0 Na Península do Maraú - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Na Península do Maraú - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Na Península do Maraú

Brasil, Bahia, Itacaré

Lagoa do Cassange, na Península do Maraú - BA

Lagoa do Cassange, na Península do Maraú - BA


Mais um capítulo na nossa rotina de despedidas, mais um dia na estrada, uma nova região para explorar. Estamos ficando pró nessas "atividades"... Itacaré já virou passado, chegamos à Barra Grande, bem na pontinha da Península do Maraú, que separa o mar aberto da terceira maior baía do Brasil, logo após a Baía da Guanabara e a Baía de Todos os Santos.

Despedida da Bianca e Rebeca, em Itacaré - BA

Despedida da Bianca e Rebeca, em Itacaré - BA


Depois da festa da fantasia de ontem, obviamente não conseguimos sair cedo da Sage Point. Foi só à uma da tarde que partimos, tudo empacotado na Fiona, despedidas da Rebeca e da Bianca e umas poucas fotos da bela e charmosa pousada, frequentada por uma tal de Monica Belucci. Nossa... imagina cruzar ela no café da manhã!

Pousada Sage Point em Itacaré - BA

Pousada Sage Point em Itacaré - BA


Só pudemos nos dar esse luxo de sair mais tarde porque a Península do Maraú é pertinho de Itacaré. Até há algum tempo, e foi assim que fiz há 11 anos, podia-se pegar uma balsa de Itacaré direto para lá. Com a construção da ponte sobre o Rio de Contas, a balsa foi desativada e temos de dar uma volta um pouco maior.

Fiona explorando trilhas entre coqueirais na Península do Maraú - BA

Fiona explorando trilhas entre coqueirais na Península do Maraú - BA


A estrada que cruza a península de sul ao norte é uma BR. Estrada de terra ainda, que fica em estado lastimável depois das chuvas. Foi terrível da outra vez que passei aqui, mas hoje estava bem razoável. A Ana ficou impressionada dessa ser uma estrada federal. A razão de sua construção foi que, há muito tempo atrás, queriam fazer um grande porto no norte da península para escoar a produção de grãos do Brasil central. O porto até foi iniciado. Felizmente não foi terminado, mas a BR já estava feita e a península e a baía foram salvas do "desenvolvimento". Com isso, suas águas ainda se parecem com o que eram quando os portugueses aqui chegaram, o que não se pode dizer das suas duas "irmãs maiores", no Rio e em Salvador.

A praia Taipus de Fora, Península do Maraú - BA

A praia Taipus de Fora, Península do Maraú - BA


No caminho através da península, passamos por lagoas e por uma natureza exuberante. Mas para realmente vê-la, é preciso sair da estrada principal, que é quase uma enorme reta de 40 km e seguir por trilhas secundárias, muitas de areia fofa. Aí, chegamos perto das lagoas, atravessamos coqueirais e terrenos pantanosos e chegamos nas praias maravilhosas que fazem a fama do lugar. A mais famosa delas é Taipus de Fora. Coisa de cinema, como não poderia deixar de ser. São tantas praias maravilhosas aqui na Bahia que vamos ficando até meio "enfasteados" delas. A grande atração de Taipus de Fora, além dos coqueiros, areias brancas e águas esverdeadas, coisa comum por aqui, são as piscinas naturais que se formam na maré baixa, ótimas para o mergulho. Mas nós passamos lá fora do horário, e a praia era "só" uma praia "normal". Antes de partirmos daqui, passaremos lá no horário correto, com certeza!

Pôr-do-sol na Ponta do Mutá em Barra Grande, Península do Maraú - BA

Pôr-do-sol na Ponta do Mutá em Barra Grande, Península do Maraú - BA


Chegamos em Barra Grande a tempo de nos instalarmos e irmos assistir ao programa obrigatório daqui: o pôr-do-sol na Ponta do Mutá, o extremo norte da península. Foi lindo assisti-lo, de um dos bares que estão ali com cadeiras e almofadas na areia, especialmente colocados para esse espetáculo diário. Como já era o finzinho do feriado, estava tudo bem calmo, como poucos e felizardos turistas.

Curtindo o pôr-do-sol na Ponta do Mutá em Barra Grande, Península do Maraú - BA

Curtindo o pôr-do-sol na Ponta do Mutá em Barra Grande, Península do Maraú - BA


Ouço e percebo, pela quantidade de pousadas, que não é assim na temporada, quando centenas de pessoas, as vezes milhares, tomam conta da península. É o desenvolvimento que não veio com o porto, chegando com o turismo. Pelo menos, este mantém as águas cristalinas... Amanhã vamos checar isso fazendo um passeio de barco pela Baía de Camamu. Pois é, este é o nome dessa maravilhosa baía que eu ainda não havia citado.

Curtindo o pôr-do-sol na Ponta do Mutá em Barra Grande, Península do Maraú - BA

Curtindo o pôr-do-sol na Ponta do Mutá em Barra Grande, Península do Maraú - BA


Criança brincando na Ponta do Mutá durante o pôr-do-sol, em Barra Grande, Península do Maraú - BA

Criança brincando na Ponta do Mutá durante o pôr-do-sol, em Barra Grande, Península do Maraú - BA

Brasil, Bahia, Itacaré, Maraú

Veja todas as fotos do dia!

Gostou? Comente! Não gostou? Critique!

Post anterior Tirolesa no Rio das Contas, em Taboquinha, região de Itacaré - BA

Dia de Festa, Festa de Noite

Post seguinte Pequena ilha na Baía de Camamu - BA

Pela Baía de Camamu

Blog da Ana Surfe em canoa em Barra Grande, Península do Maraú - BA

À Barra Grande!

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 21/11/2013 | 15:09 por Priscila

    Oi! Tudo bem? Estou querendo conhecer esse pedacinho do paraíso! Onde vcs se hospedaram? E onde vcs recomendam? Estou em dúvida se fico da Praia Taipus de Fora ou na cidade de Barra Grande. Vcs podem me ajudar?
    Obrigada!
    Bjos

    Resposta:
    Oi Priscila

    Se vc tiver chance, acho melhor ficar em Taipus de Fora, em frente à praia!

    Bjos

  • 18/02/2011 | 16:53 por Alessandra

    Olá,
    Tudo Bem?

    Adorei seu blog!!!
    Estou planejando uma viagem similar agora no carnaval e gostaria de umas dicas, pois não tenho certeza ainda como chegarei a Barra Grande. Como vc´s fizaram? Foram de carro?

    Obrigada,

    beijos

    Resposta:
    Oi Alessandra
    Que legal que vc gostou do blog!
    Desculpe ter demorado tanto tempo para responder. è que estamos passando por lugares sem conexão...
    Nós fomos para Barra Grande de carro, vindos de Itacaré. É bem tranquilo, a estrada. Se vc não estiver de carro, não é difícil achar condução para lá em Itacaré.
    O lugar é lindo e vale muito a pena!
    Bjs e ótima viagem!

  • 09/11/2010 | 09:42 por Janaina Pasternack

    Lindas lindas lindas as fotos do pôr-do-sol já até peguei p ser tela de fundo da minha aréa de trabalho do pc rsrsrsrs até mais um abraço

    Resposta:
    Oi Janaína
    Sempre lembro de vc quando posto fotos de pôr-do-sol!
    Bjs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet