0 Hello! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Hello! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Hello!

Bahamas, New Providence - Nassau

Arara no lobby do hotel em Nassau

Hello! É assim que somos saudados todas as vezes que entramos no nosso hotel, o Towne. E também quando saímos. Na verdade, sempre que transitamos pelo lobby do hotel, seja em busca de cerveja, de internet ou simplesmente passando por lá. No começo, sempre respondíamos. Agora, não caímos mais no conto da arara. Afinal, é uma linda arara, azul e amarela, cores da bandeira, mascote do hotel, que sempre nos saúda.

E foi assim hoje, às 07:30 da manhã, quando chegamos para o café da manhã. A Ana chegou 2 minutos depois de mim. Foi o bastante para ela ter de entrar na fila para se servir. Logo depois de mim, chegou parte do grupo de 20 americanas, todas elas negras, grandes, gordas (há exceções) e muito simpáticas, estudantes de enfermagem que participam de algum programa de intercâmbio com os hospitais daqui. Confortavelmente sentado comendo meu café da manhã, foi divertido ver a minha linda esposa bem polaca no meio daquela fila das afroamericanas. Contraste maior não poderia haver.

É muito gostoso viajar com a Ana. Sociável e bonita como ela é, estamos sempre conhecendo pessoas novas. Apesar dela reclamar da sua desenvoltura com o inglês e com o seu vocabulário, isso não a impede de socializar por aí. Jamais perde uma chance. E isso vai tornando a viagem muito mais rica e saborosa. Além disso, ela também é pau para toda obra, tanto para as mais diversas atividades (mergulhar, caminhar, lagartear, mamar, trabalhar, etc...) como para resolver problemas (pedir informações, carregar peso, negociar preços, etc...). E a beleza e simpatia dela sempre ajudam, é claro! Não poderia ter companheiro de viagem melhor!

Bom,o café da manhã cedo era porque fomos mergulhar novamente com a Stuart Cove, a maior operação de mergulho que já conheci. Seus ônibus rosas cruzam a cidade em busca dos clientes e depois, os trazem de volta. A base deles está do outro lado de New Providence e isso serve para conhecermos as outras partes da ilha. No extenso caminho (meia hora), passamos pelos suburbios de classe média, cheio de casas coloridas e com colunas à frente. Arquitetura bem simpática. Prédios mais altos, apenas os grandes hoteis em Paradise Island e Cable Beach.

Os mergulhos de hoje foram excelentes, mar sempre cristalino, visibilidade de uns 30 metros. No primeiro, mergulhamos beirando o abismo da Língua do Oceano novamente. Um barranco extremamente íngrime que vai até 6 mil metros de profundidade. É uma sensação de estarmos voando no vazio. Dá uma vontade louca de descer, descer, descer. Mas só vamos até os 35 m. Chegamos à beira do que já foram enormes penhascos antigamente, quando o nível do mar era mais baixo, na época das eras glaciais. Fiquei viajando imaginando um canyon com 6 km de profundidade logo abaixo de mim. Por coincidência, ontem, li uma notícia relatando que cientistas britânicos, através de um submarino robô, descobriram os mais profundos vulcões até hoje. Estão a 5,5 km de profundidade. E adivinhem aonde? Justamente aqui, na Língua do Oceano!!! A água está a 450 graus celcius, suficiente para derreter chumbo, mas não para ferver, naquela enorme pressão. É um oásis de vida naquela profundidade, cheio de moluscos, artrópodes e vermes tubulares, todos vivendo dos nutrientes do vulcão. Inalcançável para nós, mas não na imaginação. Muito menos para mim, nadando "ali do lado". Que planeta incrível!

O segundo mergulho foi num naufrágio perfeito, pequeno mas cheio de penetrações. Água extremamente limpa. Foi uma diversão!!! Pena que não tinha fotógrafos... E ainda estamos sem nossa máquina subaquática. Que pena!

Bem, amanhã seguimos para Eleuthera, para conhecer um pouco mais desse incrível país. Mal posso esperar. E, enquanto escrevo, a Ana, do outro lado do sun deck aonde estamos, no nosso hotel, está novamente cercada pelas enfermeiras americanas. Eu que já estava achando a Ana bem queimada de sol... está tão branquinha agora! He he he. Que diversidade de pessoas. Que mundo legal!

Ana no sun deck do hotel em Nassau, ao lado das enfermeiras  americanas

Ana no sun deck do hotel em Nassau, ao lado das enfermeiras americanas

E, dois andares abaixo, ouço a arara saudar novos (ou antigos) hóspedes. "Hello!!"