0 Lagunas de Colores - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Lagunas de Colores - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Lagunas de Colores

México, Comitan, Ocosingo

A belíssima laguna Ensueño, no parque Lagunas de Montebello, na região de Comitan, em Chiapas, no sul do México, fronteira com Guatemala

Nosso primeiro dia inteiro no México começou com um passeio na simpática praça de Comitan, para fotos e café da manhã. Comitan é uma cidade de arquitetura colonial e ruas de pedra. Fora a dificuldade de caminhar pelas calçadas estreitas, é uma delícia passear pela cidade e começar a nos sentir no México. O clima da praça, sempre tão cheia de vida, ajuda bastante nesse intento. Quase não se vê turistas estrangeiros, mas os nacionais são bem comuns por aqui. A bela cidade tem até sobrenome: Dominguez. Homenagem ao seu mais ilustre filho, o médico e político Belisario Dominguez. Este, após ter sido prefeito da cidade no início do século passado, tornou-se senador da república. Oposição, no México, nunca teve vida fácil e o Belisaio é um bom exemplo disso. Proferiu um famoso discurso na tribuna contra o ditador da época, Victoriano Huerta. Alguns dias depois foi assassinado por seguidores do ditador, tendo inclusive sua língua arrancada como exemplo.

Arte moderna na praça central de Comitan, em Chiapas, no sul do México

Chapéu, muito comum em Comitan e em toda Chiapas, no sul do México

Voltamos para o hotel, carregamos a Fiona e seguimos para as Lagunas de Montebello, uma das mais belas atrações naturais do estado de Chiapas. Transformado em parque nacional, a região na fronteira com a Guatemala tem atraído cada vez mais turistas. Em uma área razoavelmente pequena, diversas lagoas com cores diferentes estão dispostas. São cores do verde ao azul, passando pelos seus diversos tons.

Laguna Agua Tinta, no parque Lagunas de Montebello, na região de Comitan, em Chiapas, no sul do México, fronteira com Guatemala

O parque tem diversas trilhas e também possibilidades de passeios à cavalo e de canoa. Mas a gente estava mais para passeio de Fiona mesmo. Quando muito, caminhadas de algumas dezenas de metros dos diversos estacionamentos até as lagoas ali perto.

A laguna Esmeralda, no parque Lagunas de Montebello, na região de Comitan, em Chiapas, no sul do México, fronteira com Guatemala

Realmente, é bem interessante ver as cores diferentes em lagoas tão vizinhas, algumas separadas por menos de 100 metros de terra firme. Todas são alimentadas por rios subterrâneos, algumas até conectadas entre si neste labirinto de canais abaixo da terra.

Preparando quesadillas na região de Comitan, em Chiapas, no sul do México, fronteira com Guatemala

Após conhecermos o primeiro grupo delas, na parte norte do parque, seguimos para as maiores e mais famosas, na parte sul. Aí, sumiu o sol e, com ele, parte da cor das águas e também nossa vontade de dar um mergulho. Ao contrário, na mais conhecida delas, com praia e tudo, justo a que dá nome ao parque (Montebello), ao invés de nadarmos a gente se rendeu foi a umas das mais conhecidas guloseimas do país, as quesadillas. Hmmmmm... que delícia! Pedimos umas que combinavam chorizo (a linguiça brasileira) com queijo. Muito boas!

Deliciosas quesadillas na região de Comitan, em Chiapas, no sul do México, fronteira com Guatemala

De lá para a mais bonita de todas as lagunas, a lagoa Cinco Lagos, que apesar do nome, é uma só. Pena mesmo que o sol tinha nos abandonado, pois a água era verde transparente, muito linda. Mas o nosso problema não era apenas a falta de sol, mas também a falta de tempo. Aqui no México, acabou a moleza dos países da América Central onde tudo era perto. Aqui as distâncias são muito maiores, assim como as viagens.. Ainda queríamos chegar hoje à Ocosingo, à meio caminho das ruínas de Palenque.

A laguna Montebello, na região de Comitan, em Chiapas, no sul do México, fronteira com Guatemala

Olhando no mapa, até decidimos mudar de roteiro. Deixamos San Cristobal de Las Casas para depois e, por um atalho, seguimos diretamente para Ocosingo. De lá vamos à Palenque e, na volta, para San Cristobal. Ainda inexperientes no país, achamos por bem dirigir no tal “atalho” durante o dia. Afinal, as notícias que lemos sobre o país não são apenas de línguas cortadas, mas de cabeças também. Exageros da imprensa à parte, achamos por bem viajar de dia.

Visitando a laguna Cinco Lagos, no parque Launas de Montebello, na região de Comitan, em Chiapas, no sul do México, fronteira com Guatemala

E assim chegamos à Ocosingo, sem muita ajuda do nosso GPS, que está com mapas bem fraquinhos do país, mas com o bom e velho mapa de papel, comprado hoje cedo. Ficamos bem na praça central, também cheia de movimento e vida. Aparentemente, isso é uma constante no país, praças centrais muito simpáticas, bem cuidadas e com um coreto cheio de vida e música. Aliás, outra característica que já pudemos notar é a quantidade de fuscas nas cidades. Pois é, o bom e velho fusca está mais vivo do que nunca aqui no país. Faria o Itamar e outros amantes desse modelo felicíssimos!

Ansioso, esperando porção de quesadillas na região de Comitan, em Chiapas, no sul do México, fronteira com Guatemala

México, Comitan, Ocosingo, Parque, Lago, Montebello

Post anterior Fronteira da Guatemala com o México, chegando à América do Norte! (em La Mesilla)

Problemas na Fronteira

Post seguinte Admirando a bela cachoeira de Misol-Ha, próxima à Palenque, em Chiapas, no sul do México

Chiapas e o Caminho Para Palenque

Blog da Ana A linda laguna Cinco Lagos, na região de Comitan, em Chiapas, no sul do México, fronteira com Guatemala