação pela beleza do lugar.

Foto da Ana por detrás da cortina d'água, na Cachoeira da Caverna, em Carolina, região da Chapada das Mesas - MA

Ao contrário das enormes cachoeiras de ontem, as de hoje são em riachos com pouca água, o que as tornam mais gostosas de serem "nadadas" e exploradas. Pequenos poços com profundidade de até 4 metros e água verde transparente, em cenários cinematográficos. O que mais pode-se esperar de uma cachoeira?

Saindo da Cachoeira da Caverna, na Chapada das Mesas, região de Carolina - MA

Voltamos então para próximo da entrada do complexo, deixamos a Fiona e seguimos para a Pedra Caída, também conhecida como Santuário. Para isso, é preciso descer um profundo canyon, o que antes era feito numa escada bem íngrime. Hoje, passarelas de madeira seguem em ziguezague e tornam essa descida muito mais agradável. Lá embaixo, seguimos canyon acima em direção à cachoeira. O visual é simplemente incrível: paredes de mais de cinquenta metros de altura, num canyon estreito com dez metros de largura. A mais bela entrada de "santuário" que já vi nesse mundo! Boa parte do caminho é feito no conforto de passarelas e o finalzinho com o pé na água, quando já se ouve o barulho da cachoeira ali perto.

Ponte sobre o canyon da Pedra Caída, na Chapada das Mesas, região de Carolina - MA

O canyon da Pedra Caída, na Chapada das Mesas, região de Carolina - MA

O trecho final é maravilhoso. Uma curva à direita nos leva a uma câmera circular onde cai a cachoeira com seus 50 metros de altura. Uma piscina com vinte metros de diâmetro, toda cercada por essas enormes paredes, uma pequena abertura de um lado, por onde entramos e a água sai e a cachoeira do outro lado. Vapor para todo lado, o que dificulta muito as fotografias. Apenas com caixa estanque e, mesmo assim, pela pouca luz, quase todas tremidas e/ou embaçadas. Isso, de certa forma, a torna ainda mais especial, pois só vai entender realmente a sua beleza indescritível que lá for. As fotos não conseguem de maneira alguma fazer justiça àquela obra-prima da natureza.

Quase chegando à Cachoeira da Pedra Caída, na Chapada das Mesas, região de Carolina - MA

A magnífica Cachoeira da Pedra Caída, ou Santuário, em Carolina, região da Chapada das Mesas - MA

Muitas pessoas nos pedem que façamos listas tipo as dez mais bonitas cachoeiras, praias, cavernas, etc, da nossa viagem. Não sou fã desse tipo de lista e, se tivesse de fazê-las, tenho certeza que estaria unjustiçando várias atrações. Mas hoje, visitando essas cachoeiras, as tais listas me vieram à cabeça. Essas cachoeiras teriam de estar lá, com certeza Na lista das cachoeiras mais belas e na lista de lugares de visita obrigatória antes de morrer.

A clarabóia da Cachoeira da Pedra Caída, em Carolina, região da Chapada das Mesas - MA

Bom, findas as cachoeiras (há outras no complexo, nós é que, pela limitação do tempo, resolvemos ficar "só" com essas três), passamos à segunda parte do dia: as montanhas. Mas isso é assunto para outro post...

Aproveitando ao máximo a Cachoeira da Pedra Caída, em Carolina, região da Chapada das Mesas - MA

Brasil, Maranhão, Carolina (P.N. Chapada das Mesas), cachoeira, Parque, Santuário, Pedra Caída, Capelão, Chapada das Mesas

Post anterior Entrada do P.N da Chapada das Mesas, região de Carolina - MA

O Incrível Banho de Vapor

Post seguinte Magnífico visual de final de tarde na Chapada das Mesas, região de Carolina - MA

Um Dia Para Não Esquecer - 2a Parte

Blog da Ana O Portal da Chapada, na Chapada das Mesas, região de Carolina - MA

Mac’me cuh tohr toc cym xwa?