0 Dia de Eleições - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Dia de Eleições - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Dia de Eleições

Brasil, Bahia, Itacaré

Equilibrando-se em coqueiro no caminho para Havaizinho, em Itacaré - BA

Dia importante, hoje. Enquanto o Brasil escolhia entre Lula, quer dizer, Dilma e Serra, a gente aqui precisava escolher entre mar ou cachoeira e entre trilha no mato ou trilha na praia. Assim é Itacaré: várias opões completamente diferentes, todas pertinho uma da outra. Para ficar completo, só faltava uma montanha nevada aqui do lado...

Cachoeira do Gravatá, em Itacaré - BA

Bom, com tantas opções, optamos por não optar! Vamos em todas! E ainda com a boa intenção de voltar a tempo de justificar o voto, cumprir com nossas obrigações cívicas. E foi assim que começamos o dia, cheio de boas intenções...

O grande lago da Cachoeira do Gravatá, em Itacaré - BA

O caminho lógico era fazer primeiro as praias, para depois lavar a água salgada na água doce das cachoeiras. Bom, nossos planos não duraram muito tempo não. Além de nós, a torcida do Bahia e do Vitória também pensaram nisso, todos aproveitando o feriadão e deixando para justificar o voto depois... Quando chegamos ao início da trilha da Engenhoca, o estacionamento já estava lotado.

O marzão da praia Itacarezinho, em Itacaré - BA

Bom, deixa eu contextualizar: seguindo para o sul, em direção à Ilhéus, a uns 15 km de Itacaré, estão algumas das mais bonitas praias e trilhas da Bahia. São as praias da Engenhoca, do Havaizinho e do Itacarezinho. Além disso, ali perttinho também estão as Cachoeira do Tijuípe e do Gravatá. Teoricamente, de carro chega-se até Itacarezinho, mas para as outras duas é preciso percorrer uma trilha lindíssima, por entre palmeiras e coqueiros e com vista para esse marzão lindo daqui. Pra se chegar às cachoeiras também há uma trilha, mas sem vista para o mar, claro.

Cachoeira do Tijuípe, movimentada num feriado, em Itacaré - BA

Pois bem, a trilha para Engenhoca e Havaizinho estava lotada, resolvemos seguir para Itacarezinho. O acesso por carros estava fechado, resolvemos seguir para as cachoeiras. Em questão de minutos, nossa programação se inverteu por completo. Aí, para completar, a bela Cachoeira do Tujuípe estava lotada. Umas 30 pessoas dentro do poço, e chegando mais gente. "Hmmm..." - pensei - "lugar certo, dia errado. Maldito feriado..."

Refrescando-se na Cachoeira do Gravatá, em Itacaré - BA

Foi quando as coisas começaram a melhorar. Deixamos a Tijuípe e a muvuca para trás e meros 200 metros de caminhada na mata nos levaram para a Cachoeira Recanto do Gravatá. Um enorme poço, na verdade um lago e a cachoeira lá no fim. Água limpíssima, sem nada a dever para as mineiras. Com a vantagem da água não ser fria! E, pasmem, sem nehuma pessoa! Sabe-se lá porque, pessoas preferem ficar perto de pessoas. Aparentemente, eu e a Ana somos diferentes. Assim, tivemos esse paraíso só para nós, por uma boa meia hora. Uma delícia! Foi a gente sair do lago para continuar o passeio do dia que começou a chegar mais gente na Gravatá. Ao passar pela Tijuípe, o número de pessoas tinha quase duplicado. Mas nós já estávamos de alma lavada, prontos para seguir em frente...

Caminhando para a Praia Itacarezinho, em Itacaré - BA

Voltamos para Itacarezinho e enfrentamos o quilômetro de estrada de terra morro abaixo, à pé. Ao chegar perto, vista magnífica dessa praia deslumbrante, coisa de cinema. Quilômetros de areia clara e milhares de coqueiros. Pouquíssima gente lá em baixo, os poucos corajosos a enfrentar o caminho que era para ser feito de carro, mas que estava fechado pelo feriado.

A praia de Itacarezinho, em Itacaré - BA

Lá ficamos um bom tempo, entre a sombra dos coqueiros e o refresco do mar. Quer dizer, no mar, só eu. A Ana, que não havia resistido a um mergulho na cachoeira, aqui se comportou e só ficou na areia, se refrescando na brisa do mar mesmo.

Praia do Havaizinho, em Itacaré - BA

De lá, ao invés de subirmos a estrada, pegamos uma trilha linda que nos levou até a pequena praia de Gamboa e de lá para o Havaizinho. A beleza cênica dessa trilha é incrível! Tanto pela vegetação como pelo mar ao nosso lado. Sempre na sombra de coqueiros e palmeiras.

Vendedor de cocadas em Itacaré - BA

No Havaizinho, pausa para cocada e para cerveja gelada de um santo ambulante que ali estava. Renovados, seguimos por trilha igualmente linda até a Engenhoca, outra praia paradisíaca, sonho de todos os surfistas. E não é que o acesso à todo esse paraíso esteve (ou está?) ameaçado por um gigantesco investimento hoteleiro dos nossos patrícios de além-mar? O acesso chegou a ser fechado, as obras andaram à todo vapor, foram embargadas, desembargadas e embargadas novamente. E assim estão já há algum tempo, aleluia! Aparentemente, só pagaram o partido da situação, esquecendo de fazer uns agrados ao partido de oposição e também ao judiciário, claro. Só que a oposição virou situação, e o nó ainda não foi desfeito. Hoje, a linda praia convive com um enorme esqueleto que não pertence àquele lugar. Enquanto isso, a maravilhosa trilha e a maravilhosa praia continuam abertos para o deleite dos turistas e dos locais. E os pobres milionários ficaram sem seu hotel exclusivo para passar suas férias, coitadinhos...

Tirando uma soneca na Praia da Engenhoca, em Itacaré - BA

Bom, só ficou faltando o banho de água doce. Que nada! Na volta de Havaizinho para a estrada, aquela primeira trilha do dia que estava lotada e agora estava deserta, cruzamos com um riacho jóia, cheio de piscinas naturais para nos deleitarmos. E assim foi. Na estrada, eu corri até o ponto de entrada de Itacarezinho para pegar a Fiona e voltar para Itacaré, pegando a Ana no caminho. Dia cheio, dia maravilhoso. Entre mortos e feridos, salvaram-se todos: rio, cachoeiras, praias e trilhas. Todos? Não... faltou tempo para justificar nosso voto. Bem, isso aí se acerta depois...

Rio na Trilha da Engenhoca, em Itacaré - BA

De noite, já com a Dilma presidente (ai, ai, ai), fomos comemorar as eleições. As nossas, claro, onde todos foram eleitos. Em companhia de nossas novas amigas, as lindas gaúchas que gerenciam a nossa pousada, a Rebeca e a Biaca. Aqui na Bahia, fizemos amigas cariocas e agora, gaúchas. Cadê as baianas? Calma, ainda vamos passar em Salvador...

Com a Bianca e a Rebeca, em Itacaré - BA

Brasil, Bahia, Itacaré, Praia, trilha, cachoeira, Engenhoca, Itacarezinho

Post anterior Início da caminhada para a Prainha, em Itacaré - BA

Itacaré: Trilha da Prainha

Post seguinte rafting no Rio de Contas, em Taboquinha, região de Itacaré - BA

Mais Fotos do Rafting

Blog da Ana Praia do Havaizinho, em Itacaré - BA

Circuito Praias e Trilhas – A missão!