0 Amigo Novo - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Amigo Novo - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Amigo Novo

Brasil, Minas Gerais, Aiuruoca

O Simbad também foi nosso guia no Vale do Matutu - MG

O Simbad também foi nosso guia no Vale do Matutu - MG


Hoje foi dia de caminhada e cachoeiras aqui no Matutu. Depois de uma das melhores camas da viagem até agora e do café da manha com pão integral fomos até o Casarão encontrar com o nosso guia para a caminhada de hoje.

Lá no Casarão sempre está o Lázaro. É ele quem organiza os guias para os turistas. Ele e quase todo mundo aqui tem um rádio walk-talk. Cada um tem seu número. O alcance é o bastante para todo o Vale. É como se fosse o celular daqui, só que de graça (exceto pelas pilhas). Assim, através do walk-talk, ele já arrumou um guia para nossa caminhada de amanhã, para o Pico do papagaio e para a caminhada de hoje, até a Cachoeira do Fundo. Tem esse nome porque é no fundo do vale. Fomos agraciados com uma guia, a Juana (fala-se Ru-ana), que é da comunidade do Santo Daime. Além de nos guiar, ainda conversamos bastante sobre a comunidade e sobre a história do vale. O nome vem do Tupi Guarani. Quer dizer Cabeceiras das Águas (pela quantidade de nascentes na região). Ela nos disse também que o Casarão era a antiga sede da fazenda do Geraldão que faleceu num triste acidente (morreu queimado) há quase 20 anos. Seus herdeiros não quiseram continuar com a fazenda e a casa foi transformada num charmoso e marcante centro comunitário.

Nossa guia, a Juana, no Vale do Matutu - MG

Nossa guia, a Juana, no Vale do Matutu - MG


Cachoeira do Fundo no Vale do Matutu - MG

Cachoeira do Fundo no Vale do Matutu - MG


A caminhada é linda, seguindo Vale acima através de campos e florestas, beirando sempre o rio e passando por várias cachoeiras. A água é muito gelada e demorou um tempo até criarmos coragem. Quem entrou primeiro foi a Juana. Isso é que é guia!

Nossa guia, a Juana, foi a primeira a ter coragem de enfrentar a água fria da Cachoeira do Fundo no Vale do Matutu - MG

Nossa guia, a Juana, foi a primeira a ter coragem de enfrentar a água fria da Cachoeira do Fundo no Vale do Matutu - MG


Na volta, passamos por um restaurante de comida mineira, da Aracy. Nossa, que delícia de comida! Depois de nos despedirmos da Juana, ainda deu para ir no Poço das Fadas. Mas, a essa hora da tarde, com o sol já atrás da montanha, nem pensar em entrar!

Ana com o Simbad na Cachoeira das Fadas no Vale do Matutu - MG

Ana com o Simbad na Cachoeira das Fadas no Vale do Matutu - MG


Depois, de volta para a pousada para aproveitar a noite estrelada e a sopa quente de jantar. Nesse frio que está fazendo,não há coisa melhor. Finalmente, de volta para a cama já que amanhã temos de acordar cedo. A caminhada vai ser bem mais puxada, para o Pico do Papagaio, com mais de 2 mil metros de altura, é a montanha mais famosa da região.

Cachoeira Arco-Íris no Vale do Matutu - MG

Cachoeira Arco-Íris no Vale do Matutu - MG


Só faltou falar do novo amigo, né? É o Simbad, um pastor alemão. Ele grudou na gente e nos acompanhou até a Cachoeira do Fundo. Vai sempre na frente, nos guiando. Adora atazanar os bichos que encontra no caminho, de cavalos e vacas a ratos e galinhas. Quando os cavalos o veem, já fazem aquela cara de: "Putz, lá vem ele encher o meu saco!".

Bela araucária no Vale do Matutu - MG

Bela araucária no Vale do Matutu - MG


Ao final da caminhada, quando voltamos de carro aqui para a pousada, a uns 3-4 km do Casarão, não é que o Simbad apareceu aqui, uns 10 min depois, todo esbaforido? E não saiu mais daqui. Vai dormir no gelado, na varanda, mas não arreda mais o pé daqui. Acho que quer ir ao Papagaio também. Será?

Bela Castanheira no Vale do Matutu - MG

Bela Castanheira no Vale do Matutu - MG

Brasil, Minas Gerais, Aiuruoca, trilha, cachoeira, Bichos, Vale do Matutu

Veja todas as fotos do dia!

Não se acanhe, comente!

Post anterior Araucárias no Vale do Matutu - MG

Adeus Caxambu, Alô Matutu

Post seguinte Pico do Papagaio visto da pousada no Vale do Matutu - MG

Todos ao Pico

Blog da Ana Cachoeira do Fundo no Vale do Matutu - MG

Vale Encantado

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 30/05/2012 | 12:23 por Thaís Storniolo

    Fotos belíssimas!
    Eu e meu namorado fomos para Aiuruoca de mochilão, escalar o Pico do Papagaio, estávamos sem guia, e encontramos o Simba, um ser iluminado, nos guiou até o Pico, e ainda encontrou água no caminho. Ficou conosco todos os dias até irmos embora, a despedida foi triste.
    Vejo que ele ainda estava filhotão nas fotos.
    Grande cão! Ainda voltaremos lá por ele.

    Resposta:
    Oi Thais!

    Nossa, que saudade do Simba! Ele foi realmente incrível conosco. Por dois dias, foi nosso guia na área. Que legal que continua por lá, fazendo novos amigos! É o cachorro que quero ter quando crescer!!!

    Obrigado pelas notícias dele!

    Abs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet